O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) foi apontado como o 4º melhor hospital público do Brasil no ranking “Os Melhores Hospitais e Clínicas da América Latina 2025”, elaborado pela consultoria internacional IntelLat. A unidade também aparece na 15ª posição entre todos os hospitais públicos e privados do país e em 41º lugar na lista geral da América Latina, que avaliou 80 instituições.
O levantamento, divulgado em setembro, analisa mais de mil critérios de desempenho, como segurança e resultados clínicos, gestão de pessoas, eficiência operacional, tecnologia, sustentabilidade e experiência do paciente. A pesquisa também leva em conta a percepção de mais de 12 mil profissionais de saúde da região.
O resultado reflete a consolidação do HMAP como uma das principais referências em atendimento de alta complexidade do Centro-Oeste. Construído pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia e administrado pelo Einstein desde 2022, o hospital possui 235 leitos, sendo 49 de UTI, além de 10 salas cirúrgicas e uma equipe de mais de 1.100 profissionais.
Desde sua inauguração, em 2018, o HMAP tem ampliado a capacidade de atendimento. Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o hospital foi responsável por 90% dos procedimentos eletivos realizados pelo SUS em Aparecida de Goiânia. Em 2025, recebeu a acreditação ONA nível 1, que certifica a segurança e qualidade dos serviços prestados, e o Selo Top Performer, concedido a UTIs com alto desempenho no cuidado a pacientes críticos.
O reconhecimento da IntelLat reforça o papel do HMAP como um dos principais polos de saúde pública do país e destaca a importância da gestão eficiente na oferta de serviços de excelência pelo SUS.










