Justiça determina que SP tenha mecanismo contra tortura em prisões

Justiça Federal condena governo de SP por não criar comitê antitortura e dá prazo de 6 meses para plano. União terá que fiscalizar implementação.

Compartilhe

Luiz Silveira/Agência CNJ

A Justiça Federal condenou o governo de São Paulo por não ter constituído o Comitê e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT/SP) e determinou um prazo de seis meses para que apresente um plano detalhado da sua implementação.

Na decisão, a 8ª Vara Cível Federal de São Paulo ordena que o governo paulista informe, no plano solicitado, a estrutura pensada e os recursos orçamentários que cobrirão as despesas da ativação do órgão. O prazo começa a correr com o trânsito em julgado.

A 8ª Vara também pede que o governo indique o quantitativo de cargos de que precisará para manter o comitê funcionando, o que inclui o efetivo que ficará responsável pelas visitas periódicas a todos os locais de privação de liberdade no estado. As visitas deverão ocorrer pelo menos uma vez por ano.

O plano deve passar antes pelos órgãos do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e instituições da sociedade civil.

A decisão também fixa o prazo de dez dias para que o governo estadual apresente um cronograma com as etapas de cumprimento do que ficou definido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

A União também foi condenada e instada a cooperar e acompanhar o governo paulista na implantação do comitê. Da esfera federal, o que o tribunal cobrou foram reuniões mensais e a documentação, em relatório, do andamento dos trabalhos.

Em nota, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo afirmou que o Órgão Especial do TRF3 entendeu que não há obrigatoriedade de manter esse tipo de comitê e que “sua implantação não pode ser determinada através de decisão judicial“.

“Em razão da suspensão de liminar anteriormente deferida, a sentença também não produz efeitos até o trânsito em julgado do processo”, acrescentou.

Procurada pela Agência Brasil, a Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, também em nota, que foi intimada e vai “analisar a estratégia processual que irá adotar”.

População carcerária

De acordo com balanço divulgado no início de fevereiro deste ano, a população carcerária no Brasil é de mais de 850 mil pessoas, número que corresponde à terceira maior do mundo. Desde o ano 2000, esse número quase quadruplicou e o déficit de vagas passa de 200 mil, atualmente.

A advogada Rosa Cantal lembra que o projeto de lei 464/2018, que cria o mecanismo de prevenção à tortura, foi apresentado pelo deputado estadual Carlos Bezerra Jr. (PSDB), mas foi arquivado durante a gestão do governador João Doria.

“O mecanismo ia ajudar muito, estando in loco em penitenciárias, manicômios judiciais e até nas comunidades terapêuticas, para ver nesses locais se existe tortura. Isso sabendo que o atual conceito de tortura não abrange só a violência física”, diz Rosa Cantal.

Ela lembra que o conceito de tortura é expandido dentro das penitenciárias. “A tortura, além da violência psicológica, se dá numa penitenciária, por exemplo, com comida estragada, privação de banho de sol, saúde ruim, com a questão da insalubridade”.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que compartilhou o levantamento, salientou, ainda, que cerca de um terço das unidades prisionais foi avaliado com condições ruins ou péssimas, entre 2023 e 2024. A pasta destacou que, desde 2015, a soma de denúncias de tortura e maus-tratos é de mais de 120 mil.

Recentes
É possível apagar memórias?
É possível apagar memórias?
Ciência · 7h
Bruno Henrique é indiciado pela PF por suposta manipulação de jogo no Brasileirão de 2023
Bruno Henrique é indiciado pela PF por suposta manipulação de jogo no Brasileirão de 2023
Esportes · 7h
Goiás x Vila Nova: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações do jogo da Série B
Goiás x Vila Nova: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações do jogo da Série B
Esportes · 10h
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
Saúde · 10h
Mais do PortalGO
Unidade do Vapt Vupt, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica, em Goiânia (Foto: Secom)
Saiba o que abre e fecha nos feriados da Semana Santa e Tiradentes
Feriado em Goiás tem ponto facultativo em 17/4. Vapt Vupt, Detran e Procon fecham; serviços essenciais funcionam. 16 abr 2025 · Cidades
Foto: Wirestock – FreePik
Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer
Rouquidão por mais de 15 dias pode indicar câncer de laringe. Tabagistas têm risco 40x maior. Diagnóstico precoce garante 90% de cura. 16 abr 2025 · Saúde
Divulgação – Estoril Praia SAD/ Twitter
Ayrton Senna é homenageado em novo uniforme de time português
O Estoril Praia homenageia Ayrton Senna com uniforme verde e amarelo. Celebração marca os 40 anos da primeira vitória do piloto na F1. 16 abr 2025 · Esportes
Iniciativa é coordenada pelo Instituto Mauro Borges (IMB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo (Foto: Secom)
Programa de Liberdade Econômica é lançado em Goiás
Iniciativa busca atrair investimentos e acelerar desenvolvimento econômico. 16 abr 2025 · Economia
Foto: Reprodução Agência Câmara Goiânia
Câmara de Goiânia aprova projeto que garante isonomia salarial entre mulheres e homens
Texto prevê transparência remuneratória em empresas com 20 ou mais funcionários e combate desigualdade de gênero no mercado de trabalho. 16 abr 2025 · Política
Foto: Sixteen Miles Out/Unsplash
Três leituras curtas para se reconectar em tempos acelerados
Descubra três livros curtos que propõem reflexões profundas e mostram como a leitura pode ser uma forma de autocuidado. 16 abr 2025 · Cultura
(Foto: Paulo de Tarso / Prefeitura de Anápolis)
Big Band 193 se apresenta na Quarta Cultural em Anápolis
Evento gratuito acontece nesta quarta-feira (16), no Teatro Municipal, com Feira Cultural e Praça Gastronômica ao lado. 16 abr 2025 · Cultura
Chico Alencar: dosimetria justa da pena e não a cassação – Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Deputados de diferentes partidos criticam pena de cassação contra Glauber Braga
Parlamentar do Psol, que está em greve de fome na Câmara, recebeu a solidariedade de diversos setores da sociedade. 16 abr 2025 · Política
O projeto, da senadora Teresa Leitão, define temas como liberdade de expressão e respeito à diversidade Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Educação midiática e digital pode se tornar obrigatória no ensino básico
Currículo escolar pode ganhar reforço contra fake news e discursos de ódio: projeto no Senado quer incluir educação midiática e digital em todas as etapas do… 16 abr 2025 · Educação
Foto: Secom
Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Goiás durante o feriado prolongado
Com ponto facultativo a partir de quinta-feira (17), serviços essenciais seguem funcionando. Expediente normal retorna apenas na terça (22). 16 abr 2025 · Goiás