Lutas históricas, a Copa do Mundo Sub-20 e o futebol nacional e internacional garantiram um fim de semana recheado de emoções no esporte. Em São Paulo, o Spaten Fight Night coroou novos campeões e viu um desfecho lamentável no ringue.
Spaten Fight Night
Manchinha Domina e Unifica Cinturões no MMA
Na noite de sábado (27), em São Paulo (SP), Thiago Manchinha dominou Wanderson Barcellos e venceu por decisão unânime na primeira luta do Spaten Fight Night. O lutador conquistou seu 27º triunfo na carreira ao superar um campeão de outra organização na divisão peso-leve, unificando os cinturões do MAC e Shooto Brasil.
O confronto teve três rounds de cinco minutos. Wanderson aplicou boas sequências de chutes e socos no início da primeira parcial, a mais equilibrada. Contudo, Manchinha levou a luta para o solo na metade final e, usando o jiu-jitsu, passou a controlar. O segundo round se manteve quase inteiramente no chão. Manchinha projetou Wanderson logo no começo. O campeão do Shooto Brasil tentou a imobilização, sem sucesso.
Manchinha continuou controlando o combate no solo. O árbitro ordenou que os lutadores se levantassem, mas, pouco depois, Manchinha, aproveitando o cansaço de Wanderson, o jogou novamente no chão, permanecendo ali até o fim. Os juízes deram vitória por 29-28 a Manchinha, que alcançou 27 vitórias e 17 derrotas, levando o cinturão para casa.
Hebert Conceição Conquista o Cinturão Latino-Americano da WBO
O baiano Hebert Conceição derrotou Yamaguchi Falcão por decisão unânime neste sábado (27), garantindo sua segunda vitória no Spaten Fight Night. O campeão olímpico de Tóquio-2020 manteve o título brasileiro e conquistou o cinturão latino-americano na divisão do peso-super-médio da Organização Mundial de Boxe (WBO), que estava vago. Yamaguchi Falcão ganhou a medalha de bronze em Londres-2012.
Hebert, de 27 anos, e Yamaguchi, de 37, fizeram um duelo de dez rounds. Apesar do favoritismo de Hebert para um nocaute rápido, o baiano dominou, mas Yamaguchi resistiu até o final. Em sinal de respeito, os atletas se abraçaram antes do décimo round e se ajoelharam ao final, trocando palavras de carinho. Hebert tomou a iniciativa do combate e dominou o tempo todo. Ele fez o adversário sentir seus golpes já no primeiro round, manteve o ritmo forte no segundo, acertando jabs certeiros, e fez o nariz de Yamaguchi sangrar no terceiro. O capixaba mostrou que a esquiva estava em dia na quarta parcial, desviando de algumas sequências e levantando o público.
A lona molhou a partir do sexto round, causando escorregões, especialmente em Hebert, que chegou a cair três vezes devido ao desequilíbrio. Mesmo assim, ele impôs sequências rápidas e levou Yamaguchi às cordas. O dono do cinturão brasileiro acelerou na reta final, mas Yamaguchi resistiu. Todos os juízes pontuaram 100-90 para Hebert, que segue invicto com nove vitórias em nove lutas profissionais.
Bia Ferreira Faz Defesa de Título Mundial com Sucesso em Casa
Na co-luta principal, Bia Ferreira fez a defesa do cinturão mundial do peso-leve da IBF com sucesso, ao vencer a uruguaia Maira Moneo por decisão dos juízes, somando sua oitava vitória consecutiva no boxe profissional.
Com gritos de apoio da torcida, a baiana acelerou no início e conectou bons golpes. Maira também soltou alguns golpes, equilibrando o confronto. No round seguinte, Bia seguiu o roteiro, encaixando socos, mas quase caiu na lona após um golpe de esquerda que a desequilibrou. As duas voltaram mais agressivas no terceiro round. Maira levou a brasileira para as cordas e aplicou golpes, buscando a curta distância. Bia se desvencilhou.
No quarto round, Bia acelerou e Maira buscou o clinche. Na quinta parcial, Bia encaixou uma sequência que fez a adversária cambalear e acertou um golpe de direita em cheio no rosto da uruguaia. Maira agrediu mais no sexto round, mas Bia se esquivou bem e respondeu. A campeã da categoria provocou a adversária no oitavo. No último round, Maira avançou na reta final, levou a brasileira para perto das cordas e soltou uma série de golpes. Bia buscou o clinche para finalizar o duelo. Os juízes pontuaram 98-92, 96-94, 98-92, confirmando a vitória da brasileira.
Confusão Põe Fim à Luta Principal: Popó x Wanderlei Silva
O combate principal entre Popó Freitas e Wanderlei Silva terminou de forma inesperada. O duelo, previsto para oito rounds, acabou no quarto com vitória para Popó, tetracampeão mundial de boxe, após o árbitro advertir Wanderlei Silva três vezes por infrações.
