Um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (8), aponta o vice-governador Daniel Vilela (MDB) na liderança da disputa pelo Governo de Goiás para as eleições de 2026. No cenário estimulado — quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor —, o emedebista soma 39,3% das intenções de voto.
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece na segunda colocação, registrando 24,4%. A diferença entre os dois principais nomes na disputa é de 14,9 pontos percentuais. O cenário desenhado pela pesquisa reflete a movimentação política para a sucessão estadual, visto que o atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil), deve deixar o cargo em abril de 2026 para disputar a Presidência da República.
Ainda no cenário estimulado, a deputada federal Adriana Accorsi (PT) figura em terceiro lugar, com 12,9%, seguida pelo senador Wilder Morais (PL), com 9,2%. O vereador Telêmaco Brandão (Novo) fecha a lista com 1,1%.
O peso dos indecisos e a rejeição
A pesquisa também avaliou o cenário espontâneo, onde não são mostrados nomes aos entrevistados. Neste recorte, o alto índice de indecisão chama a atenção: 70,2% dos eleitores afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não opinar. Daniel Vilela e Ronaldo Caiado aparecem empatados com 9,2% das menções espontâneas, seguidos por Marconi Perillo (2,8%).
No quesito rejeição, o tucano Marconi Perillo lidera o índice negativo: 39,2% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Adriana Accorsi tem a segunda maior rejeição (24,4%), seguida por Wilder Morais (13%). Daniel Vilela apresenta um dos menores índices de rejeição entre os principais concorrentes, com 10,3%.
Disputa pelo Senado
O levantamento também sondou a preferência do eleitorado para o Senado Federal. A primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil) lidera com folga, alcançando 36,1% das intenções de voto. A disputa pelas posições seguintes mostra um cenário acirrado entre o deputado federal Gustavo Gayer (PL), com 21,1%, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 19,7%, e o ex-deputado Major Vitor Hugo (PL), com 19%.
Metodologia: O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 1.510 eleitores em 73 municípios goianos entre os dias 2 e 5 de dezembro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.







