Dino mantém cassação de Chiquinho Brazão por faltas

STF mantém cassação de Brazão, réu como mandante do assassinato de Marielle Franco. Decisão da Câmara foi por 72 faltas não justificadas.

Compartilhe

© Agência Câmara

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quinta-feira (28) o mandado de segurança da defesa e manteve a cassação do mandato do ex-deputado Chiquinho Brazão, réu pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018.

Em abril, a Mesa Diretora da Câmara cassou Brazão por excesso de ausências não justificadas. Preso preventivamente por mais de um ano sob acusação de ser um dos mandantes do crime, o ex-parlamentar acumulou 72 faltas em sessões plenárias. Hoje, ele cumpre prisão domiciliar enquanto aguarda julgamento.

Dino explicou que o Regimento Interno da Câmara não prevê prisão preventiva entre as hipóteses de licença parlamentar e que, por isso, não poderia anular a decisão da Mesa. Segundo ele, a medida também se enquadra no artigo 55 da Constituição, que determina perda de mandato ao parlamentar que faltar a um terço das sessões ordinárias.

“No exercício de funções de membro de Poder, diretamente delegadas da soberania popular, a presença física na sede do respectivo Poder deve ser a regra, admitindo-se apenas episodicamente o ‘trabalho remoto’”, escreveu Dino.

O ministro afirmou não ver probabilidade de reverter a cassação, mas deixou aberta a possibilidade de reavaliação caso a ação penal sobre o assassinato de Marielle aponte nulidades.

A defesa de Brazão sustenta que a decisão da Câmara viola a presunção de inocência e cria uma nova hipótese de restrição de direitos políticos. O advogado Cleber Lopes de Oliveira argumenta que o ex-deputado não compareceu às sessões por estar preso e impossibilitado de acessar remotamente as votações.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Brazão e o irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), como mandantes do assassinato. A acusação foi apresentada após o ex-policial militar Ronnie Lessa, executor confesso, firmar acordo de delação premiada e apontar os irmãos. Também responde pelo crime o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, delegado Rivaldo Barbosa.

A PGR indicou como motivação do assassinato disputas políticas e territoriais ligadas à regularização de áreas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, dominadas por milícias.

Recentes
Lançamentos de games de 15 a 19 de setembro: magia, ação e estratégia
Lançamentos de games de 15 a 19 de setembro: magia, ação e estratégia
Entretenimento · 8h
Falam em Deus, mas fazem o diabo na política
Falam em Deus, mas fazem o diabo na política
Brasil · 9h
Panificadora é interditada em Goiânia por falta de higiene e produtos impróprios
Panificadora é interditada em Goiânia por falta de higiene e produtos impróprios
Goiás · 10h
Ministério Público de Goiás aciona empresas após desastre ambiental em Senador Canedo
Ministério Público de Goiás aciona empresas após desastre ambiental em Senador Canedo
Goiás · 10h
Mais do PortalGO
Divulgação
Maternidade Dona Íris realiza Roda de Conversa para orientar cuidados com prematuros
Iniciativa também é de acolhimento e troca de experiências entre mães e a equipe hospitalar. 18 set 2025 · Saúde
Foto: Reprodução Instagram zefelipe
Leonardo teria influenciado Zé Felipe a abandonar os estudos, diz Poliana Rocha
O cantor abandonou a escola após repetências e diagnóstico de TDAH. 18 set 2025 · Entretenimento
Foto: SES
Exposição em Goiânia relembra 38 anos do acidente com Césio-137 e homenageia vítimas
HGG relembra papel central no atendimento aos radioacidentados 18 set 2025 · Cultura
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Câmara aprova urgência para projeto que pode anistiar envolvidos no 8 de janeiro
Proposta pode ir direto a plenário sem passar por comissões 18 set 2025 · Brasil
PGO
De distopia a viagem no tempo: estreias da semana
4 estreias do Cinema: o reality mortal “A Longa Marcha”, viagem no tempo “Grande Viagem”, drama “Toque Familiar”, terror “Apanhador de Almas” 18 set 2025 · Entretenimento
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Goiás na PEC da Blindagem: maioria vota a favor do voto secreto em processos
Bancada de Goiás votou majoritariamente a favor da PEC da Blindagem: 14 a favor, 2 contra e 1 ausente. PL teve apoio unânime ao projeto. 17 set 2025 · Política
Foto: Internet
Novo CNPJ com letras garante maior número combinações
Mais de 63 milhões de CNPJs emitidos, formato atual se esgota. Nova versão multiplica combinações. Empresas precisarão atualizar softwares. 17 set 2025 · Economia
© Lula Marques/Agência Brasil
PEC da Blindagem: Câmara volta atrás e mantém voto secreto
Câmara reaprova voto secreto na PEC da Blindagem. Oposição alega inconstitucionalidade e promete recorrer ao STF para barrar a medida. 17 set 2025 · Política
Valdemar Costa Neto (PL), escapou de três processos – Foto: Internet
A PEC da Blindagem já existiu, protegeu assassinos e corruptos
PEC da Blindagem retoma mecanismo que protegeu Valdemar Costa Neto, Nobel Moura e Hildebrando Pascoal de processos. 17 set 2025 · Política
Dep. Nikolas Ferreira, um dos apoiadores da proposta – Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
PEC da Blindagem também pode proteger deputados estaduais
PEC da Blindagem se estende a deputados estaduais com base em decisão do STF. Texto exige autorização da assembleia para processos. 17 set 2025 · Brasil