A seleção brasileira feminina de vôlei derrotou a Polônia por 3 sets a 1 (25/22, 25/21, 21/25 e 25/22) nesta sexta-feira (11), em Chiba, no Japão. Com o resultado, assumiu a vice-liderança da Liga das Nações. Com o resultado, o Brasil chegou a dez vitórias em 11 jogos e manteve a caça à Itália, única invicta e atual líder da competição. A única derrota brasileira até agora foi justamente para as italianas.
Classificada para a fase final, a equipe comandada por José Roberto Guimarães fecha a primeira fase da competição no domingo (13), às 7h20 (horário de Brasília), contra o Japão — que ocupa a terceira posição da tabela.
A capitã Gabi, maior pontuadora da partida com 24 acertos, dedicou a vitória à Ana Cristina. A ponteira, sofreu uma lesão no joelho esquerdo durante o duelo contra a França, na quinta-feira (10).
“Quero dedicar essa vitória para a Ana Cristina. Mandamos toda nossa energia positiva para a recuperação dela. A equipe mostrou muita atitude, especialmente depois da virada contra a França. Jogamos com agressividade, todo mundo pontuou, todos se ajudaram. A comissão técnica também teve um papel fundamental nesse momento. Mesmo com altos e baixos, ninguém baixou a guarda. No segundo set, por exemplo, estávamos muito atrás, mas conseguimos reagir. Enfrentamos bem as dificuldades e merecemos a vitória”, afirmou a ponteira.
Júlia Bergmann, segunda maior pontuadora da equipe com 22 pontos, também celebrou o resultado.
“Fizemos um ótimo jogo. Vencer por 3 a 1 uma equipe que estava na vice-liderança mostra nossa força. Toda a equipe contribuiu, todas estavam envolvidas no jogo e mantiveram a energia lá em cima. Foi uma vitória coletiva e também dedicada à Ana Cristina. Agora contamos com a torcida para a próxima partida, que será novamente muito difícil”, comentou a ponteira.
A Liga das Nações classifica as oito melhores seleções ao fim das 12 rodadas da primeira fase. A etapa final acontece na Polônia, entre os dias 23 e 27 de julho. Caso a seleção polonesa termine entre os oito primeiros, assume automaticamente a primeira posição, por ser o país-sede. Com isso, os confrontos das quartas de final serão definidos de acordo com o critério olímpico: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.