Quem foi Thereza Di Marzo, a primeira mulher brasileira a conquistar uma licença de voo

Thereza fundou uma escola de aviação em São Paulo e participou de eventos históricos do setor

Compartilhe

Domínio público

Thereza Di Marzo Roesler (1903–1986) foi uma pioneira da aviação brasileira, reconhecida como a primeira mulher do país a obter uma licença de piloto. Sua trajetória é marcada por coragem, determinação e uma luta constante contra as barreiras de gênero e sociais do século XX.

Início da jornada

Nascida em São Paulo, filha de imigrantes italianos, Thereza se encantou pela aviação aos 17 anos, ao avistar um avião sobrevoando a cidade. Apesar da oposição de seu pai, que desejava vê-la casada e com filhos, ela decidiu seguir seu sonho.

Para financiar suas aulas de voo, Teresa rifou sua vitrola e, com o dinheiro arrecadado, matriculou-se no Aeródromo Brasil, onde iniciou seu treinamento em 1921 sob a orientação dos irmãos João e Enrico Robba, veteranos da Primeira Guerra Mundial.

Posteriormente, passou a ser instruída por Fritz Roesler, piloto alemão também veterano da guerra.

Conquista do brevê

Em 17 de março de 1922, um dia histórico para a aviação feminina no Brasil, tanto Teresa quanto sua contemporânea Anésia Pinheiro Machado realizaram seus primeiros voos solo. A corrida pela licença foi acirrada.

Jornal A Vida Moderna (SP) – Ano 1922\Edição 00429

No mês seguinte, Teresa submeteu-se ao exame, voando em um Caudron G.3. Sua performance impressionou os examinadores, e em 8 de abril de 1922, recebeu o brevê nº 76 do Aeroclube do Brasil, tornando-se oficialmente a primeira mulher brasileira a obter uma licença de piloto internacional, apenas um dia antes de Anésia.

Atividades e contribuições

Após a obtenção do brevê, Teresa realizou sua primeira viagem solo até Santos, sobrevoando a estátua de Bartolomeu de Gusmão. Participou da recepção aos aviadores portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.

Em 1923, fundou o Hangar Teresa Di Marzo e a Escola de Aviação Ypiranga, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com o objetivo de promover a aviação e treinar novos pilotos. Para financiar a construção do hangar, Teresa arrecadou fundos em praça pública em Santos.

Desafios pessoais e fim da carreira

Domínio Público

Em 25 de setembro de 1926, Teresa casou-se com seu instrutor de voo, Fritz Roesler. Após o casamento, ela foi proibida por ele de continuar pilotando, uma vez que o Código Civil de 1916 exigia que mulheres casadas obtivessem autorização do marido para realizar certas atividades profissionais.

Consequentemente, Teresa abandonou a carreira de piloto, embora tenha acumulado mais de 300 horas de voo registradas oficialmente.

Reconhecimento e o legado

Apesar de sua carreira curta, o legado de Teresa Di Marzo é significativo. Ela recebeu diversas condecorações, incluindo a Medalha de Ouro Santos Dumont em 1980, concedida pelo estado de Minas Gerais, e a Ordem do Mérito Aeronáutico em 1976, pelo Ministério da Aeronáutica.

Seu nome é lembrado como símbolo de coragem e determinação, inspirando gerações de mulheres na aviação e em outras áreas que são historicamente dominadas por homens.

Teresa Di Marzo Roesler faleceu em 9 de fevereiro de 1986, aos 82 anos, em São Paulo, deixando um legado na história da aviação brasileira.

Recentes
Filha de Túlio Maravilha abre mão de vaga em universidade pública
Filha de Túlio Maravilha abre mão de vaga em universidade pública
Entretenimento · 12h
PT confirma candidatura própria ao Governo de Goiás e descarta aliança com Marconi
PT confirma candidatura própria ao Governo de Goiás e descarta aliança com Marconi
Política · 13h
Ex-goleiro Bruno perde liberdade condicional
Ex-goleiro Bruno perde liberdade condicional
Justiça · 14h
Agenda Esportiva: Tudo Sobre o Fim de Semana
Agenda Esportiva: Tudo Sobre o Fim de Semana
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Maria Rita, 84, compra triciclo e vira sensação nas redes sociais
“Eu quero ser livre”: essa é a frase da aposentada Maria Rita, 84, que virou sensação na internet após comprar um triciclo elétrico. 06 fev 2026 · Goiás
Detran-GO questiona uso de giroflex em carros da Alego
Uso de giroflex em carros da Assembleia de Goiás é alvo de crítica do Detran. CTB diz que instalação parece tentativa de contornar regra. 06 fev 2026 · Goiás
Foto: Renato Conde
Goiás em alerta: risco de chuva Forte, granizo e ventos nesta sexta
Alerta meteorológico: 78 cidades de Goiás, incluindo Goiânia, têm risco de tempestade com granizo nesta sexta. Cimehgo prevê ventos fortes 06 fev 2026 · Goiás
Foto: Divulgação Secom Aparecida
Aparecida realiza 2º Dia D de vacinação contra febre amarela neste sábado
Mobilização acontece em 28 pontos estratégicos de Aparecida para conter avanço do vírus 06 fev 2026 · Saúde
Foto: Goiás Turismo
Agenda Cultural: O que fazer em Goiânia e Aparecida neste fim de semana (6 a 8 de fevereiro)
Shopping centers em Goiânia e Aparecida apostam em pré-Carnaval para crianças e animais 06 fev 2026 · Cultura
Reprodução redes sociais
Justiça do Rio decreta prisão preventiva de advogada argentina por racismo em Ipanema
A denúncia aponta que a influenciadora agiu de forma consciente e repetida ao humilhar os funcionários 06 fev 2026 · Justiça
Foto: Divulgação/Editora Matrix
Suzane von Richthofen é alvo de Boletim de Ocorrência por suposto furto de bens
O caso está sendo investigado como ‘exercício arbitrário das próprias razões’, referente à retirada de bens sem ordem judicial. 06 fev 2026 · Entretenimento
Fotos: Alexandre Parrode
Caiado encerra agenda nos EUA com negociações sobre IA, data centers e terras raras
A infraestrutura do Ceia-UFG, equipada com tecnologia Nvidia, é o principal ativo para atrair data centers internacionais 06 fev 2026 · Goiás
Debate sobre Bolsa Família e combate à pobreza reúne lideranças políticas em Goiânia
Encontro em Goiânia buscou integrar políticas federais e municipais para fortalecer o Bolsa Família 06 fev 2026 · Política
Foto: Instagram
Caso de influenciadora alerta para linfoma ligado a silicone
Influenciadora Evelin Camargo foi diagnosticada com linfoma associado a implante mamário (BIA-ALCL). Caso alerta para sinais como o inchaço. 06 fev 2026 · Saúde