A seleção brasileira feminina embarcou nesta quinta-feira (10), no Aeroporto Internacional do Rio, com destino a Quito, onde estreia neste domingo (13) na Copa América. O primeiro duelo será contra a Venezuela, às 21h (horário de Brasília), pelo Grupo B.
Após seis dias de treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), a delegação chega ao Equador com duas sessões preparatórias agendadas no CT da LDU, nos dias 11 e 12, sempre às 18h. A equipe brasileira chega com o foco no título — o nono da história — e busca manter a hegemonia continental.
A Conmebol antecipou a abertura do torneio, que aconteceria no sábado. O pontapé inicial agora será nesta sexta-feira (11), às 21h, com a partida entre Equador e Uruguai, pelo Grupo A.
O torneio reúne dez seleções sul-americanas divididas em dois grupos. No Grupo B estão Brasil, Venezuela, Bolívia, Paraguai e Colômbia. O Grupo A conta com Equador, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as semifinais, nos dias 28 e 29 de julho. A final acontece em 2 de agosto.
Além do título, a Copa América oferece uma vaga direta nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, para quem chegar à final. As cinco seleções com melhor campanha ainda asseguram vaga no Pan de Lima, em 2027.
A competição não define mais vagas para a Copa do Mundo. Para disputar o Mundial de 2027, que será sediado no Brasil, as seleções precisarão disputar eliminatórias, com previsão de duas vagas diretas e duas por meio da repescagem intercontinental.