A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encerra um hiato de oito anos e confirmou o retorno da Copa do Brasil Feminina para 2025. Disputado em formato mata-mata, o torneio foi a primeira competição oficial da entidade para o futebol feminino, realizado entre 2007 e 2016. Com a retomada, a campeã passará a garantir vaga na Supercopa do Brasil Feminina.
O torneio tem formato eliminatório, conhecido como “mata-mata”. Nele, os clubes se enfrentam em confrontos únicos, e o time perdedor é automaticamente eliminado da competição. Em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga é decidida diretamente nas cobranças de pênaltis, sem prorrogação. Esse sistema de disputa, adotado integralmente na edição de 2025, contribui para jogos mais intensos e decisivos desde a primeira fase.
Em sua primeira era, São José-SP e Santos lideram a lista de campeões, com dois títulos cada. Outros clubes que levantaram a taça foram Foz Cataratas, Avaí/Kindermann, Duque de Caxias, Saad (à época sediado em Campo Grande), Ferroviária e Grêmio Osasco Audax/Corinthians.
O Corinthians venceu a edição de 2016, a última antes da pausa. Na ocasião, a equipe, estava retomando seu projeto no futebol feminino em parceria com o Audax. A colaboração durou até 2017, e a equipe alvinegra deu início a uma era de hegemonia nacional e internacional no futebol feminino, conquistando diversos títulos importantes nos anos seguintes.
O sorteio da terceira fase da edição de 2025 foi realizado no dia 8 de julho e envolveu 32 clubes, organizados em 16 confrontos. Esta fase marca a entrada das equipes da Série A1, elite do futebol feminino brasileiro, ao lado das equipes classificadas das Séries A2 e A3.
A estrutura do torneio contempla a participação de todas as divisões do Campeonato Brasileiro Feminino: na primeira fase, os 32 clubes da Série A3 se enfrentaram entre si; na segunda, os classificados enfrentaram as equipes da Série A2; e agora, na terceira, a elite entra em campo.
A competição avança após essa etapa com os duelos das oitavas de final, quartas, semifinais e a grande decisão. Todas as fases seguem o formato de jogo único, o que intensifica a competitividade e dá margem a surpresas e zebras, cenário propício para clubes de menor investimento se destacarem.
Partidas da 3ª Fase:
05/08 (Terça-feira)
- Atlético-PI x São José-SP – 15h
- Sport x Manaus – 15h
- Juventude x Fortaleza – 15h
- Red Bull Bragantino x Botafogo – 19h
06/08 (Quarta-feira)
- Avaí/Kindermann x Palmeiras – 15h
- Coritiba x Ferroviária – 15h
- Bahia x Grêmio – 15h
- Real Brasília x Atlético-MG – 15h
- Flamengo x Operário-MS – 15h
- Pinda Ferroviária-SP x Realidade Jovem-SP – 15h
- Cruzeiro x Corinthians – 16h30
- Internacional x Instituto 3B -19h
- Vasco x São Paulo – 19h30
- Mixto x Vitória – 20h
07/08 (Quarta-feira)
- Fluminense x Brasil de Farroupilha – 15h
- América-MG x Santos – 15h