DPU quer chegar a 28 núcleos de interiorização até final de julho

DPU inaugura 6 núcleos até julho, totalizando 28 postos no interior. Meta é universalizar atendimento a 64,6 milhões sem acesso.

Compartilhe

© DPU/Divulgação

A Defensoria Pública da União (DPU) pretende chegar a 28 novos postos de atendimento em cidades do interior, com a inauguração de seis novos núcleos regionais até o fim de julho. O programa de interiorização busca cumprir a ordem constitucional de universalizar a presença do órgão em todas as comarcas do país.

A Emenda Constitucional (EC) 80/2014 havia dado oito anos para que as defensorias estaduais, distrital e federal estivessem presentes em todas as comarcas e subseções judiciárias do país, mas o prazo não foi cumprido, diante de diversas dificuldades estruturais.

A DPU está presente em apenas 28,2% das 276 subseções da Justiça Federal espalhadas pelo país, segundo dados da Pesquisa Nacional de Defensoria Pública atualizados até abril de 2025.

O mesmo levantamento aponta que 64,6 milhões de brasileiros que ganham até três salários mínimos, público prioritário das defensorias, não têm acesso aos serviços de defensores federais.

Desde 2023, o programa de interiorização foi uma das maneiras encontradas pela DPU para ampliar sua cobertura mesmo sem o orçamento adequado. Por meio do programa, defensores públicos podem acumular ofícios em diferentes subseções judiciárias, mediante o pagamento de gratificações que chegam a um terço do salário.

O pagamento dessas gratificações foi regulamentado por uma lei sancionada em novembro de 2023, e os defensores passaram a atender localidades antes desassistidas, a maioria das vezes por meio de videoconferência ou e-mail. Até abril, a DPU estima que mais de 13,7 milhões de potenciais usuários passaram a ser alcançados com o programa.

Segundo a instituição, todos os 22 postos criados em 2024 e os seis a serem inaugurados até o mês que vem foram criados “sem gerar qualquer custo adicional para a administração superior, graças à racionalização de recursos e parcerias institucionais”.

O órgão esclarece que a escolha dos locais contemplados levou em conta indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a proporção entre o número de defensores públicos federais lotados no estado e sua população. Até o momento, foram atendidos 12 estados.

Com isso, os serviços da DPU alcançam agora mais de 122,3 milhões de brasileiros em situação economicamente vulnerável, 65,4% de toda a população.

A DPU atua em casos que têm como parte a União, o que inclui todos os processos previdenciários envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por exemplo. A grande maioria dessas ações tem como parte pessoas economicamente vulneráveis que buscam acesso a benefícios assistenciais.

Atualmente, somente com o tema previdenciário, há 4,2 milhões de processos pendentes de julgamento na Justiça Federal, segundo dados atualizados até 30 de abril pelo painel Justiça em Números.

Qualquer cidadão que precisar, por exemplo, entrar na Justiça para a autorização ou o custeio de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não tiver condições de pagar um advogado particular precisa ter acesso aos serviços da DPU.

Isso também ocorre, por exemplo, em relação a problemas com programas habitacionais e educacionais intermediados pela Caixa Econômica Federal

Recentes
Congresso dos EUA divulga fotos de Trump em acervo Epstein
Congresso dos EUA divulga fotos de Trump em acervo Epstein
Mundo · 7h
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Goiás · 9h
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Goiás · 10h
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Cultura · 10h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Exposição reúne imagens inéditas dos últimos dias de Iris Rezende como prefeito
Mostra destaca trabalho documental do fotógrafo Jackson Rodrigues 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Redes Sociais; PCGO Divulgação
Caso Dayara: empresário recebe 17 anos de prisão por feminicídio e ocultação de cadáver
Réu não poderá recorrer em liberdade 12 dez 2025 · Segurança
Divulgação Arcanaut Studios/ Lucasfilm Games
Star Wars, Resident Evil e Tomb Raider lideram principais anúncios do TGA 2025
TGA 2025 revelou novos trailers, demos e datas de mais de 40 jogos 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Secom/UFG/divulgação
Mutirão no HC-UFG prevê mais de 2 mil atendimentos neste sábado
Avaliação gratuita de câncer de pele ocorre das 9h às 15h 12 dez 2025 · Saúde
Foto: Coca-Cola
Brasileiro assume presidência global da Coca-Cola em 2026
Coca-Cola confirmou que Henrique Braun, executivo de carreira na empresa e ex-presidente no Brasil, assumirá como CEO global em março 12 dez 2025 · Economia
Amigo secreto: 5 sugestões de presente para acertar
A tradição do amigo secreto exige criatividade. Para ajudar, selecionamos 5 tipos de presentes versáteis e que têm grande chance de acerto. 11 dez 2025 · Economia
Foto: Reprodução
Servidora municipal morre após atropelamento por ônibus
Flávia Alves Rodrigues, 39 anos, servidora de Senador Canedo, morreu após ser atropelada por um ônibus. O acidente ocorreu no dia 3 11 dez 2025 · Goiás
Foto: Reprodução
Secretária deixa Sedicas no governo de Goiânia
Bárbara Jullienny pediu exoneração e deixa o comando interino da Sedicas. Ela ocupava o cargo desde setembro, acumulava a chefia de gabinete. 11 dez 2025 · Goiás
Trailer de “Supergirl” mostra Kara Zor-El em épico sci-fi
O filme “Supergirl” ganhou seu primeiro trailer. A produção, dirigida por Craig Gillespie, promete um épico espacial com Milly Alcock. 11 dez 2025 · Entretenimento
Embraer 195-E2 (PS-ADA) / Foto: Lucas Caetano
Qual é o melhor horário para viajar de avião?
Modelos de aeronave também influenciam a experiência na janela 11 dez 2025 · Turismo