Empresas procuraram menos crédito em março

Crédito empresarial cresce 0,9% em março, mas ritmo desacelera com juros altos. Micro e pequenas empresas lideram demanda.

Compartilhe

© Marcello Casal/Agencia Brasil

A procura de crédito por parte das empresas cresceu 0,9% em março de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024. Apesar da alta, o número é menor que o de meses anteriores, o que indica precaução das companhias em um cenário de juros altos.

O dado faz parte do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, da Serasa Experian, e foi obtido com exclusividade pela Agência Brasil.

O resultado de março é a quarta expansão seguida na procura por crédito na comparação com o mesmo período do ano anterior:

  • março 2025: 0,9%
  • fevereiro 2025: 13,1%
  • janeiro 2025: 11,3%
  • dezembro 2024: 5,1%

No acumulado de 12 meses até março, a procura por crédito cresceu 4,2%. Em janeiro, o resultado era expansão de 2,9% e, em fevereiro, 3,9%.

De acordo com a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, a desaceleração em março tem relação direta com o patamar alto de juros no país.

“O ritmo mais moderado na demanda por crédito em março reflete um cenário de cautela por parte das empresas diante desafios como o custo elevado do crédito e as incertezas econômicas provocadas pelo ambiente de juros elevado”, afirma.

Ela ressalta que o fato de uma empresa buscar crédito, ou seja, contrair dívidas, pode ser uma alavanca poderosa para investimento, pelo fato de que pode viabilizar projetos e também expansão de operações.

“O crédito acaba permitindo que esses investimentos aconteçam de forma antecipada e contribua positivamente para acelerar o crescimento das empresas”, aponta.

Juros contra inflação

Desde setembro do ano passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) tem elevado a Selic, taxa básica de juros da economia. De lá até maio, os juros passaram de 10,5% ao ano para 14,75% ao ano.

Por ser a taxa básica de juros, a Selic pode ser entendida como o custo dos bancos para captarem dinheiro. Dessa forma, o comportamento da Selic influencia outras taxas, como a dos empréstimos fornecidos pelas instituições financeiras.

A justificativa do Copom para aumentar a Selic ao longo dos últimos meses é o combate à inflação, uma vez que aumentar o custo do dinheiro desestimula o consumo das famílias, esfriando a economia, de forma que os preços recuem ou subam menos.

De acordo com o BC, o efeito da Selic na inflação leva de seis a nove meses para se tornar significativo.

Em abril – dado mais recente – o acumulado de 12 meses da inflação oficial, apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 5,53%, acima da meta do governo de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Uma consequência da política monetária restritiva (juros altos) é que empresas ficam menos propensa a pegar empréstimos para investir.

Oscilação

A economista da Serasa Experian avalia que a oscilação dos últimos meses, com momentos de baixa na procura e de alta, mesmo com juros altos, envolve bastante incerteza econômica em relação ao cenário prospectivo (busca por recursos), ao tamanho da desaceleração da economia, a como a taxa de juros pode impactar o consumo do brasileiro por bens e serviços.

“Existem muitas incertezas no cenário econômico que acabam justificando essa volatilidade de uma demanda às vezes um pouco mais forte, às vezes um pouco mais fraca e a demanda não necessariamente sofre uma contração porque muitas empresas, especialmente as micro e pequenas, acabam buscando o crédito como apoio para enfrentar esses momentos, afirma.”

Porte e setores

O indicador da Serasa Experian – empresa de tecnologia de dados que atua também na análise de crédito, autenticação e prevenção à fraude – revela que, em março ante o mesmo período do ano passado, o crescimento de 0,9% na procura por crédito empresarial foi empurrado pelos micro e pequenos empreendimentos (alta de 1,1%). Companhias de médio e grande porte registraram queda de 4,8% e 4,7%, respectivamente.

“Olhando especialmente para as micro e pequenas empresas, a utilização do crédito, especialmente nesses períodos de taxa de juros elevados, está normalmente mais associada a uma alternativa para melhorar a gestão financeira, melhorar a gestão do fluxo de caixa, possibilitando que as empresas mantenham suas operações e obrigações em períodos de receita mais comprometida, de receita menor”, detalhou Camila Abdelmalack à Agência Brasil.

