Para proporcionar maior conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo, o Governo de Goiás realiza, neste sábado (12/04), as primeiras intervenções para a reforma dos terminais Padre Pelágio e Praça A, em Goiânia.
Os espaços vão ganhar novas plataformas, banheiros, áreas de embarque e desembarque, câmeras de monitoramento e áreas para comércio, entre outros. Mais de 95 mil passageiros devem ser beneficiados.
As obras serão acompanhadas pela Secretaria-Geral de Governo, pasta responsável pelo projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que tem modernizado a estrutura do transporte público como um todo.
“Essa é uma das etapas importantes na entrega de um novo modelo de transporte. Os investimentos por meio do subsídio da tarifa vão resultar em um serviço de referência internacional”, assinala o secretário Adriano da Rocha Lima.
Terminais Padre Pelágio e Praça A
Padre Pelágio
Após 27 anos sem reformas, as obras do terminal Padre Pelágio, na saída para Trindade, terão início neste sábado (12/04). A operação dos ônibus será mantida normalmente, com locais de embarque e desembarque realocados dentro do próprio terminal.
Funcionários e mapas com os pontos de parada das linhas, placas e totens de informação já estão disponíveis para orientar a população.
Após a conclusão, o terminal passará a ter três novos acessos, três plataformas de embarque e desembarque para linhas alimentadoras, além de uma grande plataforma central para as linhas do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).
Será feita a troca de iluminação convencional por LEDs, além de novas tecnologias de monitoramento, sonorização e comunicação.
Praça A
Também neste sábado (12/04), o terminal da Praça A será desativado, e o embarque e desembarque de passageiros será realizado em uma estrutura montada do lado de fora, próximo à Estação Hemocentro. O terminal provisório dispõe de bilheteria, catracas de acesso, máquinas de autoatendimento, banheiros, segurança, acessibilidade, informação e atendimento.
Após a reconstrução, o terminal terá cinco plataformas de embarque e desembarque, sendo uma plataforma para o BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera), e outras quatro para as linhas alimentadoras.
Ainda, haverá novas áreas de apoio, vestiário para funcionários, guarda de pertences, refeitório, salas administrativas, sala exclusiva para Polícia Militar, sala de fiscalização, gerador e usina fotovoltaica.