Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil

Prevalência aumenta com a idade e em pessoas acima de 60 anos

Compartilhe

© Divulgação/SESA/Governo do Paraná

Celebrado em 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão chama a atenção para os riscos desta doença silenciosa, que afeta órgãos vitais e está entre as principais causas de complicações cardiovasculares. Estudo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), vinculado ao Ministério da Saúde, mostra que pessoas com 60 anos ou mais apresentam maior propensão a desenvolver hipertensão arterial.

Informações da pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgadas em 2023, estimam que cerca de 30% da população adulta brasileira viva com hipertensão. O levantamento revela ainda que a prevalência é maior entre as mulheres nas capitais brasileiras, com 29,3% dos diagnósticos, enquanto os homens correspondem a 26,4%.

A cardiologista Poliana Requião, docente do Instituto de Educação Médica (Idomed), informa que a prevalência aumenta com a idade e em pessoas acima de 60 anos há entre 50% e 60% de pacientes hipertensos.

“Estima-se que cerca de 50% dos pacientes hipertensos não sabem do diagnóstico. É uma doença silenciosa”.

A data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce em todas as faixas etárias. “Apesar de a incidência da doença aumentar com a idade, isso não impede que jovens — e até mesmo crianças – sejam afetados“, diz a cardiologista.

pressão arterial, hipertensão arterial
Cardiologista alerta para importância da prevenção e do diagnóstico precoce em todas as faixas etárias – Imagem de Arquivo/Agência Brasil

A hipertensão arterial é caracterizada pelo enrijecimento das paredes das artérias — um processo lento, que na maioria das vezes se desenvolve sem apresentar sintomas até estágios mais avançados da doença. Segundo a cardiologista, diversos fatores podem contribuir para o surgimento do quadro.

“Os principais fatores de risco envolvem a predisposição genética e hábitos de vida inadequados, como alimentação rica em sódio, consumo excessivo de álcool, obesidade e sedentarismo”, afirma.

Trata-se de uma condição sistêmica que pode comprometer diferentes órgãos. No coração, por exemplo, pode provocar aumento do tamanho do órgão (hipertrofia) e, posteriormente, levar ao enfraquecimento da musculatura cardíaca, resultando em insuficiência cardíaca. Além disso, a doença é considerada o principal fator de risco para infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal, que pode evoluir para a necessidade de hemodiálise.

“A hipertensão pode matar. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2017, 388 pessoas morrem por dia no Brasil relacionadas direta ou indiretamente à hipertensão”, afirma Poliana.

Apesar de ser, na maioria dos casos, uma doença silenciosa, a hipertensão pode apresentar alguns sinais. “Dor de cabeça, náuseas, tontura, falta de ar, intolerância ao exercício, alterações visuais ou até disfunções eréteis podem surgir como sintomas”, alerta a médica. A especialista ressalta que, justamente por ser assintomática na maioria dos casos, a hipertensão pode passar despercebida por longos períodos, o que dificulta o diagnóstico precoce.

“Se tem antecedente familiar de hipertensão, deve-se redobrar os cuidados”, acrescenta Poliana. A aferição regular da pressão arterial é uma medida simples, mas essencial para levantar suspeitas e permitir a investigação adequada, prevenindo complicações causadas pela pressão elevada ao longo do tempo.

Para evitar complicações mais graves, como infarto, AVC ou insuficiência renal, a médica orienta que os pacientes diagnosticados com hipertensão adotem cuidados contínuos.

“É fundamental manter as mudanças no estilo de vida, fazer visitas ambulatoriais regulares e usar corretamente as medicações prescritas”, diz Priscila.

Segundo a nutricionista e coordenadora de Nutrição e docente da Universidade Estácio de Sá, Anete Mecenas, a dieta Dash (Dietary Approach to Stop Hypertension) é considerada um padrão alimentar saudável, sendo preconizada para o controle da hipertensão arterial, que consiste no adequado consumo de frutas, verduras, legumes, produtos lácteos com baixo teor de gordura, cereais integrais, peixes, aves, castanhas, amêndoas, nozes.

“A dieta também restringe o consumo de carnes vermelhas e processadas, além de sódio e bebidas açucaradas”, afirma a especialistas.

De acordo com a nutricionista, um ensaio clínico avaliou adultos norte-americanos, que evidenciou que o consumo da dieta DASH resultou em aumento na ingestão de nutrientes que podem contribuir para redução da hipertensão, como potássio, magnésio, cálcio, selênio, compostos fenólicos, fibras alimentares.

“A obesidade é uma doença que vem crescendo consideravelmente no país. Atualmente 55% da população brasileira tem excesso de peso. E a hipertensão é uma das comorbidades que estão associadas à obesidade. Normalmente pacientes obesos na faixa de 40- 45 anos também tem hipertensão”, comenta a nutricionista.

Recentes
CPMI do INSS convoca governador Romeu Zema (MG) para depor sobre esquema de consignados
CPMI do INSS convoca governador Romeu Zema (MG) para depor sobre esquema de consignados
Justiça · 10h
TRT mantém condenação por câmera em vestiário em GO
TRT mantém condenação por câmera em vestiário em GO
Goiás · 12h
Receita Federal alerta para falsas cobranças por WhatsApp e SMS
Receita Federal alerta para falsas cobranças por WhatsApp e SMS
Economia · 12h
CBF marca testes contra França e Croácia para março
CBF marca testes contra França e Croácia para março
Esportes · 13h
Mais do PortalGO
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Última rodada do Brasileirão, GP de Abu Dhabi que decide o campeão da F1, Final da Copa do Mundo de Futsal feminino e mais. 06 dez 2025 · Esportes
Foto: Thais Oliveira – Acervo pessoal
Expedição Araguaia: filme mostra como o projeto Araguaia Vivo formou ‘cientistas cidadãos’
Filme dirigido por docentes da UEG, PUC e UFG revela como a união entre pesquisadores e a comunidade ribeirinha transformou a preservação do Rio Araguaia. 06 dez 2025 · Meio Ambiente
Foto: FIFA
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Grupo do Brasil na Copa 2026 tem Marrocos, Escócia e Haiti. Caminho no mata-mata pode levar a confrontos pesados com Inglaterra e Argentina. 05 dez 2025 · Esportes
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Netflix compra divisão de streaming e estúdios da Warner Bros. Discovery. Negócio de US$ 72 bi cria gigante da mídia; HBO Max será integrada. 05 dez 2025 · Notícia
Foto: Reprodução / Prefeitura de Goiânia
Fim de semana reúne teatro, adoção de animais, cantata e feira de orquídeas
Eventos em Goiânia, Aparecida e Trindade oferecem opções culturais, sociais e formativas no primeiro fim de semana de dezembro 05 dez 2025 · Cultura
Foto: Estúdio Podcast Goiás
José Délio, prefeito com foco em resultados e dedicação à política 24h por dia, é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’
Episódio reúne avaliação administrativa e bastidores da AGM 05 dez 2025 · Quem vai ganhar?
Foto: Prefeitura de Aparecida
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Mais de 62 mil pontos agora usam tecnologia LED 05 dez 2025 · Cidades
Foto: Hegon Corrêa
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Vice-governador lidera cenário com 27,8% das intenções de voto 05 dez 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Fenômenos como tromba d’água exigem atenção redobrada dos visitantes 05 dez 2025 · Turismo
Reprodução
Aeronave é evacuada após equipamento de solo pegar fogo em Guarulhos
Latam realocou clientes e diz que não houve feridos 05 dez 2025 · Brasil