Assunção derrota Rio-Niterói e fica com Pan 2031

Assunção, no Paraguai, foi escolhida sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031, vencendo a candidatura do Rio de Janeiro e Niterói por 28 a 24.

Compartilhe

Foto: Panam Sports

Assunção, capital do Paraguai, será a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. A cidade venceu a candidatura conjunta do Rio de Janeiro e de Niterói em votação realizada nesta sexta-feira (10), durante a Assembleia Geral da Panam Sports, em Santiago, no Chile.

A capital paraguaia recebeu 28 votos, contra 24 da proposta brasileira. Será a primeira vez que o Paraguai sedia o Pan, que teve sua primeira edição em 1951, em Buenos Aires. O Brasil tentava organizar o evento pela terceira vez, já havia sediado em São Paulo (1963) e no Rio de Janeiro (2007).

“Espero que sejam grandes Jogos para os atletas que vão estar lá em Assunção”, disse a ginasta Rebeca Andrade, após o anúncio.

Dos 41 comitês olímpicos das Américas, 53 votos estavam previstos. Já que países que já receberam o Pan têm direito a voto dobrado. São eles: Estados Unidos, Canadá, México, Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Brasil e Argentina. Por problemas de voo, Dominica não chegou a tempo, e o pleito teve 52 votos válidos.

Assunção havia disputado a sede dos Jogos de 2027, mas perdeu para Lima, no Peru, pelo mesmo placar (28 a 24). Agora, conquista o direito de sediar a 21ª edição do evento continental.

A campanha brasileira contou com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que gravou um vídeo enviado à Panam Sports.

“Essas duas cidades têm todas as condições para fazer os Jogos Pan-Americanos mais extraordinários que os esportistas já viram”, disse o presidente, ao assinar a carta de apoio.

A delegação brasileira em Santiago teve presenças de destaque, como Rebeca Andrade e o ex-nadador Thiago Pereira, maior medalhista da história do Pan, com 23 conquistas. Rebeca encerrou a apresentação de Rio-Niterói gritandoVamos juntos”. Já Pereira destacou que o Pan entraem um novo nível de visibilidade e benefício para o esporte do continente”.

O projeto brasileiro apostava na reutilização dos legados do Pan 2007 e das Olimpíadas de 2016. O Rio de Janeiro sediaria 39 modalidades: ginástica, judô e basquete no Parque Olímpico; águas abertas em Copacabana; marcha atlética no Aterro do Flamengo; remo na Lagoa Rodrigo de Freitas; e pentatlo moderno na Urca. Deodoro receberia hipismo, ciclismo BMX, tiro esportivo, canoagem slalom e beisebol. O Estádio Nilton Santos seria palco do atletismo.

Niterói ficaria com 20 modalidades, incluindo vôlei de praia nas areias de Icaraí, surfe em Itacoatiara e vela em São Francisco.

O projeto Rio-Niterói previa ainda obras estruturais, como a Linha 3 do metrô entre as duas cidades, a conversão do BRT em VLT na zona oeste do Rio e a implantação de VLTs em Niterói. Incluía também o saneamento completo da Baía de Guanabara e a construção da Vila Pan-Americana no Porto Maravilha.

Assunção, por sua vez, lançou sua candidatura antes e teve mais tempo de campanha. A cidade já havia sediado o Pan Júnior em agosto, com atletas até 22 anos, e apresentou planos para construir um estádio de atletismo e uma arena para 10 mil pessoas no parque olímpico local.

Recentes
Goiânia têm shows, dança, moda afro e festa infantil neste fim de semana
Goiânia têm shows, dança, moda afro e festa infantil neste fim de semana
Cultura · 6h
Os nomes cotados para a vaga de Luiz Roberto Barroso no STF
Os nomes cotados para a vaga de Luiz Roberto Barroso no STF
Política · 9h
Primeiras “chaminés de fada” registradas no Brasil são de Goiás; entenda o fenômeno
Primeiras “chaminés de fada” registradas no Brasil são de Goiás; entenda o fenômeno
Goiás · 10h
Senador Canedo fiscaliza cumprimento de horário em distribuidoras
Senador Canedo fiscaliza cumprimento de horário em distribuidoras
Cidades · 11h
Mais do PortalGO
Reprodução Agência Câmara Goiânia
Câmara de Goiânia decide manter estado de calamidade financeira
27 vereadores votaram pela continuidade do decreto 10 out 2025 · Política
Foto: Alex Malheiros
Goiânia reorganiza programa Cidade Segura para acelerar retirada de fios soltos
Força-tarefa começa no dia 20 de outubro em setores com risco maior 10 out 2025 · Cidades
Foto: Antonio Augusto/STF
Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF
Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF. Ele presidiu a Corte nos últimos dois anos e comandou julgamentos de grande impacto. 09 out 2025 · Justiça
Foto: Divulgação/CRMV-GO
CRMV-GO abre concurso com salários de até R$ 12 mil
CRMV-GO abre concurso com 6 vagas imediatas e 174 para reserva. Salários chegam a R$ 12 mil. Inscrições até 12/nov no site do Quadrix. 09 out 2025 · Trabalho
Foto: CBF
Copa do Brasil Feminina terá jogos únicos nas semifinais
Copa do Brasil Feminina tem datas das semifinais: Ferroviária x Bahia e o clássico São Paulo x Palmeiras, ambos em 4 de novembro. 09 out 2025 · Esportes
Foto: Luiza Novaes/MRE
EUA e Brasil negociam fim de tarifas em Washington
Chanceleres do Brasil e EUA marcam reunião em Washington para discutir tarifas sobre produtos brasileiros. Encontro foi acertado após ligação. 09 out 2025 · Economia
Divulgação – Secom
Aparecida de Goiânia realiza festa gratuita do Dia das Crianças neste domingo
Evento gratuito será realizado neste domingo (12) na Cidade Administrativa Maguito Vilela 09 out 2025 · Cidades
Freepik
Lançamentos da semana: Battlefield 6 e Little Nightmares III são destaques
Tem até game do Snoopy para as crianças de mais de 30 anos 09 out 2025 · Cultura
Foto: Divulgação
Bruno Peixoto crítica Câmara: falta “amparo legal” em fim da calamidade para Goiânia
Presidente da Assembleia afirma que medida não tem efeito legal 09 out 2025 · Goiás
Reprodução Redes Sociais
Procon Goiás autua empresa de cosméticos de Virgínia
Consumidores relataram produtos não entregues e dificuldade de reembolso 09 out 2025 · Entretenimento