Após notificação da Prefeitura de Goiânia, duas das quatro principais operadoras de telefonia móvel que atuam na capital detalharam planos de investimento para corrigir falhas na cobertura de internet e celular.
A iniciativa atende a uma solicitação da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), diante das recorrentes queixas de instabilidade nos serviços em áreas com grande concentração de pessoas.
O ofício, enviado em 23 de maio, cita falhas especialmente notadas durante eventos e em locais como a região da Rua 44, a Pecuária e a Praça Tamandaré. Segundo a Prefeitura, a má qualidade da conexão tem causado prejuízos a comerciantes e consumidores, principalmente devido à dificuldade de usar maquininhas de cartão, realizar pagamentos via PIX e efetuar transferências eletrônicas.
A Vivo anunciou a instalação de dois novos sites (torres com antenas e equipamentos de rede), sete obras para ativar o sinal 4G e 16 ampliações — sendo uma delas em 4G e 15 em 5G. A empresa também prevê a instalação de mais uma small cell em 2026 na Rua 44, além da ampliação da tecnologia 5G nas unidades já existentes.
Já a TIM informou que implantará 14 novas antenas ainda este ano, para reforçar os sinais 4G e 5G em bairros como Nova Suíça, Jardim Califórnia, Centro, Vila Regina e Parque Tremendão.
A Prefeitura aguarda agora uma resposta formal das operadoras Oi e Claro, que ainda não se manifestaram.