A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que o ciclone no litoral sul do Brasil pode provocar tempestades com granizo em Goiás. A meteorologista Elizabete Alves explicou que o fenômeno, aliado ao canal de umidade vindo do Norte do país, aumenta as condições para a formação de pancadas de chuva no estado.
Segundo Elizabete, o cenário deve intensificar as precipitações principalmente na sexta-feira e no sábado, com maior risco na região que faz divisa com o Triângulo Mineiro, incluindo áreas de Itumbiara e Catalão.
“A consequência seria as condições de pancadas de chuva sexta e sábado, principalmente na região que faz divisa com o Triângulo Mineiro, região de Itumbiara e de Catalão, trazendo volume que pode ser significativo, em torno de 60 milímetros ou até mesmo 100 milímetros, em termos de quantidade de chuva em 24 horas”, afirmou.
A meteorologista também destacou que o estado pode registrar queda de granizo, com maior chance neste sábado (30).
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, afirmou que o ciclone atua com maior intensidade nos estados da faixa litorânea, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Em Goiás, no entanto, o sistema deve influenciar o tempo com aumento de nebulosidade, reforçado pela umidade vinda do Norte.
“Tem nebulosidade vindo da região norte e ele amplifica também, lançando esse movimento para dentro do continente, aumentando mais ainda a nebulosidade. E essa nebulosidade combinada com o calor diurno, então vai favorecendo as áreas de instabilidade”, explicou.
Amorim disse que as condições podem provocar granizo de forma isolada, além de chuva acima de 55 mm e ventos que podem chegar a 50 km/h. Segundo ele, a passagem da frente fria associada ao ciclone impulsiona a instabilidade no Brasil Central e favorece a ocorrência das chuvas em Goiás.





