Bolsonaro indica Tarcísio e mais 14 testemunhas em processo no STF

Ex-ministro Pazuello e general Gomes Freire estão na lista

Compartilhe

© Antônio Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro indicou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e mais 14 testemunhas de defesa na ação penal do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a trama golpista.

Bolsonaro enviou nesta segunda-feira (28) ao Supremo a defesa prévia do processo após ser intimado na semana passada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia no intestino.

Além do governador paulista, Bolsonaro arrolou o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), os senadores Rogério Marinho (PL-RN), Ciro Nogueira (PP-PI) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

ex-presidente também indicou o general de Exército Gomes Freire, o brigadeiro Batista Júnior e o ex-diretor de tecnologia do TSE Giuseppe Janino, responsável pelas urnas eletrônicas. 

No documento enviado ao STF, por meio de seus advogados, Bolsonaro também reclamou de ter sido intimado na UTI do hospital.

“A citação foi realizada de forma contrária ao quanto estipula o artigo 244 do CPC e ocorreu contra a orientação e apesar das advertências dos médicos responsáveis pelo tratamento e internação do peticionário, situação que, todavia, não foi registrada nos autos na certidão lavrada”, afirmou a defesa.

No dia 11 deste mês, o ministro Alexandre de Moraes determinou a intimação de todos os denunciados do núcleo 1 que viraram réus após o julgamento da Primeira Turma da Corte. As intimações foram concluídas entre os dias 11 e 15 de abril, exceto no caso de Bolsonaro, que passou mal no dia 12 e foi submetido a cirurgia nos dias seguintes. Diante do estado de saúde do ex-presidente, o STF esperava uma data adequada para intimá-lo. Contudo, Bolsonaro realizou uma live na terça-feira (22) direto da UTI, e o Supremo determinou que um oficial de Justiça fosse ao hospital no dia seguinte.

Acusação

Em março deste ano, Bolsonaro e mais sete denunciados pela trama golpista viraram réus no STF e passaram a responder a uma ação penal pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Conforme a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR)Bolsonaro tinha conhecimento do plano intitulado “Punhal Verde Amarelo”, que continha o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A procuradoria também garante que o ex-presidente sabia da minuta de decreto com o qual pretendia executar um golpe de Estado no país. O documento ficou conhecido durante a investigação como “minuta do golpe”. 

Recentes
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Esportes · 1h
Foguetes em Goiânia seriam homenagem a mortos do Comando Vermelho no Rio
Foguetes em Goiânia seriam homenagem a mortos do Comando Vermelho no Rio
Goiás · 5h
Hospital de Aparecida é reconhecido como o 4º melhor público do Brasil
Hospital de Aparecida é reconhecido como o 4º melhor público do Brasil
Saúde · 5h
Queda de avião de carga da UPS nos EUA deixa ao menos 7 mortos e 11 feridos
Queda de avião de carga da UPS nos EUA deixa ao menos 7 mortos e 11 feridos
Mundo · 6h
Mais do PortalGO
Reprodução
GCM de Aparecida recaptura foragido e recupera 40 kg de cobre furtado de praça pública
Fiação teria sido levada há cerca de um mês no Setor Parque Trindade 05 nov 2025 · Cidades
Foto: Alex Malheiros
Defesa Civil de Goiânia enviará alertas sonoros por celular em áreas de risco
Mensagem chega mesmo com o celular no modo silencioso 05 nov 2025 · Cidades
PGO
F1 em Interlagos: a história por trás dos momentos épicos
GP do Brasil tem histórias inesquecíveis. Reviva a conquista de Fittipaldi, as vitórias de Senna na chuva e o drama de Massa e Hamilton. 04 nov 2025 · Esportes
Foto: Sigloestadio21/Wikimedia
Conmebol confirma Horário da final entre Flamengo e Palmeiras
Conmebol confirmou: final da Libertadores 2025 entre Flamengo e Palmeiras será no dia 29/11, às 18h, em Lima. 04 nov 2025 · Esportes
Foto: FIFA
Brasil goleia Honduras por 7 a 0 na estreia do Sub-17
Em uma das maiores goleadas da história, Brasil vence Honduras por 7 a 0 no Mundial Sub-17. Time mostra força desde o início do torneio. 04 nov 2025 · Brasil
Foto: @rafaelribeirorio/CBF
Veja a lista de Ancelotti para amistosos contra Senegal e Tunísia
Brasil terá Vitor Roque e Fabinho entre os convocados para os últimos amistosos de 2025. Confira a lista completa de Ancelotti. 04 nov 2025 · Esportes
Foto: Frimufilms/FreePik
IBGE revela os sobrenomes mais comuns do Brasil
IBGE divulgou pela primeira vez os sobrenomes mais comuns do Brasil. Silva lidera, com 34 milhões. Santos e Oliveira completam o top 3. 04 nov 2025 · Brasil
Divulgação
Feirão Serasa Limpa Nome 2025 começa com até 99% off
Feirão Serasa Limpa Nome 2025 começou e vai até 30/11. São descontos de até 99% em dívidas. Negocie online, no app ou nos Correios. 04 nov 2025 · Economia
Wikimedia Commons
A guerra que nunca aconteceu: a lenda de Karansebes e o exército que se destruiu
Como um pânico noturno virou a lenda da “batalha bêbada” 04 nov 2025 · História
Foto: Jhonney Macena/Secom Aparecida
Governo de Goiás lança licitação para novo eixo viário que ligará Aparecida à GO-020
Obra prevê duplicação da Avenida Copacabana e novo acesso ao DIANOT 04 nov 2025 · Goiás