Empresas procuraram menos crédito em março

Crédito empresarial cresce 0,9% em março, mas ritmo desacelera com juros altos. Micro e pequenas empresas lideram demanda.

Compartilhe

© Marcello Casal/Agencia Brasil

A procura de crédito por parte das empresas cresceu 0,9% em março de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024. Apesar da alta, o número é menor que o de meses anteriores, o que indica precaução das companhias em um cenário de juros altos.

O dado faz parte do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da Serasa Experian, e foi obtido com exclusividade pela Agência Brasil.

O resultado de março é a quarta expansão seguida na procura por crédito na comparação com o mesmo período do ano anterior:

  • março 2025: 0,9%
  • fevereiro 2025: 13,1%
  • janeiro 2025: 11,3%
  • dezembro 2024: 5,1%

No acumulado de 12 meses até março, a procura por crédito cresceu 4,2%. Em janeiro, o resultado era expansão de 2,9% e, em fevereiro, 3,9%.

De acordo com a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, a desaceleração em março tem relação direta com o patamar alto de juros no país.

“O ritmo mais moderado na demanda por crédito em março reflete um cenário de cautela por parte das empresas diante desafios como o custo elevado do crédito e as incertezas econômicas provocadas pelo ambiente de juros elevado”, afirma.

Ela ressalta que o fato de uma empresa buscar crédito, ou seja, contrair dívidas, pode ser uma alavanca poderosa para investimento, pelo fato de que pode viabilizar projetos e também expansão de operações.

“O crédito acaba permitindo que esses investimentos aconteçam de forma antecipada e contribua positivamente para acelerar o crescimento das empresas”, aponta.

Juros contra inflação

Desde setembro do ano passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) tem elevado a Selic, taxa básica de juros da economia. De lá até maio, os juros passaram de 10,5% ao ano para 14,75% ao ano.

Por ser a taxa básica de juros, a Selic pode ser entendida como o custo dos bancos para captarem dinheiro. Dessa forma, o comportamento da Selic influencia outras taxas, como a dos empréstimos fornecidos pelas instituições financeiras.

A justificativa do Copom para aumentar a Selic ao longo dos últimos meses é o combate à inflação, uma vez que aumentar o custo do dinheiro desestimula o consumo das famílias, esfriando a economia, de forma que os preços recuem ou subam menos.

De acordo com o BC, o efeito da Selic na inflação leva de seis a nove meses para se tornar significativo.

Em abril – dado mais recente – o acumulado de 12 meses da inflação oficial, apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 5,53%, acima da meta do governo de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Uma consequência da política monetária restritiva (juros altos) é que empresas ficam menos propensa a pegar empréstimos para investir.

Oscilação

A economista da Serasa Experian avalia que a oscilação dos últimos meses, com momentos de baixa na procura e de alta, mesmo com juros altos, envolve bastante incerteza econômica em relação ao cenário prospectivo (busca por recursos), ao tamanho da desaceleração da economia, a como a taxa de juros pode impactar o consumo do brasileiro por bens e serviços.

“Existem muitas incertezas no cenário econômico que acabam justificando essa volatilidade de uma demanda às vezes um pouco mais forte, às vezes um pouco mais fraca e a demanda não necessariamente sofre uma contração porque muitas empresas, especialmente as micro e pequenas, acabam buscando o crédito como apoio para enfrentar esses momentos, afirma.”

Porte e setores

O indicador da Serasa Experian – empresa de tecnologia de dados que atua também na análise de crédito, autenticação e prevenção à fraude – revela que, em março ante o mesmo período do ano passado, o crescimento de 0,9% na procura por crédito empresarial foi empurrado pelos micro e pequenos empreendimentos (alta de 1,1%). Companhias de médio e grande porte registraram queda de 4,8% e 4,7%, respectivamente.

“Olhando especialmente para as micro e pequenas empresas, a utilização do crédito, especialmente nesses períodos de taxa de juros elevados, está normalmente mais associada a uma alternativa para melhorar a gestão financeira, melhorar a gestão do fluxo de caixa, possibilitando que as empresas mantenham suas operações e obrigações em períodos de receita mais comprometida, de receita menor”, detalhou Camila Abdelmalack à Agência Brasil.

