O prefeito Sandro Mabel celebrou 21 anos do Samu Goiânia com novidades. Nesta sexta-feira (8/8), ele anunciou a reestruturação do serviço. Segundo a prefeitura, primeiros seis meses de 2025, o serviço de urgência ampliou em 25% sua capacidade de atendimento.
“O Samu é um serviço essencial, que salvou e continua salvando milhares de vidas”, disse Mabel.
Sandro Mabel afirmou na solenidade, que a gestão anterior deixou o sistema “praticamente colapsado”. O prefeito mencionou um planejamento que usará inteligência artificial para otimizar o tempo de resposta. O evento teve a entrega de 190 itens de mobiliário e equipamentos.
O Ministério da Saúde comprou novas ambulâncias que chegarão em breve. O secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, explicou a recuperação. O Samu operava com apenas quatro ambulâncias no início de 2024. Agora, 17 viaturas circulam diariamente.
O enfermeiro Humberto Gomes, desde 2003 no Samu, afirmou que a nova estrutura valoriza pacientes e servidores.
“Ver essa nova estrutura, com ambulâncias equipadas, ambiente digno e equipe valorizada, é muito gratificante”, disse ele.
O Samu cobre Goiânia e 25 municípios vizinhos. O serviço tem 521 profissionais e 11 bases. O atendimento aumentou para 25.012 ocorrências de janeiro a junho. O Samu atendeu 19.929 ocorrências em 2024.
O prefeito disse que o serviço usará inteligência artificial. A tecnologia vai georreferenciar as chamadas e reposicionar as ambulâncias. A frota atual inclui 16 ambulâncias alugadas e uma recuperada. Mais 14 viaturas chegarão nos próximos meses.
O Samu pode ser acionado pelo número 192.
Por: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia