Vacinação nas escolas: crianças são imunizadas e atualizam caderneta

Programa Saúde na Escola leva vacinação a creches e colégios públicos. Meta é imunizar 90% das crianças até 25/06. Veja como funciona!

Compartilhe

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Isis Caiano de Almeida tem 10 meses de idade e chegou cedo ao Centro de Educação de Primeira Infância Sempre Viva, em Ceilândia, a cerca de 30 quilômetros de Brasília. A agenda na creche nesta terça-feira (15), entretanto, foi um pouco diferente dos demais dias. Com a autorização dos pais, a bebê foi imunizada por profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal dentro da própria instituição de ensino.

A equipe de enfermagem no centro conseguiu atualizar toda a caderneta de vacinação de Isis, que estava com cinco doses em atraso. Agora, a bebê está imunizada contra a febre amarela, a gripe e a covid, além de receber os reforços contra a poliomielite e da chamada pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenza tipo B.

Ana Liz do Nascimento, de 7 meses de idade, era a próxima na fila para ser imunizada na instituição de ensino. Como estava com a caderneta de vacinação em dia, a bebê recebeu apenas a dose contra a gripe, que começou a ser aplicada no Distrito Federal há poucas semanas.

Do lado de fora da sala de vacina montada na creche, Manuela Almeida, de 2 anos de idade, e a amiga Sofia dos Santos, de 3 anos, se preparavam para serem imunizadas.

“Não vamos chorar”, garantiram as duas, enquanto aguardavam, de mãos dadas, no pátio da escola.

Crianças da creche conseguiram atualizar as cadernetas de vacinação – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

No momento da aplicação das doses, entretanto, o cenário foi um pouco diferente. Manuela, que permanecia calma até então, juntou as mãozinhas e ficou apreensiva. Ameaçou chorar, mas logo voltou a sorrir com as brincadeiras da tia do maternal. Sofia, que faz aniversário nesta terça-feira, recebeu três picadinhas, conseguiu segurar o choro e viu a equipe de saúde toda cantar parabéns pra ela.

“A gente tem todas as vacinas aqui. Só não tem a da dengue, porque fora do ambiente da UBS [Unidade Básica de Saúde], precisaríamos da presença de um médico, e a BCG, que é uma vacina dada em crianças ao nascer. As demais, todas, a gente tem. Aquela criança que está com o cartão atrasado pode atualizar aqui, sem necessitar dos pais se deslocarem de casa, saírem do trabalho. É uma oportunidade muito boa”, explicou a enfermeira da sala de vacinas da UBS 12, de Ceilândia, Thais Maria Alves Pereira.

Thais lembra que a vacinação nas escolas tem como meta ampliar as coberturas vacinais no país e como a ação é implementada.

“Primeiro, a gente faz uma triagem na caderneta, para ver qual a necessidade da criança e se há vacinas em atraso. Antes disso, a gente já mandou uma autorização para a direção da creche, que foi encaminhada aos pais ou responsáveis. Tem pai que autoriza, por exemplo, só a vacina da gripe. Outros, só a da covid”, explicou.

De acordo com a diretora do Centro de Educação de Primeira Infância Sempre Viva, Josy Gabriela Cordeiro, a ação de vacinação acontece todos os anos na instituição.

“É uma necessidade. Nem sempre as famílias têm condições de atualizar a caderneta de vacinação das crianças. Vou puxar sardinha para os pais aqui da escola, porque eles são muito participativos e comprometidos. Nas nossas salas, nem todas as crianças precisam ser vacinadas. Mas esse processo facilita muito para aqueles que não conseguem”, disse.

© Tomaz Silva/Agência Brasil

“É o nosso papel dar assistência. A gente está aqui para dar assistência a essas famílias. E garantir o direito à saúde das crianças, promovendo bem-estar”, disse.

“Facilita muito. Vale ressaltar também a confiança que as famílias têm em nós. No caso daquelas crianças que choram demais ou que têm alguma reação à vacina, a gente liga para os pais. Não tendo [reações], elas permanecem as 10 horas, no período integral, aqui. De 7h30 às 17h30”.

Segundo Josy, a parceria com a UBS próxima à escola vai além da vacinação das crianças e se estende ao longo de todo o ano letivo inteiro.

