DPU quer chegar a 28 núcleos de interiorização até final de julho

DPU inaugura 6 núcleos até julho, totalizando 28 postos no interior. Meta é universalizar atendimento a 64,6 milhões sem acesso.

Compartilhe

© DPU/Divulgação

A Defensoria Pública da União (DPU) pretende chegar a 28 novos postos de atendimento em cidades do interior, com a inauguração de seis novos núcleos regionais até o fim de julho. O programa de interiorização busca cumprir a ordem constitucional de universalizar a presença do órgão em todas as comarcas do país.

A Emenda Constitucional (EC) 80/2014 havia dado oito anos para que as defensorias estaduais, distrital e federal estivessem presentes em todas as comarcas e subseções judiciárias do país, mas o prazo não foi cumprido, diante de diversas dificuldades estruturais.

A DPU está presente em apenas 28,2% das 276 subseções da Justiça Federal espalhadas pelo país, segundo dados da Pesquisa Nacional de Defensoria Pública atualizados até abril de 2025.

O mesmo levantamento aponta que 64,6 milhões de brasileiros que ganham até três salários mínimos, público prioritário das defensorias, não têm acesso aos serviços de defensores federais.

Desde 2023, o programa de interiorização foi uma das maneiras encontradas pela DPU para ampliar sua cobertura mesmo sem o orçamento adequado. Por meio do programa, defensores públicos podem acumular ofícios em diferentes subseções judiciárias, mediante o pagamento de gratificações que chegam a um terço do salário.

O pagamento dessas gratificações foi regulamentado por uma lei sancionada em novembro de 2023, e os defensores passaram a atender localidades antes desassistidas, a maioria das vezes por meio de videoconferência ou e-mail. Até abril, a DPU estima que mais de 13,7 milhões de potenciais usuários passaram a ser alcançados com o programa.

Segundo a instituição, todos os 22 postos criados em 2024 e os seis a serem inaugurados até o mês que vem foram criados “sem gerar qualquer custo adicional para a administração superior, graças à racionalização de recursos e parcerias institucionais”.

O órgão esclarece que a escolha dos locais contemplados levou em conta indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a proporção entre o número de defensores públicos federais lotados no estado e sua população. Até o momento, foram atendidos 12 estados.

Com isso, os serviços da DPU alcançam agora mais de 122,3 milhões de brasileiros em situação economicamente vulnerável, 65,4% de toda a população.

A DPU atua em casos que têm como parte a União, o que inclui todos os processos previdenciários envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo. A grande maioria dessas ações tem como parte pessoas economicamente vulneráveis que buscam acesso a benefícios assistenciais.

Atualmente, somente com o tema previdenciário, há 4,2 milhões de processos pendentes de julgamento na Justiça Federal, segundo dados atualizados até 30 de abril pelo painel Justiça em Números.

Qualquer cidadão que precisar, por exemplo, entrar na Justiça para a autorização ou o custeio de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não tiver condições de pagar um advogado particular precisa ter acesso aos serviços da DPU.

Isso também ocorre, por exemplo, em relação a problemas com programas habitacionais e educacionais intermediados pela Caixa Econômica Federal

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
PSDB se dissolve no ar
PSDB se dissolve no ar
Colunas · 3h
Quais as origens da superstição da sexta-feira 13
Quais as origens da superstição da sexta-feira 13
Variedades · 4h
Vishwash Kumar sobrevive a queda de avião na Índia e contraria estatísticas
Vishwash Kumar sobrevive a queda de avião na Índia e contraria estatísticas
Mundo · 4h
Gustavo Mendanha e esposa oficializam troca de partido de olho em 2026
Gustavo Mendanha e esposa oficializam troca de partido de olho em 2026
Política · 5h
Mais do PortalGO
Reprodução – Redes Sociais
Coletora de lixo que grava vídeos durante o trabalho em Goiânia, viraliza pela beleza
Mãe solo, ela já soma mais de 24 mil seguidores no Instagram e vem ganhando elogios pela autenticidade e carisma. 13 jun 2025 · Cidades
Divulgação – Redes sociais
Vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira, se refugia em bunker durante alerta de ataque em Israel
Cláudia integra uma comitiva da Prefeitura de Goiânia e do Governo de Goiás em missão no Oriente Médio. 13 jun 2025 · Goiás
Crítica visual ao universo dos influenciadores digitais e à exposição de vidas privadas nas redes sociais.
Crítica visual ao universo dos influenciadores digitais e à exposição de vidas privadas nas redes sociais. Imagem gerada por IA.
Influenciadores de quê e de quem?
Como as novas mídias têm pautado quem são os novos ídolos 13 jun 2025 · Colunas
Foto: Unsplash
5 jogos sobre a cultura viking que todo fã de mitologia nórdica precisa jogar
Conheça 5 jogos imperdíveis que exploram a cultura viking com ação, mitologia e narrativas emocionantes. 13 jun 2025 · Cultura
Foto: Unsplash
3 filmes japoneses que vão do terror psicológico à arte da contemplação
Conheça três filmes japoneses imperdíveis que marcaram o cinema mundial, do terror psicológico à introspecção dramática. 13 jun 2025 · Cultura
Foto: Freepik
Casa limpa, mesmo com pets: 7 dicas para controlar pelos
Descubra truques para controlar pelos de animais e manter a casa sempre limpa com pets. 13 jun 2025 · Variedades
Foto: Freepik
E se sua tia for gamer e você nunca percebeu?
Nem todo gamer tem LED no quarto – e talvez sua tia jogadora de Candy Crush seja o melhor exemplo disso. 13 jun 2025 · Cultura
Foto: Secom Prefeitura de Goiânia
Fim de semana em Goiânia tem circo, brechó, forró e música no parque
Goiânia tem fim de semana com circo, brechó e arraiá com forró e rock entre os dias 13 e 14 de junho. 13 jun 2025 · Cidades
Divulgação – Internet
Dia dos Namorados, o Burger King lança uma promoção diferente
Promoção do Dia dos Namorados no BK premia clientes traídos com Whopper grátis, desde que levem uma testemunha da traição no drive-thru. 12 jun 2025 · Variedades
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Homicídios caem 6,3% no Brasil em 2024, mas crimes contra mulheres aumentam
Relatório do Mapa da Segurança Pública mostra queda nos homicídios e roubos, mas aumento nos crimes contra mulheres em 2024. 12 jun 2025 · Segurança