O Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), em Goiânia, retomou a realização de cirurgias eletivas pediátricas, ginecológicas e obstétricas, fortalecendo o atendimento a mães e crianças na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a unidade já contabilizou 1.701 atendimentos de urgência e emergência, 660 consultas e exames ambulatoriais e 321 partos desde o início da nova gestão.
De acordo com Frank Cardoso Barbosa Viana, médico e assessor técnico da SMS, a retomada das cirurgias eletivas é um passo importante no restabelecimento completo da maternidade.
Entre os procedimentos retomados estão cirurgias ginecológicas e de mama, como histerectomias, miomectomias, laqueaduras, correção de prolapso genital e tratamentos de complicações obstétricas. Para organizar o acesso, a SMS realiza revisão da fila de espera, que inclui pacientes desde 2021. “Chamamos isso de higienização da fila, para identificar quem mais precisa de atendimento e garantir que a assistência chegue a quem necessita com prioridade”, explicou Frank.
A diretora-geral do HMDI, Anna Carolina Sampaio Garcia, destacou que os avanços foram possíveis por meio da recomposição de estoques, aquisição de equipamentos e início de reformas estruturais. Até setembro, a unidade realizou 89 cirurgias, sendo 79 de urgência e 10 eletivas. O próximo passo é liberar leitos e retomar 100% dos procedimentos em todas as especialidades.