Vacinação nas escolas: crianças são imunizadas e atualizam caderneta

Programa Saúde na Escola leva vacinação a creches e colégios públicos. Meta é imunizar 90% das crianças até 25/06. Veja como funciona!

Compartilhe

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Isis Caiano de Almeida tem 10 meses de idade e chegou cedo ao Centro de Educação de Primeira Infância Sempre Viva, em Ceilândia, a cerca de 30 quilômetros de Brasília. A agenda na creche nesta terça-feira (15), entretanto, foi um pouco diferente dos demais dias. Com a autorização dos pais, a bebê foi imunizada por profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal dentro da própria instituição de ensino.

A equipe de enfermagem no centro conseguiu atualizar toda a caderneta de vacinação de Isis, que estava com cinco doses em atraso. Agora, a bebê está imunizada contra a febre amarela, a gripe e a covid, além de receber os reforços contra a poliomielite e da chamada pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria H. influenza tipo B.

Ana Liz do Nascimento, de 7 meses de idade, era a próxima na fila para ser imunizada na instituição de ensino. Como estava com a caderneta de vacinação em dia, a bebê recebeu apenas a dose contra a gripe, que começou a ser aplicada no Distrito Federal há poucas semanas.

Do lado de fora da sala de vacina montada na creche, Manuela Almeida, de 2 anos de idade, e a amiga Sofia dos Santos, de 3 anos, se preparavam para serem imunizadas.

“Não vamos chorar”, garantiram as duas, enquanto aguardavam, de mãos dadas, no pátio da escola.

Crianças da creche conseguiram atualizar as cadernetas de vacinação – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

No momento da aplicação das doses, entretanto, o cenário foi um pouco diferente. Manuela, que permanecia calma até então, juntou as mãozinhas e ficou apreensiva. Ameaçou chorar, mas logo voltou a sorrir com as brincadeiras da tia do maternal. Sofia, que faz aniversário nesta terça-feira, recebeu três picadinhas, conseguiu segurar o choro e viu a equipe de saúde toda cantar parabéns pra ela.

“A gente tem todas as vacinas aqui. Só não tem a da dengue, porque fora do ambiente da UBS [Unidade Básica de Saúde], precisaríamos da presença de um médico, e a BCG, que é uma vacina dada em crianças ao nascer. As demais, todas, a gente tem. Aquela criança que está com o cartão atrasado pode atualizar aqui, sem necessitar dos pais se deslocarem de casa, saírem do trabalho. É uma oportunidade muito boa”, explicou a enfermeira da sala de vacinas da UBS 12, de Ceilândia, Thais Maria Alves Pereira.

Thais lembra que a vacinação nas escolas tem como meta ampliar as coberturas vacinais no país e como a ação é implementada.

“Primeiro, a gente faz uma triagem na caderneta, para ver qual a necessidade da criança e se há vacinas em atraso. Antes disso, a gente já mandou uma autorização para a direção da creche, que foi encaminhada aos pais ou responsáveis. Tem pai que autoriza, por exemplo, só a vacina da gripe. Outros, só a da covid”, explicou.

De acordo com a diretora do Centro de Educação de Primeira Infância Sempre Viva, Josy Gabriela Cordeiro, a ação de vacinação acontece todos os anos na instituição.

“É uma necessidade. Nem sempre as famílias têm condições de atualizar a caderneta de vacinação das crianças. Vou puxar sardinha para os pais aqui da escola, porque eles são muito participativos e comprometidos. Nas nossas salas, nem todas as crianças precisam ser vacinadas. Mas esse processo facilita muito para aqueles que não conseguem”, disse.

© Tomaz Silva/Agência Brasil

“É o nosso papel dar assistência. A gente está aqui para dar assistência a essas famílias. E garantir o direito à saúde das crianças, promovendo bem-estar”, disse.

“Facilita muito. Vale ressaltar também a confiança que as famílias têm em nós. No caso daquelas crianças que choram demais ou que têm alguma reação à vacina, a gente liga para os pais. Não tendo [reações], elas permanecem as 10 horas, no período integral, aqui. De 7h30 às 17h30”.

Segundo Josy, a parceria com a UBS próxima à escola vai além da vacinação das crianças e se estende ao longo de todo o ano letivo inteiro.

“Eles são nosso parceiro número um. Fazemos marcação de consulta e atendimento de fato para todas as famílias. A UBS faz também saúde bucal aqui na creche, marcação de consulta, saúde da mulher. Tem muita parceria, não só com as vacinas”, garante.