“Eles são nosso parceiro número um. Fazemos marcação de consulta e atendimento de fato para todas as famílias. A UBS faz também saúde bucal aqui na creche, marcação de consulta, saúde da mulher. Tem muita parceria, não só com as vacinas”, garante.

Entenda

Escolas públicas de todo o país iniciaram na segunda-feira (14) uma mobilização para atualizar a caderneta de vacinação dos alunos. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

Ao todo, 5.544 municípios participam da campanha, que envolve cerca de 27,8 milhões de alunos de 109,8 mil escolas, 80% das instituições da rede pública de ensino do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, é a maior adesão da história do programa, criado em 2007.

A meta é vacinar, até o próximo dia 25, pelo menos 90% dos estudantes menores de 15 anos de idade. Serão aplicadas doses contra a febre amarela, além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), da DTP (tríplice bacteriana), da meningocócica ACWY e da vacina contra o HPV.

“As ações contam com a participação de profissionais do SUS [Sistema Único de Saúde], cujas equipes vão vacinar no ambiente escolar, ou as instituições de ensino levarão os estudantes até uma Unidade Básica de Saúde, sempre com a autorização dos responsáveis”, informou o ministério.

Recentes
Polícia Civil prende três em flagrante e apura tortura e extorsão no sudoeste goiano
Polícia Civil prende três em flagrante e apura tortura e extorsão no sudoeste goiano
Segurança · 34min
Caiado sinaliza apoio a Fátima Gavioli para a Câmara dos Deputados
Caiado sinaliza apoio a Fátima Gavioli para a Câmara dos Deputados
Política · 1h
“Namorada gostosa”: Virgínia brinca com Vini Jr.
“Namorada gostosa”: Virgínia brinca com Vini Jr.
Entretenimento · 2h
Estreias da semana: “Hamnet”, “Sirat” e novo “Beijo da Mulher Aranha”
Estreias da semana: “Hamnet”, “Sirat” e novo “Beijo da Mulher Aranha”
Entretenimento · 13h
Mais do PortalGO
Roblox muda regras do chat; usuários protestam
Roblox endurece regras do chat para proteger crianças, exigindo autorização dos pais. Usuários protestam na plataforma. 14 jan 2026 · Tecnologia
EUA barram vistos de imigração; Brasil é afetado
EUA congelam emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo Brasil, medida visa imigrantes que podem usar benefícios sociais. 14 jan 2026 · Mundo
Foto: Reprodução
Jornalista Everton Ferrari morre em Goiânia
Morre Everton Ferrari, assessor de imprensa e especialista em comunicação política. Aos 36 anos, ele faleceu em Goiânia 14 jan 2026 · Goiás
Foto: Reprodução
Espetáculo ‘Abracadabra’ tem Dedé Santana e Diego Hypolito
Goiânia recebe o circo musical ‘Abracadabra’, com elenco que inclui Dedé Santana e o ginasta Diego Hypolito. Temporada vai de 15 a 18/01 14 jan 2026 · Notícia
Foto: MP-GO
Concurso do MP-GO tem vaga em Vianópolis e salário de R$ 4,5 mi
Concurso público do MP-GO: vaga para oficial de promotoria em Vianópolis (GO). Salário de R$ 4.542,73, estabilidade e benefícios. 14 jan 2026 · Goiás
Reprodução
Desaparecimento de corretora em prédio de Caldas Novas segue sem respostas
Imagens de câmeras mostram Daiane entrando no elevador, mas não há registros dela saindo do subsolo do prédio 14 jan 2026 · Segurança
Fotos: PMGO
PM prende dupla e encerra atividades de clínica de reabilitação sem alvará em Aparecida
Internos relataram agressões físicas, psicológicas e administração irregular de medicamentos 14 jan 2026 · Segurança
Foto: Agehab
Governo de Goiás abre inscrições para 768 apartamentos gratuitos em Aparecida
Goiânia deve ser a próxima cidade contemplada 14 jan 2026 · Goiás
Lucas Santos, filho de Eyshila, assume namoro
Filho da cantora Eyshila, Lucas Santos, assumiu namoro com homem em publicação nas redes sociais. Casal aparece em fotos românticas. 14 jan 2026 · Entretenimento
Foto: CBF
CBF divulga tabela das primeiras rodadas do Brasileirão
CBF divulgou a tabela das 8 primeiras rodadas do Brasileirão 2026. A competição começa em 28 de janeiro, com Atlético-MG x Palmeiras 13 jan 2026 · Esportes