A Prefeitura de Goiânia deu início, neste domingo (4), à campanha Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A abertura oficial ocorre na próxima terça-feira (6), no auditório da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), das 8h às 12h. A ação marca o começo da campanha “Faça Bonito 2025” e busca ampliar o debate público e fortalecer a rede de proteção à infância.
Com o tema “A atuação de cada órgão da Rede de Proteção”, o evento reunirá representantes do Poder Judiciário, conselhos tutelares e de direitos, organizações da sociedade civil e autoridades municipais e estaduais. A proposta é promover integração entre os órgãos envolvidos e reafirmar a necessidade de respostas coletivas e articuladas contra a violência infantojuvenil.
Durante o mês de maio, estão previstas ações educativas, palestras, oficinas, rodas de conversa e mobilizações em escolas, centros comunitários e espaços públicos. A flor Gérbera — símbolo da campanha — representa a fragilidade da infância, mas também a urgência em proteger e acolher.
A titular da Semasdh, Eerizânia Freitas, destaca que a campanha é um alerta permanente. “O Maio Laranja é um chamado à responsabilidade coletiva. Precisamos garantir que nenhuma violação fique invisível. A rede de proteção é fundamental para acolher, orientar e proteger nossas crianças”, afirma.
A campanha reforça a importância de denunciar casos de suspeita ou confirmação de abuso sexual. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, Conselho Tutelar ou Ministério Público.