PT pede suspensão de Eduardo Bolsonaro, após fim de licença

PT pede suspensão de Eduardo Bolsonaro e bloqueio de salário após fim da licença, por sua atuação contra o STF e celebração de tarifas.

Compartilhe

Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

O PT protocolou na presidência da Câmara dos Deputados um pedido de suspensão cautelar do mandato e o bloqueio dos vencimentos do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A solicitação ocorre após o fim da licença de 120 dias que o parlamentar obteve para permanecer nos Estados Unidos, encerrada neste domingo (20).

No documento, assinado pelo líder do partido na Casa, Lindbergh Farias (PT-RJ). O PT acusa Eduardo Bolsonaro de atuar no exterior contra o Estado brasileiro, a Constituição e os Poderes constituídos.

Segundo o pedido, ao longo da licença, o deputado intensificou ações e declarações públicas em favor de sanções internacionais contra o Brasil, especialmente dirigidas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros. O documento afirma, ainda que Eduardo comemorou a tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O regimento da Câmara prevê que, após o fim do período de licença, caso o parlamentar não retome o exercício do mandato nem informe sua permanência no exterior, deve ser suspenso o pagamento de salários.

“Considerando o término da licença e a injustificada ausência de retorno às atividades parlamentares, é imperativo que a Presidência da Câmara proceda ao imediato bloqueio do pagamento da remuneração parlamentar de Eduardo Bolsonaro, nos termos da Constituição Federal e das normas internas desta Casa”, diz o texto.

O líder do PT lembra ainda que as ações de Eduardo Bolsonaro já motivaram duas representações no Conselho de Ética da Câmara. Os pedidos foram protocolados em 25 de maio e 11 de julho deste ano. Ambas com pedidos de cassação do mandato por quebra de decoro, traição à soberania nacional e abuso das prerrogativas parlamentares.

Além disso, uma petição coletiva apresentada em 16 de julho solicitou à Mesa Diretora a aplicação de medida cautelar de suspensão do mandato.

Em transmissão ao vivo neste domingo, Eduardo Bolsonaro afirmou que não pretende renunciar ao mandato após o término da licença. “De cara adianto para vocês, eu não vou fazer nenhum tipo de renúncia. Então, se eu quiser, eu consigo levar o meu mandato pelo menos aí até os próximos três meses”, declarou.

Sem uma nova justificativa apresentada à Câmara, Eduardo Bolsonaro passará a ter faltas contabilizadas a partir desta segunda-feira (21).

Recentes
Afinal, de quem é a janela no avião?
Afinal, de quem é a janela no avião?
Comportamento · 10h
O Dia de Finados
O Dia de Finados
Colunas · 17h
Vestibular UEG 2026/1: provas acontecem domingo com 14 mil inscritos
Vestibular UEG 2026/1: provas acontecem domingo com 14 mil inscritos
Variedades · 1d
Justiça mantém bloqueio de lives da WePink até regularização de pedidos pendentes
Justiça mantém bloqueio de lives da WePink até regularização de pedidos pendentes
Justiça · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Divulgação
Escola de Artes Visuais oferece oficinas gratuitas de arte e design em Goiânia
Atividades presenciais e virtuais acontecem ao longo de novembro no Centro Cultural Octo Marques 01 nov 2025 · Cultura
Divulgação
Sábado e domingo com jogos para todos os gostos
Fim de semana tem Brasileirão, clássicos na Europa, Corinthians x São Paulo feminino e Brasil na Copa do Mundo Sub-17. 31 out 2025 · Entretenimento
Divulgação
Brasil recebe 143 delegações em Cúpula do Clima
Cúpula do Clima em Belém reúne líderes mundiais para guiar a COP30. Evento terá sessões temáticas sobre florestas e financiamento. 31 out 2025 · Mundo
Divulgação
STJ permite rondas virtuais para combate a pedofilia
STJ autoriza polícia a fazer rondas virtuais em redes P2P para combater pornografia infantil sem necessidade de autorização judicial prévia. 31 out 2025 · Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Sistema Nacional de Educação é sancionado por Lula
Lula sancionou lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), inspirado no SUS. Objetivo é integrar gestão de estados e municípios 31 out 2025 · Educação
Divulgação
Desemprego cai a 5,6% e iguala menor taxa da história
Desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre até setembro, igualando a menor taxa da série. Renda do trabalhador tem alta de 4%. 31 out 2025 · Brasil
Foto: Pixabay
Agenda Cultural em Goiânia e região tem Tiago Nacarato, Halloween Black, pequi e feira de adoção
Shows, festas e eventos gratuitos movimentam Goiânia e região neste fim de semana, com opções que vão do eletrônico ao sertanejo. 31 out 2025 · Cultura
Reprodução
Justiça do DF solta psicólogo acusado de torturar e matar gatos
Defesa nega maus-tratos e cita presunção de inocência 31 out 2025 · Segurança
Foto: Secom – Prefeitura de Goiânia
Goiânia prevê recolher mais de 2 toneladas de fios soltos até esta sexta
Segundo a administração municipal, os materiais recolhidos terão a destinação ambiental adequada 31 out 2025 · Cidades
Divulgação Sesc Goiás
Goiânia recebe Festival de Cinema Italiano com 7 filmes inéditos
Programação vai de 4 a 7 de novembro, com classificação a partir de 14 anos 31 out 2025 · Cultura