Entenda

Escolas públicas de todo o país iniciaram na segunda-feira (14) uma mobilização para atualizar a caderneta de vacinação dos alunos. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação para ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

Ao todo, 5.544 municípios participam da campanha, que envolve cerca de 27,8 milhões de alunos de 109,8 mil escolas, 80% das instituições da rede pública de ensino do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, é a maior adesão da história do programa, criado em 2007.

A meta é vacinar, até o próximo dia 25, pelo menos 90% dos estudantes menores de 15 anos de idade. Serão aplicadas doses contra a febre amarela, além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), da DTP (tríplice bacteriana), da meningocócica ACWY e da vacina contra o HPV.

“As ações contam com a participação de profissionais do SUS [Sistema Único de Saúde], cujas equipes vão vacinar no ambiente escolar, ou as instituições de ensino levarão os estudantes até uma Unidade Básica de Saúde, sempre com a autorização dos responsáveis”, informou o ministério.

Recentes
Fim de semana de ouro: Diogo Moreira, Rayssa Leal e Lucas Pinheiro vencem
Fim de semana de ouro: Diogo Moreira, Rayssa Leal e Lucas Pinheiro vencem
Esportes · 10h
Idosa estrangeira é estuprada no Centro de Goiânia
Idosa estrangeira é estuprada no Centro de Goiânia
Goiás · 14h
Filha mais velha processa Renato Aragão para cobrar R$ 872 mil emprestados
Filha mais velha processa Renato Aragão para cobrar R$ 872 mil emprestados
Entretenimento · 19h
Maior edição do Natal de Trindade terá circuito de luzes e vila temática
Maior edição do Natal de Trindade terá circuito de luzes e vila temática
Cidades · 20h
Mais do PortalGO
"Ferrari" e "MK" respectivamente -Fotos: Reprodução
Dois suspeitos ligados ao Comando Vermelho morrem após troca de tiros com a PM na GO-462
Polícia Civil investiga atuação do grupo em Goiás 17 nov 2025 · Segurança
Fotos: Divulgação/Secult
Museu de Arte de Goiânia homenageia Amaury Menezes em mostra
Homenagem destaca papel de Amaury na formação do MAG e na cena artística goiana 17 nov 2025 · Cultura
O Perfil do Apoio ao Governo Lula e a Arquitetura da Dependência Política no Brasil
O que a nova Quaest revela sobre o núcleo duro do apoio a Lula 17 nov 2025 · Colunas
Valter Campanato/Agência Brasil
Primeira Turma do STF nega recursos e mantém pena de 27 anos para Bolsonaro
Publicação do acórdão deve abrir caminho para prisão definitiva 17 nov 2025 · Brasil
Foto: Banco de Imagens Petrobras
Como o carro a etanol nasceu: a história que transformou o Brasil em referência
Brasil virou maior laboratório mundial de etanol combustível 16 nov 2025 · História
Brincadeiras simples, ruas de terra e sonhos altos como as árvores — memórias de uma infância vivida longe das telas.
Brincadeiras simples, ruas de terra e sonhos altos como as árvores — memórias de uma infância vivida longe das telas.
Infância, uma referência para a vida toda. E sem celular.
Uma viagem afetiva à infância no interior, vivida entre aventuras, simplicidade e liberdade — tudo sem celular. 16 nov 2025 · Colunas
Foto: Divulgação CAPCOM Co., Ltd./Steam
Tudo o que você precisa saber sobre Resident Evil Requiem, o retorno ao survival horror
Com nova protagonista, câmera híbrida e inspiração direta em RE2, próximo jogo da franquia se afasta da fórmula de seu antecessor. Lançamento está marcado para… 15 nov 2025 · Cultura
Antonio Cruz/Agência Brasil
Polícia Federal indicia ex-ministro Silvio Almeida por importunação sexual
Denúncias vieram à tona após relatos enviados ao movimento Me Too Brasil. 15 nov 2025 · Brasil
Foto: Cinthia Oliveira
Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás encerra temporada com concerto neste domingo
Espetáculo encerra a temporada 2025 da orquestra em Goiânia 15 nov 2025 · Cultura
Foto: XalD/Wikimedia Commons/CC BY-SA 4.0
O que é dendrofobia e por que ela ainda influencia decisões urbanas no Brasil
Especialistas apontam que desinformação reforça quedas, riscos e remoções desnecessárias 15 nov 2025 · Brasil