Os resultados do Enem 2025 colocaram Goiás na liderança nacional entre as redes estaduais de ensino e voltaram a projetar o modelo educacional implantado no estado nos últimos anos. Segundo os microdados do exame, os estudantes da rede estadual goiana alcançaram média de 571,61 pontos na redação, o maior desempenho eOs microdados do Enem 2025 colocaram Goiás na liderança nacional entre as redes estaduais de ensino na prova de redação. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes da rede estadual goiana alcançaram média de 571,61 pontos, o maior desempenho entre todas as redes estaduais do país.
O resultado passou a ser usado por aliados da ex-secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, como argumento em defesa do modelo educacional implantado durante sua gestão. O grupo também cita o desempenho como um dos principais ativos da ex-secretária nas articulações políticas para as eleições de 2026.
Os resultados também aparecem no desempenho das escolas. O Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Doutor César Toledo, em Anápolis, registrou a maior média geral do estado, com 621 pontos. Já o CEPMG Gabriel Issa alcançou média de 803,72 pontos na redação, uma das mais altas entre as escolas públicas brasileiras.
Entre as dez escolas estaduais mais bem colocadas em Goiás, sete superaram os 740 pontos na redação. Nove delas pertencem ao modelo de colégios militares. O Colégio Estadual em Período Integral (CEPI) Sylvio de Mello, em Morrinhos, aparece como a única escola de ensino integral tradicional entre os primeiros colocados, ocupando a terceira posição geral, com média de 603,11 pontos.
Outro destaque foi o desempenho em matemática, considerada uma das áreas mais desafiadoras do exame. Três escolas estaduais ultrapassaram a marca dos 600 pontos: o CEPMG Doutor César Toledo (630,89), o CEPI Sylvio de Mello (608,95) e o CEPMG Integral Doutor Tharsis Campos (605,68).
Segundo a assessoria da ex-secretária, os resultados refletem um conjunto de políticas adotadas nos últimos anos, entre elas a expansão do ensino em tempo integral, investimentos em infraestrutura, distribuição de Chromebooks, valorização dos profissionais da educação e programas voltados à preparação dos estudantes para o Enem, como Só Vem Enem, Bolsa Estudo e Prêmio Redação Enem.
Em declaração divulgada pela assessoria, Fátima Gavioli atribuiu o desempenho ao trabalho conjunto desenvolvido na rede estadual.
“Nossa gestão não teria chegado a esse resultado sem a proatividade de todos os professores que acreditaram na força do trabalho coordenado e em conjunto”, afirmou.
A leitura política sobre o desempenho ocorre em meio às articulações para as eleições de 2026. Embora ainda não tenha oficializado candidatura, Fátima Gavioli é apontada por aliados como possível candidata à Câmara dos Deputados. Para esse grupo, os resultados obtidos pela rede estadual fortalecem o discurso de que a experiência desenvolvida em Goiás pode servir de referência para o debate nacional sobre políticas públicas de educação.