A economista acrescenta que os micro e pequenos negócios também podem usar o crédito como impulsionador de crescimento, porém, é uma ação que “acaba funcionando melhor em momentos de taxa de juros mais baixa e não no ambiente hoje, de taxa de juros restritiva”.

A pesquisa mostra que a procura por empréstimos por parte de empresas do setor de serviços apresentou crescimento de 3,3% em março, seguido pela indústria (2,9%). Já o comercio recuou 2,5% na busca por crédito.

Para chegar aos números, a pesquisa consultou uma amostra de 1,2 milhão de CNPJ.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Quais as origens da superstição da sexta-feira 13
Quais as origens da superstição da sexta-feira 13
Variedades · 3h
Vishwash Kumar sobrevive a queda de avião na Índia e contraria estatísticas
Vishwash Kumar sobrevive a queda de avião na Índia e contraria estatísticas
Mundo · 4h
Coletora de lixo que grava vídeos durante o trabalho em Goiânia, viraliza pela beleza
Coletora de lixo que grava vídeos durante o trabalho em Goiânia, viraliza pela beleza
Cidades · 6h
Vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira, se refugia em bunker durante alerta de ataque em Israel
Vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira, se refugia em bunker durante alerta de ataque em Israel
Goiás · 7h
Mais do PortalGO
Crítica visual ao universo dos influenciadores digitais e à exposição de vidas privadas nas redes sociais.
Crítica visual ao universo dos influenciadores digitais e à exposição de vidas privadas nas redes sociais. Imagem gerada por IA.
Influenciadores de quê e de quem?
Como as novas mídias têm pautado quem são os novos ídolos 13 jun 2025 · Colunas
Foto: Unsplash
5 jogos sobre a cultura viking que todo fã de mitologia nórdica precisa jogar
Conheça 5 jogos imperdíveis que exploram a cultura viking com ação, mitologia e narrativas emocionantes. 13 jun 2025 · Cultura
Foto: Unsplash
3 filmes japoneses que vão do terror psicológico à arte da contemplação
Conheça três filmes japoneses imperdíveis que marcaram o cinema mundial, do terror psicológico à introspecção dramática. 13 jun 2025 · Cultura
Foto: Freepik
Casa limpa, mesmo com pets: 7 dicas para controlar pelos
Descubra truques para controlar pelos de animais e manter a casa sempre limpa com pets. 13 jun 2025 · Variedades
Foto: Freepik
E se sua tia for gamer e você nunca percebeu?
Nem todo gamer tem LED no quarto – e talvez sua tia jogadora de Candy Crush seja o melhor exemplo disso. 13 jun 2025 · Cultura
Foto: Secom Prefeitura de Goiânia
Fim de semana em Goiânia tem circo, brechó, forró e música no parque
Goiânia tem fim de semana com circo, brechó e arraiá com forró e rock entre os dias 13 e 14 de junho. 13 jun 2025 · Cidades
Por que o dia dos namorados no brasil é no dia 12 de junho
Ao contrário do Valentine’s Day, o Dia dos Namorados no Brasil foi criado como uma estratégia de marketing por João Dória em 1948. 12 jun 2025 · Brasil
Divulgação – Internet
Dia dos Namorados, o Burger King lança uma promoção diferente
Promoção do Dia dos Namorados no BK premia clientes traídos com Whopper grátis, desde que levem uma testemunha da traição no drive-thru. 12 jun 2025 · Variedades
Foto: Antonio Augusto/STF
STF encerra interrogatórios da trama golpista; entenda os próximos passos da ação
Com o fim da fase de instrução, réus como Bolsonaro, Heleno e Braga Netto seguem para julgamento por tentativa de golpe de Estado em 2022. 12 jun 2025 · Justiça
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Homicídios caem 6,3% no Brasil em 2024, mas crimes contra mulheres aumentam
Relatório do Mapa da Segurança Pública mostra queda nos homicídios e roubos, mas aumento nos crimes contra mulheres em 2024. 12 jun 2025 · Segurança