A economista acrescenta que os micro e pequenos negócios também podem usar o crédito como impulsionador de crescimento, porém, é uma ação que “acaba funcionando melhor em momentos de taxa de juros mais baixa e não no ambiente hoje, de taxa de juros restritiva”.

A pesquisa mostra que a procura por empréstimos por parte de empresas do setor de serviços apresentou crescimento de 3,3% em março, seguido pela indústria (2,9%). Já o comercio recuou 2,5% na busca por crédito.

Para chegar aos números, a pesquisa consultou uma amostra de 1,2 milhão de CNPJ.

Recentes
Por que o Cerrado pega fogo? Entenda as causas naturais e humanas por trás das queimadas
Por que o Cerrado pega fogo? Entenda as causas naturais e humanas por trás das queimadas
Meio Ambiente · 2h
Aeroportos desafiadores: entre montanhas, ventos cruzados e pistas curtas
Aeroportos desafiadores: entre montanhas, ventos cruzados e pistas curtas
Mundo · 4h
3 filmes atemporais para ver em família no fim de semana
3 filmes atemporais para ver em família no fim de semana
Variedades · 5h
O que são microplásticos, de onde vêm e como afetam a saúde humana
O que são microplásticos, de onde vêm e como afetam a saúde humana
Meio Ambiente · 6h
Mais do PortalGO
Foto: Unsplash / Lorena Bôsso
Vai de Cultura: confira o que acontece em Goiânia neste fim de semana
Espetáculos de teatro, balé e música movimentam a cena cultural da capital goiana. 23 maio 2025 · Cidades
ALPs são partículas hipotéticas propostas por físicos teóricos, promissoras para compor a matéria escura – Foto: Daniel Cid/Pexels
Físicos propõem nova forma de detectar a misteriosa matéria escura
Após décadas de teorias sem resultados observáveis, astrofísicos persistem na busca por questão fundamental sobre a origem e a evolução do Universo 22 maio 2025 · Ciência
Fotos: Divulgação / Converse
Converse lança coleção de tênis e roupas inspirada em Naruto Shippuden
Converse lança coleção inspirada em Naruto Shippuden com tênis e roupas temáticas; vendas começam hoje (22). 22 maio 2025 · Variedades
Foto: Alex Malheiros
Vacinação contra gripe em Goiânia registra baixa adesão e preocupa autoridades
Com apenas 25% de cobertura vacinal, Goiânia enfrenta risco de superlotação em UTIs e autoridades reforçam a importância da imunização contra a gripe. 22 maio 2025 · Saúde
Foto: Divulgação / HBO
“IT: Welcome to Derry”: série inédita chega em 2025 e expande universo de Stephen King
HBO Max lança teaser de IT: Welcome to Derry, série marca retorno de Pennywise e estreia no outono de 2025. 22 maio 2025 · Cultura
Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária Federal
Espécie recebeu o nome verae em homenagem à professora doutora Vera Lúcia Gomes Klein, reconhecida por suas contribuições à botânica brasileira (Foto: UEG)
Nova espécie de planta do Cerrado é descoberta por professora da UEG 
Nova espécie de planta do Cerrado goiano é descoberta já sob risco de extinção. 22 maio 2025 · Ciência
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Anápolis é destaque no combate ao HIV e conquista Selo Ouro pela 2ª vez
Anápolis recebe Selo Ouro por excelência na prevenção e tratamento do HIV, reforçando políticas públicas de saúde e atendimento especializado. 22 maio 2025 · Cidades
Foto: Divulgação
Curtas goianos sobre identidade, meio ambiente e direitos estreiam no Cine Cultura
Cinco curtas goianos, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, serão exibidos gratuitamente no Cine Cultura. 22 maio 2025 · Cultura
Foto: Rodrigo Estrela
Aparecida inaugura o centro PATA para castração gratuita de cães e gatos
Aparecida de Goiânia inaugura centro público de castração e atendimento gratuito para cães e gatos de famílias vulneráveis e ONGs. 22 maio 2025 · Variedades