Depois de desabastecimento, Ministério da Saúde anuncia doses de vacina contra Covid

Compartilhe

O ministério estima que a remessa será suficiente para atender à demanda por um semestre, após o período de “desabastecimento” enfrentado pelos estados

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (29) a chegada de cerca de 8 milhões de doses da vacina contra a Covid, após um levantamento da Folha indicar que 18 estados estavam com estoques zerados ou reduzidos. As entregas estão previstas para ocorrer na primeira quinzena de dezembro.

Segundo a pasta, essa quantidade será suficiente para o próximo semestre e será direcionada principalmente para crianças e adolescentes. A remessa inclui lotes atualizados para combater a cepa JN.1 do vírus.

O recebimento de 3 milhões de doses atualizadas foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 22 de novembro. O plano de abastecimento contempla vacinas para bebês, crianças e adultos, sendo distribuídas aos estados conforme a demanda local e a capacidade de armazenamento.

Desde outubro, diversos estados têm manifestado preocupações sobre a baixa entrega de vacinas para o SUS (Sistema Único de Saúde). A reportagem da Folha revelou casos de imunizantes vencidos, redução nas entregas aos estados e municípios, além de especialistas que destacam a desorganização da pasta na gestão da distribuição.

No Rio Grande do Sul, o último lote de vacinas para o público abaixo de 12 anos foi entregue pela Saúde em junho. Já em Minas Gerais e Ceará, a última entrega ocorreu em julho de 2024.

A escassez de doses acontece no mesmo ano em que a vacina contra a Covid foi incorporada ao calendário nacional de vacinação infantil. Para garantir o cumprimento desse calendário, o Ministério da Saúde havia firmado um contrato com laboratórios para adquirir 70 milhões de vacinas.

No entanto, mais de 4 milhões de doses venceram ou precisaram ser trocadas ao longo do ano, o que representa cerca de um terço das 12,5 milhões de doses adquiridas do laboratório Moderna.

As secretarias de saúde sugerem que o Ministério adote uma agenda única de imunização, em vez de manter a vacinação ao longo do ano, como é feito com a campanha de vacinação anual contra a gripe.

Em resposta, o diretor do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Eder Gatti, explicou que a estratégia foi adotada porque a Covid deixou de ser uma doença sazonal, ou seja, com ocorrências mensais. “Quando a vacinação contra a Covid começou, em 2021, foi uma grande campanha para vacinar muita gente rapidamente. A Covid deixou de ser pandêmica e passou a fazer parte da nossa vida. Hoje, a vacina é de rotina”, completou.

Na última segunda-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou uma coletiva para afirmar que “a vacinação é prioridade máxima” e que o PNI distribui cerca de 300 milhões de vacinas anualmente para todos os municípios brasileiros. Ela enfatizou: “Não se pode falar de desabastecimento de vacina no Brasil”.

Na ocasião, o Ministério da Saúde informou que lançará um painel virtual, que disponibilizará informações sobre o volume de vacinas, medicamentos e outros insumos presentes nos estoques do governo federal, estados e municípios.

Recentes
Estreias da semana: Vingança natalina, triângulo amoroso e dramas da vida adulta chegam aos cinemas
Estreias da semana: Vingança natalina, triângulo amoroso e dramas da vida adulta chegam aos cinemas
Entretenimento · 4h
Por 32 a 2, CCJ recomenda cassar Carla Zambelli
Por 32 a 2, CCJ recomenda cassar Carla Zambelli
Justiça · 6h
Ministro suspende decisão que limitava impeachment no STF
Ministro suspende decisão que limitava impeachment no STF
Justiça · 7h
STJ mantém multa a defesa em caso Valério Luiz
STJ mantém multa a defesa em caso Valério Luiz
Goiás · 7h
Mais do PortalGO
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 para 2026
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026. Reajuste segue regra de 2,5% de ganho real e impactará cerca de 60 milhões de pessoas. 10 dez 2025 · Economia
Foto: Divulgação
Piratas, zumbis e samurais: o que esperar do The Game Awards 2025
O adiamento de GTA VI para 2026 reconfigurou a disputa pelo GOTY, polarizada entre Death Stranding 2 e Ghost of Yōtei 10 dez 2025 · Colunas
Foto: Jhonney Macena/Secom Aparecida
Aparecida paga 13º salário e regulariza folha pendente de 2024
Gestão atual aponta ajuste nas contas e corte de gastos para regularizar pagamentos 10 dez 2025 · Cidades
João Miguel / Foto: Arquivo pessoal – Camila Alves
Adolescente esfaqueia menino de 10 anos em Planaltina de Goiás
Vítima passou por cirurgia e segue intubada em estado grave 10 dez 2025 · Segurança
Fotos: Rodrigo Cabral
Programa mobiliza 38 mil alunos e revela os melhores projetos estudantis do ano em Goiás
Iniciativas focaram em meio ambiente, cidadania e inovação 10 dez 2025 · Educação
Divulgação HBO Max
Quem foi Ângela Diniz? Série da HBO Max mostra como a Justiça lidou com o feminicídio
A produção revisita um dos casos que transformou o feminicídio em debate nacional. 10 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Redes Sociais
Sessão da Câmara teve expulsão de jornalistas e retirada de Glauber Braga
Entidades de imprensa cobram apuração de agressões e falhas de transparência 10 dez 2025 · Brasil
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Câmara aprova redução de penas para condenados do 8 de janeiro
Alcolumbre promete votação no Senado ainda em 2025 10 dez 2025 · Política
Beyoncé aciona Justiça contra “filme de Bolsonaro” por uso indevido de sua música
Equipe da cantora Beyoncé acionou a Justiça pelo uso não autorizado da música “Survivor”, produtores buscam a retirada do material. 10 dez 2025 · Justiça
Veja os premiados do Brasileirão masculino e feminino
CBF e ESPN premiaram os destaques da temporada. No masculino, Arrascaeta brilha; no feminino, Gabi Zanotti. Confira os times ideais 09 dez 2025 · Esportes