O dia mais aguardado pelos fãs de Hawkins finalmente chegou. Neste Natal, a Netflix entregou o Volume 2 da quinta e última temporada de Stranger Things, quase encerrando a jornada de quase dez anos. Quase, pois o episódio final é somente no ano novo.
Se você vai aproveitar o feriado para maratonar os episódios finais, a tensão é alta: o destino da cidade — e do mundo — está em jogo. Para garantir que você não perca nenhum detalhe em meio ao caos do Mundo Invertido, preparamos um guia definitivo com a cronologia dos eventos e os pontos cruciais do Volume 1, lançado em novembro.
Onde tudo começou
Para entender o final, é preciso olhar para o início. A série construiu seu mito em três atos principais, começando pelo sumiço de Will Byers e a descoberta de Eleven (011) e dos experimentos no Laboratório de Hawkins. Ali já ficou claro que tudo começou com Henry Creel, o número 1, já transformado em Vecna, tramando e executando tudo por trás, deixando o Demogorgon com o protagonismo.
Na segunda temporada, o foco mudou para a possessão de Will pelo Devorador de Mentes. Onze fechou o portal, mas a semente do mal permaneceu, contando ainda com a participação especial de Sean Astin, o ator que interpretou Samwise Gamgee na trilogia Senhor dos Anéis, e a introdução da “irmã” da Jane, Kali, que retorna no Volume 1 da quinta temporada.
Já na terceira temporada, a vida parece mais colorida com as crianças crescendo e a icônica frase “um pé na sua bunda” dita por Onze a Mike. O caos durante a batalha no Shopping Starcourt revelou uma infiltração russa em Hawkins, condizente com a Guerra Fria, e o sacrifício de Billy — que para alguns não foi o suficiente para redimi-lo — junto à suposta morte de Hopper, marcaram o fim da infância do grupo.
A ascensão do Vecna
A quarta temporada foi literalmente um divisor de águas ao dar um rosto ao mal. Descobrimos que o vilão Vecna é, na verdade, Henry Creel (001), o primeiro experimento do Dr. Brenner. Banido por Eleven para o Mundo Invertido anos atrás, ele planejou sua vingança meticulosamente, selecionando a dedo suas vítimas.
Tivemos personagens como Eddie, que se especula que voltará no Volume 2, além da Erica Sinclair, irmã do Lucas, ganhando mais tempo de tela em momentos icônicos. Caso você, leitor, não seja cronicamente online, alguns memes surgiram com ela sendo “dublada” como Rochelle, da série Todo Mundo Odeia o Chris. Como você pode ver nesse edit que viralizou no TikTok, a comparação com a mãe do Chris é inevitável.
@fc_strangerthings4 #ERICA é literalmente a mini #rochelle //tags: #ericasinclair #erica #sinclair #dustinhenderson #lucassinclair #rochelle #todomundoodeiaocris #priah #strangerthings #strangerthings5 #strangerthigsedit #st4 #netflix #vaiprofycaramba #fypシ #fyp #fc_strangerthings4 #viral @Netflix Brasil ♬ som original – ɥı̣ɹ
O plano de Vecna exigia quatro “sacrifícios” para romper a barreira entre as dimensões. Ele obteve sucesso através de Max, que chegou a morrer clinicamente antes de ser trazida de volta por Jane, ficando em coma profundo. Como resultado de tudo isso, Hawkins foi literalmente rasgada por fendas gigantescas.
Mas no Volume 1 mostraram ser algo tão bobo, pois justo no primeiro episódio ficou claro que os militares tamparam essas fendas e crianças estavam escorregando como num parque de diversões em cima das proteções metálicas.
O que aconteceu no Volume 1
Os quatro primeiros episódios da última temporada, lançados no mês passado, mostraram que o conflito ganhou ainda mais tração. A trama avançou para o outono de 1987, com Hawkins transformada em uma zona de guerra sob quarentena militar, enquanto o Mundo Invertido vaza para as ruas.
Em uma clara referência narrativa com a primeira temporada, a pequena Holly Wheeler foi sequestrada por um Demogorgon a mando do Vecna, servindo de isca para atrair o grupo para uma armadilha final. Nesse contexto, Will finalmente abraçou sua conexão com o vilão, conseguindo “ver” através dele e tornando-se o sensor da resistência humana, enquanto Eleven enfrenta a perseguição da Dra. Sullivan.
O último episódio terminou num clímax difícil de superar… o Vecna apareceu e saiu do Mundo Invertido por um portal cercado e protegido pelos militares e, pelo que a maioria dos fãs entendeu, ele deu poderes psíquicos a Will, aparentemente os mesmos da Onze e dele próprio.
O que esperar do Volume 2
A conclusão chega com os episódios 5, 6 e 7: “Shock Jock”, “Escape from Camazotz” e o grandioso final, “The Bridge” (A Ponte). Há uma especulação enorme sobre Steve Harrington, pois ele e Dustin andam meio brigados, o que pode gerar aquele clima inconsolável se Steve morrer. Em uma entrevista no programa do Jimmy Fallon, os irmãos Duffer teriam “deixado escapar” que Steve é o próximo a morrer após um Funko do personagem cair da mesa, mas resta saber se deixariam algo tão na cara.
@3editedbymora #STEVEHARRINGTON || NOO🙁 #strangerthings5 #joekeery #strangerthings #foryoupage ♬ When It's Cold I'd Like To Die – Moby
Além disso, Millie Bobby Brown teria dado a entender que não gostou do final da sua personagem, o que os fãs interpretam como uma reação forçada, semelhante ao que ocorreu com o elenco de Game of Thrones. Que isso não seja um déjà-vu.
@cinemaclub.br Quando a pergunta é sobre o final da personagem… e a resposta é só: aham…. Admito que deu até um medinho. 🥹😮💨 E vocês… como acham que vai ser o final de Stranger Things? #series #strangerthings #gameofthrones #emiliaclarke #milliebobbybrown ♬ som original – Elaine
Sobre o destino de Max, a grande aposta é que Eleven tentará resgatar sua consciência de dentro da “mente colmeia” de Vecna, já que ela se encontrou com a consciência da Holly. O título do episódio final sugere a tentativa de selar definitivamente as fendas, mas o custo ainda é incerto.
Próximo ao Réveillon, voltamos aqui para comentar as expectativas para o Capítulo 8: “O Mundo ‘Direito’”, que terá incríveis 2 horas e 8 minutos. Era isso ou nada, a Netflix não poderia deixar a “galinha dos ovos de ouro” sem um final digno de cinema, pelo menos em duração.








