O dia 17 de julho de 2007 tinha tudo para ser apenas mais um na rotina da aviação brasileira. Mas uma sequência de fatores invisíveis se alinhou para uma tragédia. O Airbus A320, prefixo PR-MBK, operando o voo 3054 da TAM (atual LATAM), decolou do Aeroporto Afonso Pena, em Porto Alegre (RS), rumo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
No comando da aeronave estavam o comandante Henrique Stephanini di Sacco, 53 anos, com mais de 13 mil horas de voo, e o primeiro oficial Kleyber Aguiar Lima, 54 anos, também com vasta experiência. Ao sobrevoar a capital paulista, eles receberam autorização para pousar na infame pista 35L — considerada crítica, principalmente em dias de chuva intensa.
O Airbus tocou a pista na zona correta, mas o que se seguiu foi um desastre: em vez de desacelerar, o avião continuou em alta velocidade, saiu da pista, atravessou a Avenida Washington Luís e colidiu contra o prédio da TAM Express e um posto de combustível. No total, 199 pessoas morreram — 187 a bordo e 12 em solo.
A investigação apontou uma série de falhas: o reversor direito estava inoperante (permitido em condições específicas), mas, principalmente, um erro na configuração da alavanca do motor esquerdo comprometeu a frenagem.
Delegação do Grêmio escapou da tragédia
Jogadores e comissão técnica do Grêmio deveriam embarcar no TAM 3054 para fazer uma conexão em Congonhas e seguir para Goiânia, onde enfrentariam o Goiás Esporte Clube, mas a direção do time decidiu adiar a viagem para o dia seguinte.
Documentário Netflix
A minissérie documental aborda tanto o acidente com o voo 3054 quanto o voo 1907 da Gol, mas o principal destaque é o desastre em São Paulo. O que chama a atenção, considerando que esse capítulo triste da história do Brasil já foi abordado em outras produções, são as entrevistas com pessoas que ocupavam cargos importantes na época e tiveram participação direta ou indireta nos acontecimentos, como a então presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Denise Abreu — algo que talvez nenhum outro documentário tenha trazido antes.
Diretor: Angelo Defanti,
Episódios: 3