Aparecida 103 anos: Aparecida já respira novos ares, mas o trabalho está apenas no começo, diz prefeito Vilela

Compartilhe

Foto: Prefeitura de Goiânia

Meta da gestão Vilela é transformar Aparecida na melhor cidade para se viver e investir

Com o Produto Interno Bruto (PIB) que mais cresceu em Goiás nos últimos 12 anos — alta de 192% entre 2010 e 2022, chegando a R$ 16,9 bilhõesAparecida de Goiânia celebra 103 anos com o compromisso de se tornar a melhor cidade do interior do Brasil para viver e investir. Segundo o IBGE e o Instituto Mauro Borges (IMB), Aparecida é hoje a terceira maior economia do estado e a 80ª maior do país. A cidade também registra um salto expressivo no número de empresas ativas: de 6,4 mil em 2008 para mais de 154 mil em 2025.

Após um período de abandono, entre abril de 2022 a dezembro de 2024, Aparecida passa agora por um processo de reconstrução liderado pelo prefeito Leandro Vilela, que assumiu em janeiro com o desafio de reorganizar os serviços públicos, quitar dívidas e retomar obras paralisadas. “Estamos reconstruindo a cidade com planejamento, responsabilidade e respeito ao cidadão. E vamos transformá-la em referência nacional em qualidade de vida”, afirma o gestor.

Em menos de 5 meses, a nova gestão reestruturou a zeladoria urbana, recuperou a ponte da Avenida Toledo, recapeou trechos críticos da cidade e lançou obras importantes, como eixos estruturantes e duplicações viárias. Também restabeleceu a credibilidade institucional, permitindo parcerias com o Governo de Goiás e a chegada de 74 novos ônibus ao transporte coletivo.

No campo fiscal, o município herdou dívidas superiores a R$ 500 milhões. Vilela renegociou compromissos, como os salários atrasados de servidores, dívidas com fornecedores e pendências com o Banco Andino e o Hospital Municipal, o HMAP. A redução de quase 50% nos cargos comissionados ajudou a reorganizar as contas públicas.

Com foco em modernização, a Prefeitura lançou o “Aparecida Digital”, plataforma com mais de 200 serviços online, e retomou o CPDComitê Permanente de Desburocratização –, estimulando o ambiente de negócios. Na segurança, o GGIM conecta forças municipais e estaduais para ações integradas. A parceria institucional com Câmara, Estado e União também garantiu avanços como novos apartamentos populares, ambulâncias para o Samu e a PPP para modernizar toda a iluminação pública até o fim do ano.

A gestão também prioriza a população feminina, que é maioria em Aparecida. Em apenas três meses, inaugurou a nova sede da Deam no setor Veiga Jardim, entregou o 1º Restaurante do Bem da cidade e promoveu ações como o Goiás Social Mulher. A primeira-dama Lana Bezerra e a secretária Carolina Araújo lideram iniciativas de valorização e proteção das mulheres.

Moradores de todas as regiões reconhecem os avanços e demonstram orgulho de viver em Aparecida. “A cidade gera emprego, tem comércio forte e estrutura que melhora a cada dia”, relata o contador Wilson Faustino, morador do Serra Dourada 1.

Com gestão austera e transparente, Aparecida atrai a confiança do setor produtivo e de investidores. O governo estadual já licita a obra do eixo viário que ligará a região leste à GO-020, interligando o município a Senador Canedo e Bela Vista. “Estamos reconstruindo a cidade, retomando o respeito ao dinheiro público e devolvendo o orgulho aos aparecidenses”, afirma Vilela.

Os 103 anos de Aparecida são celebrados com conquistas importantes, como a implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), que está em fase de construção e deve gerar mais de 30 mil empregos, consolidando ainda mais a cidade como uma das maiores potências econômicas do estado.

Segundo dados do Caged divulgados em abril, Aparecida alcançou o melhor índice de empregabilidade dos últimos 12 meses, com 125.091 trabalhadores com carteira assinada em março de 2025um aumento de 3,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse desempenho reforça o dinamismo econômico da cidade, que atualmente conta com oito polos industriais e empresariais em funcionamento: Dimag, Daiag, Polo Empresarial Goiás, Parque Industrial Vice-Presidente José Alencar, Polo de Reciclagem, All Park, Cidade Empresarial e Global Park. Além do Dianot, está em fase de implantação o Polo Aeronáutico Antares.

