Depois de desabastecimento, Ministério da Saúde anuncia doses de vacina contra Covid

Compartilhe

O ministério estima que a remessa será suficiente para atender à demanda por um semestre, após o período de “desabastecimento” enfrentado pelos estados

O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira (29) a chegada de cerca de 8 milhões de doses da vacina contra a Covid, após um levantamento da Folha indicar que 18 estados estavam com estoques zerados ou reduzidos. As entregas estão previstas para ocorrer na primeira quinzena de dezembro.

Segundo a pasta, essa quantidade será suficiente para o próximo semestre e será direcionada principalmente para crianças e adolescentes. A remessa inclui lotes atualizados para combater a cepa JN.1 do vírus.

O recebimento de 3 milhões de doses atualizadas foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 22 de novembro. O plano de abastecimento contempla vacinas para bebês, crianças e adultos, sendo distribuídas aos estados conforme a demanda local e a capacidade de armazenamento.

Desde outubro, diversos estados têm manifestado preocupações sobre a baixa entrega de vacinas para o SUS (Sistema Único de Saúde). A reportagem da Folha revelou casos de imunizantes vencidos, redução nas entregas aos estados e municípios, além de especialistas que destacam a desorganização da pasta na gestão da distribuição.

No Rio Grande do Sul, o último lote de vacinas para o público abaixo de 12 anos foi entregue pela Saúde em junho. Já em Minas Gerais e Ceará, a última entrega ocorreu em julho de 2024.

A escassez de doses acontece no mesmo ano em que a vacina contra a Covid foi incorporada ao calendário nacional de vacinação infantil. Para garantir o cumprimento desse calendário, o Ministério da Saúde havia firmado um contrato com laboratórios para adquirir 70 milhões de vacinas.

No entanto, mais de 4 milhões de doses venceram ou precisaram ser trocadas ao longo do ano, o que representa cerca de um terço das 12,5 milhões de doses adquiridas do laboratório Moderna.

As secretarias de saúde sugerem que o Ministério adote uma agenda única de imunização, em vez de manter a vacinação ao longo do ano, como é feito com a campanha de vacinação anual contra a gripe.

Em resposta, o diretor do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Eder Gatti, explicou que a estratégia foi adotada porque a Covid deixou de ser uma doença sazonal, ou seja, com ocorrências mensais. “Quando a vacinação contra a Covid começou, em 2021, foi uma grande campanha para vacinar muita gente rapidamente. A Covid deixou de ser pandêmica e passou a fazer parte da nossa vida. Hoje, a vacina é de rotina”, completou.

Na última segunda-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, convocou uma coletiva para afirmar que “a vacinação é prioridade máxima” e que o PNI distribui cerca de 300 milhões de vacinas anualmente para todos os municípios brasileiros. Ela enfatizou: “Não se pode falar de desabastecimento de vacina no Brasil”.

Na ocasião, o Ministério da Saúde informou que lançará um painel virtual, que disponibilizará informações sobre o volume de vacinas, medicamentos e outros insumos presentes nos estoques do governo federal, estados e municípios.

Recentes
Título de pilotos é a atração do GP dos EUA
Título de pilotos é a atração do GP dos EUA
Esportes · 3h
Operação Alquima investiga metanol em bebidas
Operação Alquima investiga metanol em bebidas
Sem categoria · 5h
Nicole brilha, e Corinthians vai à final da Libertadores Feminina
Nicole brilha, e Corinthians vai à final da Libertadores Feminina
Esportes · 6h
Pokémon Legends: Z-A e Just Dance 2026 são destaques entre os lançamentos da semana
Pokémon Legends: Z-A e Just Dance 2026 são destaques entre os lançamentos da semana
Cultura · 10h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução Instagram
Gracyanne Barbosa tem Land Rover de R$ 800 mil levada em assalto no Rio
Influenciadora e a irmã foram rendidas por criminosos na Barra da Tijuca ao voltar de ensaio de samba; ninguém ficou ferido 16 out 2025 · Entretenimento
Marcelo Camargo/Agência Brasil
PGR pede reabertura de inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF
Conversas entre Bolsonaro e Moro voltam ao centro do caso 16 out 2025 · Brasil
Divulgação
Treinador de escolinha é preso em Aparecida suspeito de abusar de adolescentes
Ação envolveu a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar 16 out 2025 · Segurança
Foto: Divulgação
Festival MPB em Série III celebra a música goiana com seis shows gratuitos
Festival traz estreia de Altay Veloso e homenagens à MPB regional 16 out 2025 · Cultura
Reprodução Agência Câmara Goiânia
CEI da Limpa Gyn aponta falhas na medição do lixo e cobra medidas da Prefeitura
Comissão cobra instalação urgente de balanças nas cooperativas de reciclagem 16 out 2025 · Cidades
Lula Marques/Agência Brasil
Câmara suspende ação penal no STF contra Gustavo Gayer
Processo contra Gayer foi movido pelo senador Vanderlan Cardoso (GO) 16 out 2025 · Política
Polícia prende homem por pedir nudes a criança em Goianápolis
Homem é preso em flagrante após mãe denunciar crimes contra filha de 8 anos. Suspeito pediu nudes à criança por aplicativo. 16 out 2025 · Goiás
PGO
Em cartaz: drama, romance e terror nos cinemas
O Último Rodeio, com drama familiar; Bom Bandido, com Channing Tatum; e o terror O Telefone Preto 2. Confira as estreias. 15 out 2025 · Entretenimento
Divulgação
Calderano e Takahashi são campeões pan-americanos
Brasil leva ouro no tênis de mesa com Calderano e Bruna. A dupla venceu Porto Rico por 3 sets a 0 e conquistaram seu 3º título na temporada. 15 out 2025 · Esportes
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e U.S. Department of State
Lula confirma reunião com EUA sobre taxação
Lula marca reunião comercial com EUA. Objetivo é reverter tarifa de 40% sobre exportações como café e carnes. 15 out 2025 · Mundo