O Estoril Praia, time da primeira divisão portuguesa, vai celebrar neste sábado (19) o 40º aniversário da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1. Para marcar a data, o clube do sul de Portugal vai trocar seu tradicional uniforme amarelo e azul pelo verde e amarelo da bandeira brasileira.
A ideia do novo uniforme é lembrar dois símbolos icônicos daquele fim de semana histórico: o lendário capacete de Senna e o belíssimo carro daquela temporada, o Lotus 97T. A barra da camiseta ainda carrega um mapa simplificado do autódromo a 40 anos atras e a data da corrida (21/04/1985). O primeiro jogo do Estoril com este quarto uniforme especial será contra o Braga, pela Primeira Liga de Portugal.
“O Estoril Praia presta homenagem à pessoa e ao atleta que marcou uma geração com três campeonatos mundiais pela McLaren, cuja ligação ao município de Cascais e a Portugal é inequívoca”, afirmou o clube em comunicado oficial.
Vale lembrar que o clube faz essa homenagem porque foi no circuito do Estoril que aconteceu o GP de Portugal em 1985, quando Senna conquistou sua primeira vitória na F1. Naquela corrida memorável, o brasileiro teve que superar não só seus adversários, mas também uma chuva torrencial que dificultou a prova. Infelizmente, o tricampeão mundial morreu em um acidente durante o GP de San Marino, em Ímola, no dia 1º de maio de 1994.