O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, apontou nesta quinta-feira (10) que o presidente Donald Trump cometeu um erro ao impor tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Segundo ele, a decisão ignora dados que mostram superávit dos EUA na relação comercial com o Brasil.
“Segundo os próprios dados deles, houve US$ 7 bilhões de superávit em bens e US$ 18 bilhões em serviços no ano passado. Dos 10 produtos que mais exportam para o Brasil, oito entram com tarifa zero”, disse Alckmin no Palácio do Planalto, após participar do lançamento do programa Carro Sustentável.
Alckmin ainda acusou a família Bolsonaro de atuar para prejudicar a imagem do Brasil no exterior. “Esse clã, mesmo fora do governo, continua trabalhando contra o interesse brasileiro. Antes atentaram contra a democracia, agora contra a economia, prejudicando empresas e empregos”, afirmou.
O vice-presidente criticou também a postura durante a pandemia, que levou à morte de mais de 700 mil brasileiros, e os ataques ao meio ambiente promovidos na gestão anterior. Para ele, os mesmos atores agora interferem na política comercial com os EUA.
O presidente Lula, em entrevista à Record TV, anunciou que o Brasil recorrerá à OMC, criará um comitê de emergência com empresários exportadores e pode aplicar a Lei de Reciprocidade Comercial. Alckmin reforçou que o governo brasileiro segue disposto ao diálogo com os EUA e mantém contato direto com o secretário de Comércio norte-americano, Howard Lutnick.