MJSP inicia testes do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição com Restrição

Ministério da Justiça lança cadastro para consultar se celulares têm restrição por roubo ou furto; saiba como verificar pelo IMEI.

Compartilhe

Foto: Jamile Ferraris/MJSP

Banco de dados é uma iniciativa do ministério e possui integração com a Anatel. O objetivo é garantir ao consumidor o direito de consultar a situação de um telefone móvel antes de adquiri-lo. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inicia, nesta semana, os testes do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição. A base de dados, que já está disponível no programa Celular Seguro, indicará a qualquer cidadão se um telefone móvel possui registro de roubo, furto ou extravio, auxiliando na decisão de compra. A iniciativa possui integração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para a consulta, o usuário precisará informar o IMEI, que é o número de “chassi” do aparelho, que pode ser obtido facilmente, conforme indicado ao final do texto.

“O cidadão tem o direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel nos dias de hoje”, relata o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

O novo cadastro conta com o banco de dados do programa Celular Seguro, que já possui com mais de 2,6 milhões de usuários inscritos, e a base global da Anatel.

“Essa é uma ação que vai além da recuperação de um celular roubado ou furtado. É uma ação de prevenção que protege o cliente antes mesmo de ele adquirir o telefone”, destaca o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Como consultar

Para conferir se um telefone móvel possui algum tipo de restrição, é preciso baixar e se cadastrar no programa Celular Seguro. O aplicativo está disponível para Android e iOS (iPhone). Na tela inicial da ferramenta, há a opção “Celulares com Restrição”. Ao clicar, o usuário pode digitar o IMEI com 15 números ou utilizar “Ler código de barras”. Ao clicar nessa última opção, a câmera do telefone abrirá.

No outro telefone, o que vai ter o IMEI consultado, o cidadão deve digitar no teclado numérico (como se fosse fazer uma ligação) o seguinte código: *#06#. Em seguida, aparecerá na tela o número do IMEI do telefone, com um código de barras. Basta apontar a câmera do primeiro telefone para a tela deste que está sendo adquirido para conferir. Se não houver nenhuma restrição, a informação aparecerá na tela e o telefone poderá ser adquirido sem problemas.

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Recentes
Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório
Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório
Goiás amplia cooperação internacional em ciência e inovação
Goiás amplia cooperação internacional em ciência e inovação
Estado conquista reconhecimento internacional por inovação na gestão pública
Estado conquista reconhecimento internacional por inovação na gestão pública
Escolas do Futuro de Goiás impulsionam empreendedorismo inovador
Escolas do Futuro de Goiás impulsionam empreendedorismo inovador