A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta sexta-feira (8) e sábado (9), a segunda edição do Mutirão de Vagas da Educação. A iniciativa faz parte da chamada Operação Zera Fila, que visa ampliar o acesso à rede municipal de ensino. Mais de 5 mil vagas serão disponibilizadas para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O atendimento será feito presencialmente em cinco Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com funcionamento das 8h às 18h na sexta-feira e das 8h ao meio-dia no sábado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), serão ofertadas 2 mil vagas para a Educação Infantil, 2,8 mil para o Ensino Fundamental e 700 para a EJA. As vagas resultam de desistências e de matrículas não confirmadas no prazo, além da identificação de vagas ociosas em unidades da capital.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, afirma que o mutirão tem como foco atender a demanda represada. Segundo ela, o objetivo é apresentar alternativas para as famílias que ainda não conseguiram matricular seus filhos. Em alguns casos, a unidade disponível pode não ser a mais próxima da residência, mas estar localizada em áreas de fácil acesso dentro da rotina da família.
Para realizar a matrícula, é necessário apresentar documentos do responsável e da criança, incluindo RG, CPF e comprovante de endereço. Segundo a SME, haverá estrutura de acolhimento para as crianças no local, enquanto os responsáveis aguardam atendimento.
Na primeira edição do mutirão, realizada em junho, cerca de 1.200 famílias participaram. Destas, 879 crianças foram encaminhadas para vagas na Educação Infantil e 79 no Ensino Fundamental.
Locais de atendimento:
- CRE Brasil de Ramos Caiado – Cidade Jardim
- CRE Central – Setor Leste Universitário
- CRE Jarbas Jayme – Setor Sudoeste
- CRE Maria Helena Batista Bretas – Setor Urias Magalhães
- CRE Maria Thomé Neto – Nova Suíça
*Com Agência Goiânia