CCJ: relator nega recurso de Glauber contra cassação de mandato

Relator na CCJ nega recurso de Glauber Braga contra cassação. Processo segue para votação; deputado alega perseguição política.

Compartilhe

© Lula Marques/Agência Brasil

O relator do processo que recomenda a cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), o deputado Alex Manente (Cidadania-SP), negou o recurso apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O recurso de Glauber pedia a nulidade da decisão do Conselho de Ética.

O parecer de Manente, apresentado nesta quinta-feira (24), ainda será votado na CCJ na próxima sessão, depois de pedido de vista. Ele argumentou que parte do recurso de Glauber trata do mérito do processo no Conselho de Ética, o que não poderia ser acolhido pela CCJ.

“Alguns dos vícios suscitados pelo recorrente dizem respeito ao mérito do julgamento realizado pelo Conselho de Ética, matéria que escapa à competência desta comissão. Qualquer incursão no mérito do juízo disciplinar importaria usurpação de competência daquele colegiado e violação do devido processo legal,”, afirmou no relatório.

Em relação às alegações que considerou pertinentes de serem avaliadas na CCJ, o relator Alex Manente indeferiu todas, entre elas a de inépcia da denúncia e ausência de justa causa; suspeição do relator; ofensa às normas internas do Conselho de Ética; cerceamento da defesa e desproporcionalidade da pena sugerida pelo colegiado.

Glauber Braga sofre processo por quebra de decoro parlamentar. Ele agrediu um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) nas dependências da Câmara, após o militante ter ofendido a mãe do parlamentar. Se o parecer do relator for aprovado na CCJ, o caso ainda precisa ser analisado pelo plenário da Câmara.

Glauber diz que é vítima de perseguição política do ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), por denunciar o chamado orçamento secreto. Lira nega. O deputado do PSOL fez greve de fome de nove dias contra esse processo, encerrada após acordo com o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

Parecer do relator

O relator Alex Manente disse que a denúncia teve justa causa apresentada, ao contrário do que alega a defesa de Glauber.

“Os fatos narrados são acompanhados de registros audiovisuais que corroboram a versão apresentada pela parte autora da representação, conferindo-lhe robustez probatória mínima”, comentou.

Manente também negou o pedido da defesa de Glauber de suspeição do relator no Conselho de Ética, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), acusado de não ter isenção necessária e de ter interesse pessoal na cassação do parlamentar.

“Os processos em curso no Conselho de Ética têm natureza política, razão pela qual constata-se a inaplicabilidade do regime de suspeições e impedimentos. A substituição do relator com base em critérios não escritos mostrar-se-ia temerária e até mesmo arbitrária”, defendeu o relator na CCJ.

Alex Manente disse ainda que não acolhe suposto cerceamento de defesa porque essa reclamação já está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa de Glauber reclama que não foram ouvidas no Conselho de Ética todas as testemunhas de defesa arroladas no processo.

Em relação à reclamação da desproporcionalidade da pena sugerida ao deputado, o relator da CCJ disse que essa análise entraria no mérito do processo, sendo essa uma atribuição exclusiva do Conselho de Ética.

“A dosimetria da sanção é matéria típica de mérito, cuja reavaliação nesta fase recursal não encontra respaldo normativo”, concluiu Alex Manente.

Precedente

Parlamentares do PSOL e do PT saíram em defesa de Glauber na CCJ nesta quinta-feira. A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) alegou que a cassação do colega de partido, se confirmada, será um perigoso precedente de perseguição política no Brasil.

“É um precedente às liberdades democráticas no Brasil inteiro, para vereadores, assembleias legislativas e, sobretudo, para as liberdades democráticas dos movimentos sociais e populares. Aliás, alerto os deputados que não é só no nosso campo. Pau que bate em Chico, bate em Francisco. O que vemos aqui é uma perseguição clara a um mandato que tem perfil combativo e centrado na defesa dos direitos dos trabalhadores e na denúncia do orçamento secreto”, destacou.

Recentes
Indies: o antídoto para o veneno da mesmice na indústria dos games
Indies: o antídoto para o veneno da mesmice na indústria dos games
Colunas · 5h
Pesquisa avaliará a capacidade dos municípios de se preparar para enfrentar eventos extremos
Pesquisa avaliará a capacidade dos municípios de se preparar para enfrentar eventos extremos
Ciência · 7h
X: uma trilogia de horror ótima do começo ao fim
X: uma trilogia de horror ótima do começo ao fim
Sem categoria · 8h
Agenda Cultural: música, tradição gaúcha, adoção de pets e reflexão sobre o Césio-137
Agenda Cultural: música, tradição gaúcha, adoção de pets e reflexão sobre o Césio-137
Cultura · 9h
Mais do PortalGO
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados
407 médicos formados no exterior chegam ao SUS pelo Mais Médicos. Meta do programa é 28 mil profissionais até o fim de 2025. 24 abr 2025 · Saúde
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Deputados pedem apuração de fraude bilionária no INSS
Operação da PF revela esquema de fraudes no INSS com descontos ilegais em benefícios; prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões. 24 abr 2025 · Política
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Executivo entrega ao Congresso PEC que reformula a segurança pública
Governo envia ao Congresso PEC que reformula a segurança pública, com integração entre União e estados e mudanças na PRF e PF. 24 abr 2025 · Política
Foto: Wenderson Araújo/CNA
Goiás deve colher safra recorde de cana-de-açúcar em 2025
Goiás deve bater recorde na produção de cana-de-açúcar em 2024/25, consolidando-se como 3º maior produtor do país. 24 abr 2025 · Goiás
© Bru-no/Pixabay
Polícia faz operação contra esquema interestadual de furtos de cabos
Polícia Civil do RJ desarticula esquema de furto de cabos de energia e telecomunicações; bloqueio de R$ 200 milhões e 5 presos. 24 abr 2025 · Justiça
© Polícia Federal
Operação investiga tráfico internacional de uma tonelada de remédios
Operação Dose Clandestina mira esquema de tráfico de remédios com atuação nacional e internacional. 24 abr 2025 · Brasil
Foto: Marcos Corrêa
STF marca julgamento de Zambelli e hacker por invadir sistema do CNJ
Deputada Zambelli e hacker Delgatti serão julgados por invasão ao CNJ; julgamento começa em 9 de maio. 24 abr 2025 · Justiça
Foto: HEBER GOMES/CBF
Paysandu supera Goiás nos pênaltis e conquista a Copa Verde
Paysandu conquista Copa Verde 2025 após empate no tempo normal e vitória por 5 a 4 nas penalidades contra o Goiás. 24 abr 2025 · Esportes
Para Buzetti, legislação padronizada é vitória para a causa animal – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Plenário aprova regras para transporte aéreo de animais; texto retorna à Câmara
Senado aprova lei que obriga aéreas a oferecerem transporte seguro para cães e gatos em voos domésticos, com equipes treinadas e regras claras. 24 abr 2025 · Política
Foto: Reprodução
Mulher é vítima de feminicídio dentro de supermercado em Goiânia
A trabalhadora atuava no departamento de prevenção de perdas e havia se separado há 3 meses. 24 abr 2025 · Goiás