Bolsonaro confessa extorsão? Moraes vê crime em ligação entre anistia e tarifa dos EUA

PGR alertou para fuga após Bolsonaro condicionar fim de tarifa dos EUA à anistia. Moraes viu confissão de crime e atentado à soberania.

Compartilhe

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou que Jair Bolsonaro apresentava “concreta possibilidade de fuga” e pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a adoção urgente de medidas cautelares contra o ex-presidente. O ministro Alexandre de Moraes acolheu o pedido e determinou que Bolsonaro utilizasse tornozeleira eletrônica, além de proibi-lo de acessar redes sociais.

Moraes também impôs recolhimento domiciliar ao ex-presidente, que deverá permanecer em casa das 19h às 6h e durante os finais de semana. A decisão ainda proibiu Bolsonaro de se comunicar com outros réus e investigados pelo Supremo Tribunal Federal. Incluindo o próprio filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), bem como com embaixadores, diplomatas estrangeiros ou de se aproximar de embaixadas.

Durante as buscas realizadas pela Polícia Federal na residência de Bolsonaro, os agentes localizaram um pen drive escondido no banheiro. Além disso foram encontrados dólares e uma cópia de uma ação que a plataforma de vídeos Rumble move contra Alexandre de Moraes nos Estados Unidos.

Em entrevista após colocar a tornozeleira, Bolsonaro negou que estivesse planejando deixar o país. “Nunca pensei em sair do Brasil ou ir para embaixada”, afirmou.

Ele classificou a investigação que motivou as medidas restritivas como “política” e disse que as medidas impostas representam uma “suprema humilhação“.

Moraes fundamentou a decisão ao destacar que Bolsonaro confessou tentativa de extorsão contra a Justiça brasileira. O ministro entendeu que o ex-presidente condicionou publicamente o fim do tarifaço de 50% imposto por Donald Trump às exportações brasileiras à aprovação de sua própria anistia.

Trump anunciou as tarifas no último dia 9 de julho. Alegando que Bolsonaro era alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil e criticando o Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro passou então a associar a retirada das tarifas à sua anistia.

No domingo (13), ele afirmou que não se alegrava com o tarifaço, mas que com a anistia haveriapaz para a economia“.

Já na quinta-feira (17), o ex-presidente reforçou o discurso ao dizer: “Vamos supor que Trump queira anistia. É muito? É muito, se ele pedir isso aí? A anistia é algo privativo do parlamento. Não tem que ninguém ficar ameaçando tornar inconstitucional”.

Moraes avaliou que Bolsonaro cometeu crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação que envolve organização criminosa e atentado à soberania nacional. O ministro descreveu a postura de Bolsonaro como “grave e despudorada”. Afirmou que, durante a coletiva de imprensa em 17 de julho, o ex-presidente “expressamente, confessou sua consciente e voluntária atuação criminosa na extorsão que se pretende contra a Justiça brasileira”.

Na decisão, Moraes observou que a “intenção criminosa de Bolsonaro ficou ainda mais evidente após a Procuradoria-Geral da República apresentar, em 14 de julho, as alegações finais. O parecer pede a condenação do ex-presidente no inquérito da tentativa de golpe.

O ministro sustentou que Bolsonaro incentivou o governo dos Estados Unidos a agir contra autoridades brasileiras para pressionar o Supremo e interferir nas investigações. Segundo Moraes, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente e atualmente nos Estados Unidos, integra essa articulação e atua com o pai ematentados à soberania nacional“. O objetivo seria interferir em processos judiciais e desestabilizar a economia brasileira.

Moraes também destacou o envio de recursos financeiros para sustentar essa estratégia. Bolsonaro admitiu ter transferido R$ 2 milhões via PIX para Eduardo Bolsonaro no dia 13 de maio de 2025, quando o deputado já estava nos Estados Unidos. Para a PGR, esse repasse é um forte indício do alinhamento entre pai e filho.

Bolsonaro afirmou publicamente que não cogitava deixar o país e rejeitou as acusações de tentativa de fuga ou articulação contra o Judiciário. Mesmo assim, as medidas restritivas seguem em vigor por ordem do STF, que viu risco real de obstrução das investigações e ameaça à soberania nacional.

Recentes
Você realmente precisa dar sua opinião sobre tudo?
Você realmente precisa dar sua opinião sobre tudo?
Cultura · 5h
Fim de semana em Goiânia tem dança, rock, cultura geek e festival gastronômico
Fim de semana em Goiânia tem dança, rock, cultura geek e festival gastronômico
Cultura · 5h
3 filmes para assistir com as crianças neste fim de semana
3 filmes para assistir com as crianças neste fim de semana
Cultura · 7h
Ubisoft quer obrigar jogador a destruir cópias de jogos com suporte encerrado
Ubisoft quer obrigar jogador a destruir cópias de jogos com suporte encerrado
Variedades · 8h
Mais do PortalGO
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
PF faz busca na casa de Bolsonaro e ex-presidente deve usar tornozeleira eletrônica
PF cumpre mandados contra Bolsonaro e ex-presidente fica sujeito a medidas restritivas. 18 jul 2025 · Brasil
Foto: Unsplash
Tábuas de corte plásticas podem liberar até 79 milhões de microplásticos por ano
Pesquisa norte-americana associa utensílio comum nas cozinhas à exposição involuntária a partículas microscópicas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. 18 jul 2025 · Ciência
Molly Riley/White House Photo
Entenda a doença vascular que afeta Trump em meio a crise política por caso Epstein
Diagnóstico de Trump revelado após imagens com tornozelos inchados. Doença vascular surge em crise política ligada a caso Epstein. 18 jul 2025 · Mundo
Estudantes daa UFPA antes da viagem – Redes Sociais
SES-GO atualiza estado de vítimas do acidente com estudantes da UFPA
Após cirurgia ocular em Goiânia, paciente segue para Hugol. Outra vítima em estado grave na UTI de Uruaçu com ventilação mecânica. 17 jul 2025 · Goiás
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Estudantes entregam carta a Lula em congresso universitário em Goiânia
Lula sancionou verba para assistência estudantil no CONUNE e criticou Trump: ‘Tributaremos big techs’. Evento reúne 10 mil estudantes. 17 jul 2025 · Goiás
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Lula veta criação de 18 vagas no congresso e devolve ao STF decisão, entenda todo o embrolho
Lula veta PLC que criaria 18 vagas na Câmara. STF redistribuirá 513 assentos até 1º/out. Custo evitado: R$ 1 bi/ano. 17 jul 2025 · Política
Fotos: Lívia Villas Boas/CBF
Brasil atropela Bolívia por 6 a 0 com hat-trick de Kerolin e assume liderança do grupo
Show de Kerolin (3 gols) e Luany (2 gols) na vitória brasileira. Seleção lidera grupo, enquanto Elias questiona condições da Conmebol em Quito. 17 jul 2025 · Esportes
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
Governo veta projeto que aumentaria número de deputados federais no Brasil
Governo alega inconstitucionalidade e impacto fiscal elevado; Congresso ainda pode derrubar decisão 17 jul 2025 · Política
Foto: Unsplash
Congelar ou não congelar? Saiba quais alimentos podem ir ao freezer
Descubra o que pode e o que não pode ser congelado para evitar desperdício e manter o sabor e a segurança dos alimentos. 17 jul 2025 · Variedades
Foto: Reprodução/Instagram
Polícia Civil de Goiás indicia Lucas Lucco e pai por estelionato após venda de Porsche
Lucas Lucco e o pai são investigados por estelionato após negociação de Porsches com dívidas em Goiás 17 jul 2025 · Entretenimento