Novas normativas incentivam regularização de pequenos produtores

Agrodefesa publica normas que permitem produtos goianos de origem animal circularem nacionalmente.

Compartilhe

Foto: Wenderson Araujo/CNA

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) publicou nesta sexta-feira (06/06) duas novas instruções normativas que estabelecem regras importantes para o setor agroindustrial no estado de Goiás.

As medidas entram em vigor, a partir da publicação, e visam aprimorar os critérios de inspeção, garantir a produção e industrialização de alimento seguro e estimular a formalização de pequenos empreendimentos agroindustriais. A assinatura das INs ocorreu no encerramento do Encontro de Defesa Agropecuária (Endago), na quinta-feira (05/06), pelo presidente da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos.

A primeira norma define os procedimentos para habilitação e desabilitação de estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O objetivo é assegurar que os produtos de origem animal elaborados em Goiás possam ser comercializados em todo o território nacional, desde que atendam aos requisitos técnicos e sanitários estabelecidos pela legislação federal.

“É uma medida que dá mais segurança ao consumidor e mais competitividade ao produtor goiano. Ao aderir ao SISBI-POA, os estabelecimentos poderão comercializar seus produtos em outros estados, ampliando mercados e oportunidades. Mas para isso, é preciso responsabilidade e conformidade com os padrões sanitários”, destaca o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

A adesão ao Sisbi-POA só será concedida após auditoria técnica favorável, que comprovará a implantação e o monitoramento dos Programas de Autocontrole por no mínimo 30 dias. A Agrodefesa poderá realizar auditorias a qualquer momento, com base no risco sanitário, e aplicar sanções como suspensão de produção ou desabilitação do sistema, em caso de descumprimento das normas.

Para que isso ocorra, é necessário entender que a auditoria prévia é aquela técnica realizada a partir de solicitação formal dos interessados, para verificação pelo Serviço de Inspeção Estadual se o estabelecimento atende os requisitos normativos e se os Programas de Autocontrole estão descritos.

Já a auditoria de habilitação é realizada pelo Serviço de Inspeção Estadual para verificação se os Programas de Autocontrole do estabelecimento estão descritos, implantados e monitorados para concessão de adesão ao SISBI –POA. Por fim, a auditoria de manutenção é realizada pelo Serviço de Inspeção Estadual para avaliação da manutenção da habilitação do estabelecimento junto ao Sisbi-POA.

Agroindústrias de pequeno porte

Já a segunda Instrução Normativa estabelece os requisitos técnicos, estruturais e higiênico-sanitários para o funcionamento dos Estabelecimentos Agroindustriais de Pequeno Porte (EAPPs) que processam produtos como carne, leite, ovos, pescados e mel.

Voltada especialmente para agricultores familiares e pequenos produtores, a norma reconhece a importância da agroindústria artesanal e traz exigências proporcionais ao porte desses empreendimentos, sem abrir mão da qualidade e segurança alimentar.

“É uma conquista para o pequeno produtor. Com essa regulamentação, damos condições reais para que ele se regularize, aumente sua produtividade, agregue valor aos seus produtos e conquiste novos mercados, com o respaldo do serviço de inspeção estadual”, afirma José Ricardo.

A norma contempla desde requisitos para instalações físicas e equipamentos até orientações específicas para cada tipo de produto. Também estabelece obrigações relacionadas à higiene, abastecimento de água, controle de temperatura, transporte e rastreabilidade da produção.

Os estabelecimentos que se enquadrarem como EAPPs poderão solicitar o registro junto à Agrodefesa, mediante apresentação de documentação técnica e comprovação de boas práticas de fabricação.

Recentes
Nikolas Ferreira é alvo de representação na PGR após meme com Lula sendo preso pelos EUA
Nikolas Ferreira é alvo de representação na PGR após meme com Lula sendo preso pelos EUA
Política · 1h
Brasileira desaparecida em Portugal foi assassinada por patroa
Brasileira desaparecida em Portugal foi assassinada por patroa
Mundo · 2h
“O Agente Secreto” vence Critics Choice Awards
“O Agente Secreto” vence Critics Choice Awards
Entretenimento · 14h
Em NY, Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”
Em NY, Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”
Mundo · 16h
Mais do PortalGO
Encontrado vivo jovem que sumiu no Pico Paraná (PR)
Roberto Farias Tomaz, 19 anos, foi encontrado vivo após passar cinco dias perdido na mata do Pico Paraná. Ele caminhou mais de 20 km 05 jan 2026 · Brasil
Reprodução
Venezuela ordena prisão de colaboradores do ataque dos EUA
Venezuela decreta caça a colaboradores do ataque americano. Nicolás Maduro, preso, enfrentará juiz em NY por narcotráfico. 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Rawpixel
Trump amplia ofensiva internacional após ação na Venezuela e ameaça Groenlândia e Colômbia
Disputa pela transição na Venezuela expõe divergências entre EUA, oposição e instituições do país 05 jan 2026 · Mundo
Reprodução redes sociais
Entenda o conflito entre Cariúcha e Danilo Bravo investigado pela Polícia Civil em SC
O caso, que envolve vídeos apagados, alegações de beijo forçado e expulsão de apartamento em Balneário Camboriú, já está sob investigação da Polícia Civil. 05 jan 2026 · Entretenimento
Reprodução
Aparecida apreende caminhões da Equatorial por mutilação de árvores
Ação ocorreu após denúncias e monitoramento da Semma e da Guarda Civil 05 jan 2026 · Cidades
Foto: Divulgação NCI PRF
Operação Rodovida de Ano Novo registra 6 mortes nas rodovias federais de Goiás
Fiscalização reforçada flagrou mais de 1,3 mil infrações durante o feriado 05 jan 2026 · Segurança
Foto: Carlos Becerra
Quem é Delcy Rodríguez, a possível líder da Venezuela
Após ofensiva dos EUA, Delcy Rodríguez surge como a nova líder da Venezuela. Conheça o perfil da nova presidente 03 jan 2026 · Mundo
Reprodução
Governo diz que não há vítimas brasileiras em ataque à Venezuela
Brasil monitora situação após ataques à Venezuela. Itamaraty diz não haver brasileiros feridos. Fronteira permanece aberta 03 jan 2026 · Brasil
Foto: Matias Delacroix
Reação global: líderes mundiais condenam ataque à Venezuela
Ofensiva americana na Venezuela gera reações internacionais. Colômbia se prepara para refugiados, Irã e Rússia condenam ataque na ONU 03 jan 2026 · Mundo
IA Grok, de Elon Musk, admite falha e geração de imagens de menores
Grok, chatbot de Elon Musk, admitiu falhas que geraram imagens sexualizadas de menores. França acionou órgãos reguladores para apurar violação 03 jan 2026 · Inteligência Artificial