Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia consolidaram seus nomes na história da música mundial na noite deste domingo (1º), ao conquistarem o prêmio de Melhor Álbum de Música Global na 68ª edição do Grammy, em Los Angeles. A vitória veio pelo disco “Caetano e Bethânia Ao Vivo”, registro da turnê histórica que reuniu os dois ícones baianos nos palcos em 2024 e 2025.
Curiosamente, os artistas não acompanharam a cerimônia ao vivo. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Caetano aparece registrando o momento em que soube da notícia e, imediatamente, ligou para a irmã. A reação de Bethânia foi de genuína surpresa: “Ah, já teve, foi? Eu nem sabia que horas era”, comentou a cantora durante o telefonema. O prêmio foi aceito no palco pela lendária cantora de jazz Dee Dee Bridgewater, já que os brasileiros não estavam presentes no evento.
Uma conquista inédita para Bethânia
Embora Caetano Veloso já fosse veterano na premiação — acumulando agora três gramofones dourados (venceu em 2000 com “Livro” e em 2001 pela produção de “João Voz e Violão”) —, para Maria Bethânia, a noite marcou sua primeira vitória. Mais do que um reconhecimento individual, a estatueta coloca a “Abelha Rainha” em um patamar diferenciado: ela se torna a primeira intérprete pura de MPB a vencer na categoria principal do Grammy.
O reconhecimento internacional chega em um momento simbólico, já que Bethânia completa 80 anos de vida em 18 de junho de 2026. A vitória também corrige uma lacuna histórica frequentemente apontada por críticos musicais, dado que nomes como Elis Regina e Gal Costa, apesar do imenso talento, nunca chegaram a ser indicadas à premiação norte-americana.
Disputa internacional
O álbum dos irmãos Veloso superou concorrentes de peso na categoria de Música Global, incluindo astros contemporâneos e veteranos como Burna Boy (“No Sign of Weakness”), Youssou N’Dour (“Eclairer le monde”) e Anoushka Shankar. Com este triunfo, Caetano e Bethânia se juntam a um seleto grupo de artistas brasileiros, como Gilberto Gil e Milton Nascimento, que também já foram laureados na mesma categoria em edições passadas.