Na área de saneamento básico também teve avanço. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2022), Aparecida possui cobertura de 93,64% no abastecimento de água e 76,46% de esgotamento sanitário, índices que colocam o município entre os mais bem atendidos do estado em serviços essenciais.

Raízes históricas e força econômica

Aparecida de Goiânia teve origem em 1922, quando uma missa celebrada na Fazenda Santo Antônio marcou o início da formação de um patrimônio religioso. A partir da doação de terras por moradores, foi construída a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, que se tornou o centro da futura comunidade. O local passou a ser conhecido como Arraial de Aparecida, cresceu com a instalação de comércios e, em 1958, foi elevado à condição de distrito com o nome de Goialândia.

Após intensa mobilização, foi emancipado em 1963, tornando-se oficialmente o município de Aparecida de Goiânia. Desde então, a cidade tem se destacado pelo rápido crescimento populacional e econômico, consolidando-se como um dos principais municípios do estado de Goiás.

Com 527.796 habitantes, Aparecida é o segundo maior município goiano, atrás apenas da capital. E desde 2009 consolida-se como polo industrial, empresarial e universitário.

Recentes
Flamengo quer ser primeira “Nação simbólico-cultural” reconhecida pela ONU
Flamengo quer ser primeira “Nação simbólico-cultural” reconhecida pela ONU
Esportes · 5min
“Não é uma mensagem de um delinquente do PCC para outro” diz Moraes sobre anotações de Ramagem
“Não é uma mensagem de um delinquente do PCC para outro” diz Moraes sobre anotações de Ramagem
Brasil · 4h
“Não há dúvida de que houve tentativa de golpe”, diz Moraes ao detalhar atos de Bolsonaro
“Não há dúvida de que houve tentativa de golpe”, diz Moraes ao detalhar atos de Bolsonaro
Brasil · 5h
Moraes diz que questionamentos sobre delação beiram litigância de má-fé
Moraes diz que questionamentos sobre delação beiram litigância de má-fé
Brasil · 5h
Mais do PortalGO
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
PF cumpre mandado contra suspeito de assédio à deputada Silvye Alves
Investigado está proibido de acessar a internet e contatar vítimas 09 set 2025 · Justiça
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
STF retoma julgamento da trama golpista; acompanhe ao vivo
Resultado será na sexta-feira (12) 09 set 2025 · Brasil
NCI PRF
PRF apreende arma, quase mil munições e 66 celulares escondidos em caminhão na BR-153
Motorista foi preso em flagrante na BR-153, em Jaraguá. 09 set 2025 · Segurança
Reprodução Instagram – oba_olimpiada
Estudante de Goiânia brilha em Olimpíada Latino-Americana de Astronomia
Olimpíada reuniu estudantes de 14 países da América Latina 09 set 2025 · Brasil
Cecília Sebba, 10 anos, vence Copa WV de Três Tambores
Em um ano de treinos, Cecília Sebba, 10 anos, conquista título nacional de Três Tambores. Goiana é recordista estadual e promessa do esporte. 09 set 2025 · Esportes
Mundial de Clubes Feminino começa em outubro
Brasil pode ter representante no 1º Mundial de Clubes Feminino. Campeão da Libertadores se junta a Arsenal e Gotham FC. 08 set 2025 · Esportes
Fim de semana esportivo: vôlei, F1, acesso na D e final do Brasileirão Feminino
Fim de semana esportivo: Brasil leva bronze no vôlei, Verstappen vence GP Itália, quatro times sobem para Série D e final feminina 08 set 2025 · Esportes
Dallara GP2 2008 correndo em um local próprio para a pratica do automobilismo – Foto: Internet
Motorista de “Fórmula 1” é preso em rodovia na Tchéquia
Polícia usou dezenas de viaturas e helicóptero para prender motorista de carro de competição em rodovia. Veículo é ilegal para vias públicas. 08 set 2025 · Mundo
Foto: Portal Consed
Dia Mundial da Alfabetização: Goiás avança, mas desafios na era digital persistem
Idosos e desigualdades digitais exigem atenção 08 set 2025 · Educação
Foto: Alex Malheiros
Brilha Goiânia alcança 100 mil lâmpadas de LED
Equipes avançam para regiões Oeste e Sudoeste para concluir cobertura 08 set 2025 · Cidades