O cinema brasileiro voltou a aparecer entre os destaques da temporada internacional de premiações. Nesta quarta-feira (28), o filme “O Agente Secreto” recebeu indicação ao César 2026 e disputará o prêmio de Melhor Filme Internacional.
A produção brasileira concorre com “Sirat” (Espanha), “Black Dog” (China), “Uma Batalha Após a Outra” (Estados Unidos) e “Valor Sentimental” (Noruega).
Entre os principais favoritos da edição, o filme “Nouvelle Vague”, de Richard Linklater, lidera a corrida com 10 indicações, incluindo a categoria de melhor filme.
O César, considerado o “Oscar francês”, realizará a cerimônia de entrega em Paris no dia 26 de fevereiro. O evento também homenageará o ator Jim Carrey, que receberá o César honorário pelo conjunto de sua carreira no cinema.
O anúncio do César ocorre um dia após a divulgação dos indicados ao BAFTA 2026, feita na terça-feira (27). A premiação britânica incluiu o Brasil em quatro categorias, com “O Agente Secreto” indicado a melhor filme em língua não inglesa e melhor roteiro original, “Apocalipse nos Trópicos” na disputa de melhor documentário e Adolpho Veloso, de “Sonhos de Trem”, concorrendo a melhor fotografia.





