Depois de desabastecimento, Ministério da Saúde anuncia doses de vacina contra Covid

Compartilhe

O ministério estima que a remessa será suficiente para atender à demanda por um semestre, após o período de “desabastecimento” enfrentado pelos estados

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (29) a chegada de cerca de 8 milhões de doses da vacina contra a Covid, após um levantamento da Folha indicar que 18 estados estavam com estoques zerados ou reduzidos. As entregas estão previstas para ocorrer na primeira quinzena de dezembro.

Segundo a pasta, essa quantidade será suficiente para o próximo semestre e será direcionada principalmente para crianças e adolescentes. A remessa inclui lotes atualizados para combater a cepa JN.1 do vírus.

O recebimento de 3 milhões de doses atualizadas foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 22 de novembro. O plano de abastecimento contempla vacinas para bebês, crianças e adultos, sendo distribuídas aos estados conforme a demanda local e a capacidade de armazenamento.

Desde outubro, diversos estados têm manifestado preocupações sobre a baixa entrega de vacinas para o SUS (Sistema Único de Saúde). A reportagem da Folha revelou casos de imunizantes vencidos, redução nas entregas aos estados e municípios, além de especialistas que destacam a desorganização da pasta na gestão da distribuição.

No Rio Grande do Sul, o último lote de vacinas para o público abaixo de 12 anos foi entregue pela Saúde em junho. Já em Minas Gerais e Ceará, a última entrega ocorreu em julho de 2024.

A escassez de doses acontece no mesmo ano em que a vacina contra a Covid foi incorporada ao calendário nacional de vacinação infantil. Para garantir o cumprimento desse calendário, o Ministério da Saúde havia firmado um contrato com laboratórios para adquirir 70 milhões de vacinas.

No entanto, mais de 4 milhões de doses venceram ou precisaram ser trocadas ao longo do ano, o que representa cerca de um terço das 12,5 milhões de doses adquiridas do laboratório Moderna.

As secretarias de saúde sugerem que o Ministério adote uma agenda única de imunização, em vez de manter a vacinação ao longo do ano, como é feito com a campanha de vacinação anual contra a gripe.

Em resposta, o diretor do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Eder Gatti, explicou que a estratégia foi adotada porque a Covid deixou de ser uma doença sazonal, ou seja, com ocorrências mensais. “Quando a vacinação contra a Covid começou, em 2021, foi uma grande campanha para vacinar muita gente rapidamente. A Covid deixou de ser pandêmica e passou a fazer parte da nossa vida. Hoje, a vacina é de rotina”, completou.

Na última segunda-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou uma coletiva para afirmar que “a vacinação é prioridade máxima” e que o PNI distribui cerca de 300 milhões de vacinas anualmente para todos os municípios brasileiros. Ela enfatizou: “Não se pode falar de desabastecimento de vacina no Brasil”.

Na ocasião, o Ministério da Saúde informou que lançará um painel virtual, que disponibilizará informações sobre o volume de vacinas, medicamentos e outros insumos presentes nos estoques do governo federal, estados e municípios.

Recentes
Entre a história e o mito: o Crime da Rua do Arvoredo
Entre a história e o mito: o Crime da Rua do Arvoredo
História · 4h
Jornal Nacional erra sigla em mapa e troca Paraná por Pará
Jornal Nacional erra sigla em mapa e troca Paraná por Pará
Entretenimento · 5h
GCM prende homem com R$ 6 mil em mercadorias furtadas na região da 44
GCM prende homem com R$ 6 mil em mercadorias furtadas na região da 44
Segurança · 6h
Plano de arborização prevê plantio de 6 mil árvores em Goiânia até abril de 2026
Plano de arborização prevê plantio de 6 mil árvores em Goiânia até abril de 2026
Meio Ambiente · 7h
Mais do PortalGO
The Cure anuncia morte do guitarrista Perry Bamonte
Morre Perry Bamonte, músico vital e criativo do The Cure. Integrante por 15 anos, ele tocava guitarra, teclados e baixo de seis cordas. 26 dez 2025 · Variedades
Foto: Polícia Paraguaia
Ex-diretor da PRF preso no Paraguai após fugir do Brasil
Condenado pelo STF por integrar esquema golpista, Silvinei Vasques foi detido em aeroporto paraguaio portando passaporte falso 26 dez 2025 · Justiça
Foto: Boaventuravinicius / Wikimedia
Último fim de semana do ano reúne cinema e música
Entre sexta e domingo, o público encontra programação em salas de cinema, no Mercado Popular de Goiânia e em espaços de eventos. 26 dez 2025 · Cultura
Fotos: Reprodução redes sociais
Foto: Divulgação CBMGO
Três policiais militares e outras 2 pessoas morrem em acidente na GO-164
Colisão frontal ocorreu no início da noite de quinta-feira, na zona rural de Firminópolis 26 dez 2025 · Goiás
Tainara Souza Santos – Reprodução redes sociais
Mulher atropelada e arrastada por ex-ficante morre; velório ocorre nesta sexta
Caso passa a ser investigado como feminicídio consumado após confirmação do óbito. 26 dez 2025 · Segurança
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia bilateral; operação foi bem-sucedida
Ex-presidente permanece internado para observação 26 dez 2025 · Brasil
Exagerou na ceia? Veja a forma correta de se recuperar
Exagerou na ceia? O corpo processa os excessos sozinho. Especialistas revelam a rotina correta para normalizar o colesterol 25 dez 2025 · Comportamento
Maratona de Natal: 5 filmes para mergulhar no espírito natalino
Não sabe o que assistir no Natal? Temos a lista perfeita: 5 filmes que vão do humor às lágrimas. Confira onde assistir. 25 dez 2025 · Comportamento
Imagem gerada por IA
Nem só alegria: por que o Natal também é um período de estresse emocional
Pressão por consumo supera solidão e conflitos familiares como principal gatilho emocional 25 dez 2025 · Comportamento