Ministério da Saúde e China reforçam parceria para primeiro Hospital Inteligente do Brasil

Brasil e China reforçam parceria para transformar o SUS com hospital digital, vacinas e produção nacional de insulina.

Compartilhe

Foto: Rafael Nascimento/MS

A parceria estratégica entre Brasil e China, intensificada pelo presidente Lula, em 2023, foi reforçada nesta semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Com o objetivo de avançar nas iniciativas de cooperação nas áreas de saúde e tecnologia, Padilha recebeu o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da China, Zhu Qingqiao, e outros representantes chineses.

Em reunião com a Embaixada da China, Padilha, reafirmou acordo entre os dois países que envolvem a construção de um parque hospitalar digital e desenvolvimento e produção de vacinas. O encontro teve como foco o fortalecimento da colaboração entre os dois países na implementação de soluções digitais no Sistema Único de Saúde (SUS) , com foco na transformação digital e na inovação do setor.

Um dos principais pontos discutidos foi a construção do primeiro hospital digital de referência no Brasil, que será erguido em São Paulo e contará com mais de 800 leitos.

O projeto tem como objetivo integrar as mais avançadas tecnologias, a exemplo da inteligência artificial, para otimizar a gestão hospitalar e melhorar a qualidade do atendimento. O financiamento do hospital está sendo negociado com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos BRICS.

“O fortalecimento da parceria Brasil-China é fundamental para o SUS, promovendo não apenas a inovação no setor de saúde, mas também a construção de um futuro mais justo e sustentável para as próximas gerações”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

Durante a reunião, Padilha também reafirmou a importância da Declaração Conjunta entre o Brasil e a China, que reafirma o compromisso de ambas as nações com um futuro mais sustentável e inclusivo, por meio de parcerias estratégicas em áreas como saúde, infraestrutura e desenvolvimento tecnológico.

A colaboração abrange a indústria biomédica, a produção de insumos para saúde e o desenvolvimento conjunto de vacinas. O ministro destacou, ainda, a urgência da transição para uma saúde digital no Brasil, ressaltando que as novas tecnologias devem ir além da modernização dos hospitais, impactando também questões macroeconômicas e sociais, como o combate à pobreza e à fome.

Foto: Rafael Nascimento/MS

Parcerias Estratégicas

A China tem sido uma parceira estratégica do Brasil em diversas áreas. Em 2023, o Brasil iniciou um ciclo de investimentos no setor de saúde com a visita do presidente Lula à China. Em 2024, durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, novas parcerias foram firmadas, incluindo o desenvolvimento conjunto de vacinas e a ampliação do parque hospitalar brasileiro.

“As relações China/Brasil estão avançando. Os presidentes anunciaram que as relações formariam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável, consolidando uma base forte para as relações nos próximos 50 anos. Eles assinaram documentos que geram sinergia e mostram estratégias para o Brasil. E agora as duas partes estão em consenso, estratégias de desenvolvimento financeiro e sustentável”, afirmou Zhu Qingqiao.

Um dos acordos inclui a produção nacional de insulina. Em 2025, 20 milhões de frascos de insulina Glargina serão produzidos em parceria entre empresas chinesas e brasileiras, como Biomanguinhos (Fiocruz), Biomm e Gan&Lee. As doses serão destinadas a pacientes com diabetes tipo 2, uma inovação no SUS, já que esse tipo de diabetes apresenta um número maior de pacientes em comparação ao tipo 1.

Outro avanço significativo na parceria é o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue pelo Instituto Butantã. Para ampliar a escala de produção, o Butantã buscou a colaboração da empresa chinesa Uchi Biologics.

Recentes
GCM de Aparecida recaptura foragido e recupera 40 kg de cobre furtado de praça pública
GCM de Aparecida recaptura foragido e recupera 40 kg de cobre furtado de praça pública
Cidades · 1h
Defesa Civil de Goiânia enviará alertas sonoros por celular em áreas de risco
Defesa Civil de Goiânia enviará alertas sonoros por celular em áreas de risco
Cidades · 2h
Conmebol confirma Horário da final entre Flamengo e Palmeiras
Conmebol confirma Horário da final entre Flamengo e Palmeiras
Esportes · 16h
Brasil goleia Honduras por 7 a 0 na estreia do Sub-17
Brasil goleia Honduras por 7 a 0 na estreia do Sub-17
Brasil · 17h
Mais do PortalGO
Foto: @rafaelribeirorio/CBF
Veja a lista de Ancelotti para amistosos contra Senegal e Tunísia
Brasil terá Vitor Roque e Fabinho entre os convocados para os últimos amistosos de 2025. Confira a lista completa de Ancelotti. 04 nov 2025 · Esportes
Foto: Frimufilms/FreePik
IBGE revela os sobrenomes mais comuns do Brasil
IBGE divulgou pela primeira vez os sobrenomes mais comuns do Brasil. Silva lidera, com 34 milhões. Santos e Oliveira completam o top 3. 04 nov 2025 · Brasil
Divulgação
Feirão Serasa Limpa Nome 2025 começa com até 99% off
Feirão Serasa Limpa Nome 2025 começou e vai até 30/11. São descontos de até 99% em dívidas. Negocie online, no app ou nos Correios. 04 nov 2025 · Economia
Wikimedia Commons
A guerra que nunca aconteceu: a lenda de Karansebes e o exército que se destruiu
Como um pânico noturno virou a lenda da “batalha bêbada” 04 nov 2025 · História
Foto: Jhonney Macena/Secom Aparecida
Governo de Goiás lança licitação para novo eixo viário que ligará Aparecida à GO-020
Obra prevê duplicação da Avenida Copacabana e novo acesso ao DIANOT 04 nov 2025 · Goiás
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Superlua do Castor poderá ser vista no Brasil por três noites seguidas nesta semana
Lua ficará até 30% mais brilhante e 14% maior que o normal 04 nov 2025 · Variedades
Foto: Carlos Costa – ALEGO
Deputado propõe regras para responsabilizar influenciadores digitais em Goiás
Projeto quer coibir desinformação nas redes sociais 04 nov 2025 · Goiás
Foto: Divulgação PCGO
Polícia Civil de Goiás cumpre 61 mandados em operação contra facção que movimentou R$ 630 milhões
Ação tem apoio de polícias civis de seis estados 04 nov 2025 · Segurança
Divulgação
Lêda Selma e Basileu França lançam livro-arte com ilustrações feitas por alunos
Obra une literatura e artes visuais em edição artesanal e numerada 04 nov 2025 · Cultura
Reprodução
CEI da Limpa Gyn: fiscalização de contrato de R$ 500 milhões é feita por uma única servidora
Vereadora Aava Santiago (PSDB) aponta problema político na gestão da fiscalização 04 nov 2025 · Política