CNU 2025 terá 3.352 vagas em 35 órgãos federais

Compartilhe

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) vai oferecer 3.352 vagas distribuídas em 35 órgãos da administração pública federal. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, nesta segunda-feira (28).

Do total de vagas, 2.180 são para convocação imediata, sendo 1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário.

As demais vagas (1.172) serão para formação de cadastro reserva. Todas essas vagas são de nível superior.

Segundo a ministra, a previsão é que os candidatos da lista de espera sejam convocados em curto prazo logo após a homologação dos resultados do CNU 2.

“A gente fez por cadastro reserva não porque não irá contratar. E, sim, porque a gente fez um quantitativo que a gente pode precisar um pouco menos ou um pouco mais, dependendo do processo de dimensionamento da força trabalho que estamos fazendo [em cada órgão federal]”.

Novo formato

As provas objetiva e discursiva do CPNU 2 serão realizadas em duas fases e em duas datas.

O MGI prevê que a prova objetiva seja aplicada em 5 de outubro deste ano em 228 cidades de todas as unidades da federação, como ocorreu em agosto de 2024. Somente os habilitados nesta primeira fase, farão a prova discursiva em 7 de dezembro.

A ministra comentou o formato inédito. “As provas serão em duas fases, com duas datas diferentes, porque uma habilitará para outra fase. Essa é a grande mudança.

“Isso acontece em outros concursos. A gente não tinha feito assim no CPNU 1, tentando fazer tudo na mesma data. Na nossa visão, isso foi um dos pontos que, desde a nossa análise do concurso, era algo que poderia ser aperfeiçoado”, explicou a ministra.

Blocos temáticos

Na nova edição do chamado Enem dos Concursos, as vagas estarão divididas em nove blocos temáticos. Na primeira edição, foram oito.

O MGI adotará a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com possibilidade de o candidato definir uma lista com a ordem de preferência pelos cargos.

Banca examinadora

A banca examinadora ainda não foi definida, e o MGI firmará o contrato com a empresa escolhida por chamamento público, com dispensa de licitação, mesmo modelo adotado na primeira edição do concurso unificado. Neste formato, as empresas apresentam suas ofertas ao Poder Público.

A ministra esclareceu que o termo de referência (TR) do concurso será enviado, nesta segunda-feira, às bancas examinadoras de todo o país, que cumprem os requisitos mínimos exigidos pelo governo federal para a realização de um concurso público.

“Não é uma dispensa de licitação sem concorrência. É uma maneira que a administração pública utiliza, diante de ter poucas bancas que são capazes de fazer um concurso dessa dimensão.”

A partir da contratação da banca examinadora, a ministra estima que o edital do CNU 2 seja publicado no início de julho.

De acordo com o cronograma apresentado na sede da pasta, em Brasília, as inscrições dos candidatos devem ser realizadas em julho. A divulgação dos resultados finais ocorrerá em fevereiro de 2026.

Primeiro CNU

A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, em 2024, é apontada como o maior certame já realizado no Brasil.

O número de inscritos somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de cargos públicos de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. As remunerações dos futuros servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

A primeira edição do certame foi realizada em 18 de agosto do ano passado, simultaneamente, em 228 cidades de todas as unidades das federações, mediante o pagamento de uma única taxa de inscrição. Cerca de 1 milhão de candidatos realizaram as provas objetivas e discursivas. O objetivo do governo federal foi democratizar o acesso da população às vagas do serviço público.

Na última sexta-feira (25) o governo publicou a portaria que autoriza a primeira convocação de 4,3 mil aprovados no concurso unificado. As nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais.

Recentes
Portugal diz que energia será restaurada no país nas próximas horas
Portugal diz que energia será restaurada no país nas próximas horas
Variedades · 8h
Corinthians anuncia Dorival Júnior como treinador da equipe
Corinthians anuncia Dorival Júnior como treinador da equipe
Esportes · 11h
Dino dá 48 horas para líder do PL explicar acordo sobre emendas
Dino dá 48 horas para líder do PL explicar acordo sobre emendas
Política · 13h
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
Poder · 14h
Mais do PortalGO
Concerto especial da Filarmônica de Goiás apresenta peças de Mozart, Dvořák e Shostakovich (Fotos: Cinthia Oliveira)
Filarmônica apresenta grandes mestres da música em concerto gratuito
Sob regência do maestro titular Neil Thomson, público será conduzido por programa que atravessa diferentes épocas e estilos. Apresentação será no Teatro Sesi 28 abr 2025 · Cultura
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Servidores do Ministério da Cultura entram em greve nesta terça
Servidores da Cultura iniciam greve por tempo indeterminado, exigindo valorização salarial e a criação do PCCULT, plano de carreira para o setor. 28 abr 2025 · Brasil
Foto: Reprodução Redes Sociais
Bolsonaro segue internado na UTI; estado de saúde apresenta sinais de melhora
Ex-presidente está internado desde o dia 11 de abril. 28 abr 2025 · Brasil
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Deputada Federal Marussa Boldrin denuncia ex-marido por violência doméstica em carta aberta
O ex-marido é uma figura conhecida na política de Goiás e já foi superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer de Goiás 28 abr 2025 · Goiás
Fotos: João Amarilla e Cinthia Oliveira
Estudantes do Basileu França conquistam dois prêmios na maior competição de balé juvenil do mundo
Desde 2023, o Basileu França já acumula 36 prêmios em competições internacionais 28 abr 2025 · Goiás
O Sebrae também esteve na edição 2024 da Gamescom Latam, a maior feira do setor na América Latina. Foto: Divulgação.
Sebrae vai levar 50 empreendedores dos jogos para a Gamescom Latam
O Sebrae-SP também lançará novos programas para fortalecer o setor. 28 abr 2025 · Brasil
Foto: André Gustavo Stumpf
PEC da Segurança Pública: o que muda e por que causa polêmica?
Em resposta à preocupação nacional, o governo propõe uma PEC para reformular a segurança pública, constitucionalizando o SUSP e gerando debates sobre o papel da… 28 abr 2025 · Brasil
© Silvio Avila/CPB
Brasil conquista 10 medalhas na etapa de Indianápolis do World Series
Gabriel Araújo é o destaque ao garantir seis medalhas 28 abr 2025 · Brasil
© Dom Abade Paulo/Arquivo Pessoal
Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa
“Será bispo e papa”, disse ela há décadas. Hoje, ele é arcebispo do RJ 28 abr 2025 · Variedades
Daniel Vilela e Ronaldo Caiado: afinados. Foto: Secom Goiás
Daniel Vilela, Ronaldo Caiado e o desafio de comandar o futuro de Goiás
Ronaldo Caiado presidente e Daniel Vilela trabalham afinados como pré-candidatos a presidente e a governador 28 abr 2025 · Colunas