Câmara pode votar urgência para aumentar número de deputados federais

Autora do projeto, deputada Dani Cunha (União-RJ), defende aumento de ~3% no total de deputados. Críticos apontam custos e questionam Censo 2022 como base.

Compartilhe

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O projeto de lei complementar (PLP) 177 de 2023 que prevê o aumento do número de deputados federais no Brasil entrou na pauta de votações da Câmara dos Deputados nesta semana com um requerimento de urgência que pode acelerar a tramitação do texto.

O PLP é uma resposta à exigência do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso vote lei, até 30 de junho deste ano, para redistribuir a representação de deputados federais em relação a proporção da população brasileira em cada unidade da federação (UF).

O STF acatou uma ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo Federal em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional. O Pará argumentou que teria direito a mais quatro deputados desde 2010. A atual distribuição dos 513 deputados federais foi definida em 1993.

O Artigo 45 da Constituição define que o número de deputados “será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta deputados”.

Em sua decisão, o STF determina que, caso o Congresso não atualize a representação parlamentar por Estado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá fixar, até 1º de outubro de 2025, o número deputados para a legislatura que começará em 2027. O TSE deverá usar os dados do Censo de 2022.

Mais deputados

No projeto de lei de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), proíbe-se a redução do número de deputados para menos de 513, além de vetar que qualquer estado perca representação. Com isso, a correção do número de representantes por unidade da federação teria que ocorrer via aumento de parlamentares.

“Se necessário, deveremos aumentar o número de deputados da nossa Câmara, que mesmo se ocorrer em número de cerca de 3%, em nada significará, levando em conta um aumento de população e de eleitores, em média no país, superior a 240% [entre 1994 e 2022]”, diz o relatório da deputada Cunha.

Censo 2022

Apesar do STF indicar que a representação por UF deve ser feita com base no último censo de 2022, o projeto de lei complementar até então apresentado determina novo recenseamento com participação compulsória das famílias para definir o número total da população.

“[O censo de 2022] trouxe várias inconsistências que prejudicaram alguns estados e muitos municípios. Não parece crível, a quem vive no Rio de Janeiro, a redução da população em determinadas áreas do Estado, onde sabemos as dificuldades de acesso a população real, em função do domínio das áreas mais carentes”, disse a autoria do projeto.

O relator designado para o projeto foi o deputado Damião Feliciano (União-PB), que poderá apresentar alterações em relação ao projeto de autoria da deputada Dani Cunha.

Recentes
CGU assume processos administrativos instaurados pelo INSS
CGU assume processos administrativos instaurados pelo INSS
Justiça · 13h
HAPVIDA: O Alerta Vermelho da Insatisfação dos Clientes
HAPVIDA: O Alerta Vermelho da Insatisfação dos Clientes
Saúde · 14h
Indústria investe no fortalecimento de cooperativas de coleta seletiva
Indústria investe no fortalecimento de cooperativas de coleta seletiva
Economia · 14h
Safra de café deve crescer 2,7% e chegar a 56 milhões de sacas em 2025
Safra de café deve crescer 2,7% e chegar a 56 milhões de sacas em 2025
Economia · 15h
Mais do PortalGO
Foto: Steffen Prößdorf/Wikimedia
Merz é eleito chanceler da Alemanha após derrota no primeiro turno
Novo chanceler alemão promete retomar crescimento econômico e apoio à Ucrânia, mas início conturbado gera dúvidas sobre estabilidade. 06 maio 2025 · Mundo
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Associação orienta consumidores a ativarem mecanismos de segurança 06 maio 2025 · Brasil
Foto: Carola68/Pixabay
Brasil sobe cinco posições no ranking do IDH e está na 84ª colocação
Índice vai de 0,780 em 2022 para 0,786 em 2023 06 maio 2025 · Brasil
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Érika Hilton abre encontro nacional sobre memória e diversidade do Judiciário em Goiânia
Deputada Érika Hilton abre evento nacional sobre memória e diversidade do Judiciário nesta terça (6) em Goiânia. 06 maio 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Estudantes da UFG representarão Goiás na RoboCup 2025, o maior campeonato de robótica do mundo
Equipe da UFG é classificada para a RoboCup 2025, o maior campeonato de robótica do mundo. Estudantes buscam apoio para representar Goiás no evento… 06 maio 2025 · Educação
Foto: Youtube RockstarGames
Rockstar revela novo trailer do GTA VI com visuais impressionantes e data de lançamento
Veja o novo trailer do GTA VI divulgado pela Rockstar! Vice City moderna, protagonistas inéditos e data oficial de lançamento. 06 maio 2025 · Entretenimento
Foto: Antonio Augusto/STF
Convênios com entidades suspeitas de fraudes em descontos do INSS foram assinados nos governos Temer, Bolsonaro e Lula
Sete convênios assinados no governo Bolsonaro autorizaram descontos suspeitos em aposentadorias e pensões. 06 maio 2025 · Brasil
Foto: Pixabay
80% dos professores de escolas públicas presenciaram bullying em 2023, aponta MEC
Levantamento revela também aumento de casos de discriminação e impacto da pandemia no comportamento dos alunos 06 maio 2025 · Brasil
Procurador-geral da Câmara / Foto: Divulgação
Vereador aciona PM após procurador apontar arma para assessor na Câmara de Goiânia
Briga teria começado por conta de uma vaga de estacionamento 06 maio 2025 · Política
Fotos: Divulgação
Teatro Sesc Centro tem programação cultural diversa e acessível em maio
Programação do Teatro Sesc Centro em maio reúne teatro, música e dança com atrações gratuitas e preços acessíveis. 06 maio 2025 · Cultura