Notícia ruim para o presidente Lula. Nova rodada da pesquisa Quaest, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, mostra que subiu 4 pontos a avaliação negativa do governo federal.
Já são cinco altas consecutivas. A tendência segue, portanto, negativa. Gráfico dos números atuais e anteriores deixam clara imagem chamada de ‘boca aberta de jacaré’.
Em janeiro, a avaliação negativa estava em 37%, e a positiva, em 31%. Este mês os índices são 41% e 27%, respectivamente.
A desaprovação subiu para 57% (era de 49%), e a aprovação caiu para 41% (era 47%). As mulheres são as que mais desaprovam o governo.
Fora o Nordeste, em todas as regiões a aprovação é maior que a aprovação:
- Sudeste: 37% contra 60%;
- Sul: 34% contra 64%;
- Centro-Oeste/Norte: 44% contra 52%.
No Nordeste, a aprovação é de 52%, mas houve queda de 7 pontos. A reprovação atinge 46%. Nordeste é o principal reduto eleitoral de Lula.
A pesquisa mostra também que a percepção de que Lula faz governo pior que o seu antecessor, Jair Bolsonaro, cresceu.
Esses números são divulgados no momento em que:
1 – Bolsonaro vira réu no STF por envolvimento na trama golpista;
2 – seus apoiadores preparam grande movimento para domingo em despesa da anistia aos acusados de participação nos eventos de 8 de janeiro de 2023;
3 – e logo depois de mudanças na comunicação do governo, numa tentativa justamente de mudar a realidade desfavorável ao presidente.
4 – Lula reabre negociações com partidos do centro para ocupação de espaços estratégicos na administração federal. Neste caso, além de mirar a reeleição, ele está de olho em garantir a governabilidade.
A Pesquisa Genial/Quaest foi feita com 2.004 entrevistas presenciais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela Genial Investimentos