Bolsonaro confessa extorsão? Moraes vê crime em ligação entre anistia e tarifa dos EUA

PGR alertou para fuga após Bolsonaro condicionar fim de tarifa dos EUA à anistia. Moraes viu confissão de crime e atentado à soberania.

Compartilhe

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou que Jair Bolsonaro apresentava “concreta possibilidade de fuga” e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a adoção urgente de medidas cautelares contra o ex-presidente. O ministro Alexandre de Moraes acolheu o pedido e determinou que Bolsonaro utilizasse tornozeleira eletrônica, além de proibi-lo de acessar redes sociais.

Moraes também impôs recolhimento domiciliar ao ex-presidente, que deverá permanecer em casa das 19h às 6h e durante os finais de semana. A decisão ainda proibiu Bolsonaro de se comunicar com outros réus e investigados pelo Supremo Tribunal Federal. Incluindo o próprio filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), bem como com embaixadores, diplomatas estrangeiros ou de se aproximar de embaixadas.

Durante as buscas realizadas pela Polícia Federal na residência de Bolsonaro, os agentes localizaram um pen drive escondido no banheiro. Além disso foram encontrados dólares e uma cópia de uma ação que a plataforma de vídeos Rumble move contra Alexandre de Moraes nos Estados Unidos.

Em entrevista após colocar a tornozeleira, Bolsonaro negou que estivesse planejando deixar o país. “Nunca pensei em sair do Brasil ou ir para embaixada”, afirmou.

Ele classificou a investigação que motivou as medidas restritivas como “política” e disse que as medidas impostas representam uma “suprema humilhação“.

Moraes fundamentou a decisão ao destacar que Bolsonaro confessou tentativa de extorsão contra a Justiça brasileira. O ministro entendeu que o ex-presidente condicionou publicamente o fim do tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras à aprovação de sua própria anistia.

Trump anunciou as tarifas no último dia 9 de julho. Alegando que Bolsonaro era alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil e criticando o Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro passou então a associar a retirada das tarifas à sua anistia.

No domingo (13), ele afirmou que não se alegrava com o tarifaço, mas que com a anistia haveriapaz para a economia“.

Já na quinta-feira (17), o ex-presidente reforçou o discurso ao dizer: “Vamos supor que Trump queira anistia. É muito? É muito, se ele pedir isso aí? A anistia é algo privativo do parlamento. Não tem que ninguém ficar ameaçando tornar inconstitucional”.

Moraes avaliou que Bolsonaro cometeu crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação que envolve organização criminosa e atentado à soberania nacional. O ministro descreveu a postura de Bolsonaro como “grave e despudorada”. Afirmou que, durante a coletiva de imprensa em 17 de julho, o ex-presidente “expressamente, confessou sua consciente e voluntária atuação criminosa na extorsão que se pretende contra a Justiça brasileira”.

Na decisão, Moraes observou que a “intenção criminosa de Bolsonaro ficou ainda mais evidente após a Procuradoria-Geral da República apresentar, em 14 de julho, as alegações finais. O parecer pede a condenação do ex-presidente no inquérito da tentativa de golpe.

O ministro sustentou que Bolsonaro incentivou o governo dos Estados Unidos a agir contra autoridades brasileiras para pressionar o Supremo e interferir nas investigações. Segundo Moraes, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente e atualmente nos Estados Unidos, integra essa articulação e atua com o pai ematentados à soberania nacional“. O objetivo seria interferir em processos judiciais e desestabilizar a economia brasileira.

Moraes também destacou o envio de recursos financeiros para sustentar essa estratégia. Bolsonaro admitiu ter transferido R$ 2 milhões via PIX para Eduardo Bolsonaro no dia 13 de maio de 2025, quando o deputado já estava nos Estados Unidos. Para a PGR, esse repasse é um forte indício do alinhamento entre pai e filho.

Bolsonaro afirmou publicamente que não cogitava deixar o país e rejeitou as acusações de tentativa de fuga ou articulação contra o Judiciário. Mesmo assim, as medidas restritivas seguem em vigor por ordem do STF, que viu risco real de obstrução das investigações e ameaça à soberania nacional.

Recentes
Entre imperfeição e beleza: por que Assassin’s Creed Unity continua inesquecível
Entre imperfeição e beleza: por que Assassin’s Creed Unity continua inesquecível
Colunas · 57min
Luna Duo lança “Pequindê”, EP que une influências musicais da Bahia e de Goiás
Luna Duo lança “Pequindê”, EP que une influências musicais da Bahia e de Goiás
Cultura · 20h
Coro Sinfônico Jovem de Goiás celebra a cultura nacional com o espetáculo “Cenas Brasileiras”
Coro Sinfônico Jovem de Goiás celebra a cultura nacional com o espetáculo “Cenas Brasileiras”
Cultura · 22h
Irmãos recebem rins da mesma doadora em procedimento inédito no HGG
Irmãos recebem rins da mesma doadora em procedimento inédito no HGG
Saúde · 23h
Mais do PortalGO
Freepik
Conta adolescente no Instagram: saiba o que muda para usuários mais jovens
Novas ferramentas de controle parental e restrições automáticas trazem de volta o debate sobre a responsabilidade legal de plataformas, pais e jovens no… 18 out 2025 · Variedades
Foto: Arquivo Secom Aparecida Divulgação
Mutirão de Saúde em Aparecida realiza mais de 400 atendimentos neste sábado
Ação acontece em duas unidades de saúde da cidade 18 out 2025 · Cidades
© Fernando Tatagiba/ICMBio
Chapada dos Veadeiros: fogo já consumiu 111 mil hectares
Incêndio na Chapada dos Veadeiros completa 21 dias e atinge terra indígena Avá-Canoeiro. Fogo já devastou 111 mil hectares 17 out 2025 · Goiás
Foto: Internet
Ace Frehley, fundador do Kiss, morre aos 74 anos
Ace Frehley, guitarrista que criou clássicos do Kiss, morre aos 74. Causa foi hemorragia cerebral após uma queda. 17 out 2025 · Variedades
Goiânia – Foto: Natã Alves Motta / Unsplash
Fim de semana em Goiânia tem música, teatro infantil e festival de cultura coreana
Domingo é o dia para os fãs de K-pop, que se reúnem no Harmony Day Fest Dance 2025 com atrações temáticas 17 out 2025 · Cultura
Reprodução
Suposta pastora combina milagres antes do culto
Dinheiro do dízimo seria usado para pagar participantes 17 out 2025 · Entretenimento
Divulgação
Deputados pedem CPI para investigar abusos de planos de saúde em Goiás
Pacientes relatam negativas de cobertura e demora em atendimentos 17 out 2025 · Política
Reprodução Instagram
Júlio Cocielo e Tata Estaniecki anunciam fim do casamento após sete anos de união
Casal afirma que seguirá unido pelo cuidado com os filhos 17 out 2025 · Entretenimento
Foto: Reprodução Redes Sociais
Mulher finge gravidez e câncer em rádio e arrecada R$ 3 mil antes de ser presa
Polícia confirmou que ela aplicou o mesmo golpe em outras cidades 17 out 2025 · Entretenimento
Foto: Arquivo Secom Aparecida
Goiânia e Aparecida promovem Dia D da Multivacinação neste sábado
Ações acontecem em unidades de saúde, shoppings e mutirões das duas cidades 17 out 2025 · Saúde