Wanderlei partiu para cima de Popó no primeiro round, levando-o para as cordas, mas Popó se desvencilhou e acertou o rosto do oponente. No segundo assalto, Wanderlei escorregou durante uma investida de Popó. O tetracampeão mundial acelerou, e o oponente ficou encostado nas cordas. No terceiro round, Wand levou Popó para as cordas, mas não conectou muitos golpes. Em seguida, o “Cachorro Louco” acertou uma cabeçada em Popó e o duelo paralisou. Ele ainda soltou uma série de golpes até o fim do round, e os dois lutadores continuaram trocando socos após o gongo.
No quarto round, o clima esquentou. O árbitro interrompeu a luta, mas Wanderlei continuou avançando, forçando a intervenção do juiz. Na sequência, Wanderlei utilizou o clinche para dar outra cabeçada em Popó, que sentiu o golpe. O árbitro penalizou o lutador de 49 anos com a perda de um ponto. Por seguir caminhando com a cabeça baixa, ele acertou uma terceira cabeçada, recebeu nova advertência e, após perder o terceiro ponto, o árbitro desclassificou Wanderlei Silva e encerrou o embate.
Após o fim da luta, membros das duas equipes invadiram o ringue e iniciaram uma briga generalizada. Na confusão, alguém acertou um golpe de direita no queixo de Wanderlei, que caiu e ficou desacordado por cerca de quatro minutos. O lutador de 49 anos precisou de ajuda para sair do ringue e foi levado de maca para o Hospital São Luiz, acompanhado por Fabricio Werdum, de seu corner. O empresário de Wanderlei informou que a medida foi apenas de precaução, já que o lutador recobrou a consciência. Após quatro horas de exames (que não apontaram alterações significativas na cabeça ou coluna cervical) e sutura, Wanderlei recebeu alta.
Futebol
Brasil Estreia no Mundial Sub-20 com Empate
A Seleção Brasileira empatou com o México por 2 a 2 no Estádio Nacional de Santiago, Chile, na estreia das duas equipes no Mundial Sub-20. Domínguez abriu o placar para os mexicanos, mas Rafael Coutinho empatou para o Brasil ainda no primeiro tempo. Luighi virou para o Brasil aos 30 do segundo tempo, mas o zagueiro Diego Ochoa decretou a igualdade aos 40 minutos, de cabeça.
Série B: Novorizontino e Vila Nova Ficam no 1 a 1
Pela 29ª rodada da Série B, Novorizontino e Vila Nova empataram em 1 a 1 no estádio Jorjão. O Vila saiu na frente com Júnior Todinho no primeiro tempo, apesar do domínio dos donos da casa. O Novorizontino buscou a igualdade com Waguininho, aproveitando uma falha da defesa adversária.
O Novorizontino criou a primeira chance perigosa aos quatro minutos. O goleiro Halls defendeu o chute cruzado de Bruno José e, cinco minutos depois, a cabeçada perigosa de Robson. Apesar do bom início do Novorizontino, o Vila Nova abriu o placar aos 17: após ótima troca de passes, Júnior Todinho recebeu na área e chutou de canhota no canto, fazendo 1 a 0. O gol diminuiu o ímpeto do Novorizontino, que passou a ter dificuldades. A chance do empate surgiu aos 39: em bola cruzada, Bruno José ajeitou para Rômulo, que, de frente para o gol, finalizou mal e desperdiçou a oportunidade.
No segundo tempo, o Novorizontino voltou modificado, mas seguiu com dificuldade, abusando de cruzamentos ineficazes. O Vila Nova se fechou, esperando o contra-ataque. Aos 27 minutos, Robson escorregou ao finalizar após bom passe de Nathan Fogaça. Aos 30, porém, ele aproveitou um erro na saída de bola, ganhou a disputa com o goleiro Halls e serviu Waguininho, que apenas escorou para empatar.
Fechando a rodada da Serie B, amanhã tem clássico goiano:
Goiás x Atlético-GO – 30/09 21h30
Estádio: Hailé Pinheiro (Serrinha), Goiânia
Outros Resultados
Copa do Mundo Sub-20
Japão 2 x 0 Egito
Coreia do Sul 1 x 2 Ucrânia
Chile 2 x 1 Nova Zelândia
Paraguai 3 x 2 Panamá
Marrocos 2 x 0 Espanha
Itália 1 x 0 Austrália
Cuba 1 x 3 Argentina
Brasileirão Série A
Fortaleza 1 x 0 Sport
Juventude 1 x 1 Internacional
Vasco 2 x 0 Cruzeiro
Atlético-MG 1 x 0 Mirassol
Grêmio 3 x 1 Vitória
Bahia 1 x 0 Palmeiras
Fluminense 2 x 0 Botafogo
RB Bragantino 2 x 2 Santos
Corinthians 1 x 2 Flamengo
Brasileirão Série B
Athletico-PR 1 x 0 Operário-PR
Criciúma 2 x 4 Paysandu
Remo 4 x 2 CRB
Botafogo-SP 1 x 2 Ferroviária
Cuiabá 2 x 1 Athletic-MG
Brasileirão Série D – Final/Ida
Santa Cruz 1 x 2 Barra FC-SC
O Tricolor precisa devolver o resultado, vencendo o time catarinense por um gol de diferença, para forçar os pênaltis na decisão do próximo sábado (4), às 16h, na Arena Barra FC. Caso supere o Pescador por mais, fatura a taça.