A aviação exige precisão, habilidade e preparo, especialmente em locais onde as condições geográficas impõem obstáculos ao trabalho dos pilotos.
Pelo mundo, alguns aeroportos se destacam não apenas pela beleza cênica ou movimentação intensa, mas pela dificuldade técnica de pousos e decolagens. Conheça alguns dos considerados mais desafiadores do mundo.
Lukla (Nepal)
Situado a mais de 2.800 metros de altitude, o Aeroporto Tenzing-Hillary, em Lukla, é frequentemente classificado como o mais perigoso do mundo. Cercado por montanhas e com uma pista de apenas 527 metros de extensão, ele é o principal acesso aéreo à região do Everest.
Não há sistemas de aproximação por instrumentos, o que exige que pousos e decolagens ocorram com total visibilidade. Erros de cálculo podem ser fatais.

Madeira (Portugal)
O Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Ilha da Madeira, é conhecido pela presença constante de ventos cruzados intensos e ar turbulento, resultado do relevo acidentado da região. Parte da pista foi construída sobre pilares para vencer as limitações do terreno.
Mesmo com infraestrutura moderna, o aeroporto demanda atenção redobrada dos pilotos, o que atrai entusiastas da aviação (AvGeeks) ao mirante com vista para a pista.
A foto é antiga, mas dá para ter uma breve noção de como o aeroporto se parece. A maior diferença está na extensão com os pilares que existe atualmente (logo abaixo do final da pista é uma via de carros).

Congonhas (São Paulo)
Talvez um dos aeroportos mais polêmicos do Brasil, afinal, alguns acidentes já aconteceram por lá, como o TAM 402 e o TAM 3054. Neste último, um dos fatores contribuintes foi a ausência de groovings — ranhuras na pista que ajudam a escoar a água e evitam a formação de poças, reduzindo o risco de aquaplanagem.
Não entenda mal: o aeroporto é seguro. No entanto, a pista principal, com apenas 1.883 metros, representa um desafio para alguns pilotos. Além disso, muitos passageiros se assustam ao perceberem a proximidade dos prédios durante o pouso.

Foi inclusive construída recentemente, em 2022, uma estrutura EMAS (Engineered Material Arresting System), que consiste em blocos de concreto poroso que se deformam e “agarram” a aeronave caso ela ultrapasse os limites da pista em uma situação de emergência, ajudando a freá-la e a evitar acidentes mais graves.
Congonhas foi o primeiro aeroporto da América Latina a implementar esse sistema, que já é comum em aeroportos na Europa, Ásia e Estados Unidos.

São Martinho (Caribe)

O Aeroporto Princesa Juliana é bem famoso nas redes por vídeos de aviões voando rente à praia. O pouso, embora visualmente impactante, é considerado seguro. Já a decolagem exige potência máxima e subida rápida para evitar montanhas próximas, o que adiciona um grau de dificuldade.
Esses aeroportos ilustram como geografia, clima e urbanização influenciam diretamente as operações aéreas, exigindo perícia e preparo constante dos profissionais do setor.