O encontro do prefeito Sandro Mabel (União Brasil) com o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), na manhã desta sexta-feira, 21, foi tratado como um evento institucional. Duas autoridades falando de assuntos de interesse da população. Mas carrega também um simbolismo político estratégico.
Na eleição do ano passado, Daniel apoiou e se empenhou pela vitória de Mabel. O gesto custou o recuo de uma candidatura emedebista, considerada como natural pelo histórico do partido na cidade, embora o prefeito tenha sua própria história ligada ao MDB. Pelo partido, Mabel foi candidato a prefeito em 1992 e deputado federal.
No ano que vem, a expectativa é de retribuição desse apoio. Daniel assumirá o governo em abril, com renúncia anunciada do governador Ronaldo Caiado, já como candidato à reeleição. Será o momento para Mabel entrar em campo a favor do amigo – assim se consideram.
Por enquanto, o clima é de alinhamento total. Mabel diz claramente que será cabo eleitoral de Daniel ano que vem. “Se Deus quiser e depender da minha ajuda, Daniel ficará mais quatro anos à frente da gestão estadual e estaremos trabalhando juntos por Goiás e Goiânia”, disse.
O encontro também ajuda a apagar possíveis arestas por conta de declarações de Mabel sobre UTIs em Goiânia. O ponto central é a regulação, feita pelo Estado. Faltam leitos na cidade.
O prefeito vem anunciando mais UTIs, e também pondera sobre a responsabilidade do governo. Mas o tom é ameno de lado a lado. O que nenhum deles quer é que suba.
SECRETARIADO EM PESO
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia, no encontro, que também reuniu secretários municipais e vereadores, Sandro Mabel e Daniel Vilela reafirmaram a consolidação de uma administração integrada, com foco em melhorias para a população goianiense.
Entre os temas discutidos, destaque para a requalificação do transporte coletivo, segurança pública, melhorias em saúde e o projeto de revitalização do centro da Capital.
Para Mabel, a união de esforços é o que permitirá superar os desafios da cidade e oferecer mais qualidade de vida aos goianienses. Daniel chamou a atenção para a importância de um diálogo constante entre as esferas estadual e municipal.
O QUE DISSERAM
“O governo estadual tem ajudado a prefeitura nesse momento difícil. O vice-governador tem atendido nossos secretários e, nós também atendemos os secretários estaduais, então temos feito parcerias importantes. Esse caminho, prefeitura e estado juntos, tem dado bons frutos. Na saúde, temos contornado uma série de problemas, a mesma coisa na educação e temos ainda projetos em infraestrutura.”
Sandro Mabel, prefeito de Goiânia
“Mais do que aliados políticos, nós temos um compromisso com Goiânia (…) Ao mesmo tempo, já modelando projetos de grande impacto para a cidade e que possa elevar a Goiânia a uma condição novamente de referência de qualidade de vida para a população”.
“Goiânia vive um momento único. Mais do que um governador alinhado com o prefeito, nós temos dois grupos altamente preparados e competentes. Temos um prefeito que é um dos um dos gestores mais ousados, competentes e trabalhador que a política goiana já teve. Nós acreditamos muito que toda essa capacidade do prefeito Sandro Mabel será decisiva para fazer aquilo que nós acreditamos que ele pode fazer, que é a melhor gestão de toda a história de Goiânia.”
Daniel Vilela, vice-governador de Goiás