O Ponto Nemo: onde o céu é proibido para aviões

O “polo de inacessibilidade” do Pacífico é uma zona morta para rotas comerciais e o “cemitério de luxo” da engenharia aeroespacial

Compartilhe

Kallerna/Wikimedia Commons

Nemo… muitos conhecem o nome através de um peixinho de um filme da Pixar, mas existe outro Nemo um pouco menos conhecido. Falo do Capitão Nemo, do livro de Júlio Verne. Esse inspirou o nome de um lugar no oceano tão remoto que, se você estivesse boiando lá, os seres humanos mais próximos de você não estariam em nenhum continente, nem em navios, mas a 400 quilômetros acima da sua cabeça, na Estação Espacial Internacional (ISS).

Esse é o Ponto Nemo. Localizado no Pacífico Sul, é o ponto geográfico mais distante de qualquer terra firme. Enquanto alguns ficam fascinados por todo esse isolamento, para a aviação comercial, ele representa um desafio logístico insuperável — e para a engenharia aeroespacial, um alvo um tanto conveniente.

O pesadelo ETOPS

Se você pegar um mapa de rotas aéreas globais, vai notar um “vazio” enorme sobre o Pacífico Sul. E isso não é coincidência. A aviação moderna opera sob regras rígidas de segurança, e o Ponto Nemo é o teste final para essas limitações.

A regra de ouro chama-se ETOPS (Extended-range Twin-engine Operational Performance Standards). Em termos simples, ela dita quanto tempo um avião bimotor (como um Boeing 777 ou um Airbus A350) pode voar longe de um aeroporto de alternativa caso um dos motores falhe.

Mesmo os aviões mais modernos, certificadas para voar 5 ou 6 horas com apenas um motor (ETOPS 300 ou superior), evitam a rota direta sobre o Ponto Nemo.

Se considerarmos uma situação de emergência médica ou despressurização nesta região (coordenadas 48°52.6′S 123°23.6′W), não há para onde ir. A terra mais próxima, a Ilha Ducie, está a 2.688 km de distância e não possui sequer pista de pouso.

Imagem gerada por inteligência artificial

Para se ter noção, voos que conectam a Oceania à América do Sul (como a rota Santiago-Sydney da Qantas ou LATAM) fazem uma curva parabólica ao sul, roçando a Antártida, justamente para se manterem dentro da margem de segurança de aeroportos alternativos e evitarem esse “centro morto” do oceano.

Para um piloto comercial, o Ponto Nemo é uma zona de exclusão, afinal é longe demais para o resgate e isolado demais para a sobrevivência.

O cemitério das “estrelas

Se a aviação comercial foge do Ponto Nemo, a aviação espacial o tem como um queridinho. Ironicamente, o mesmo isolamento que afasta os Boeings e Airbus atrai a NASA e a Roscosmos (a Agência Espacial Russa).

Conhecido como o “Cemitério de Espaçonaves”, esta região é o alvo preferencial para a reentrada controlada de lixo espacial. Como a chance de atingir uma pessoa ou propriedade ali é estatisticamente nula, é para lá que as agências espaciais enviam seus gigantes desativados. Os animais da região que lutem, infelizmente.

No fundo escuro dessas águas, estão os restos da estação espacial soviética Mir., dezenas de veículos de carga Progress (russos) e ATV (europeus). E não muito distante está a data em que será o túmulo da própria Estação Espacial Internacional (ISS), cuja aposentadoria está prevista para o final da década, em 2030.

A conexão humana

O Ponto Nemo acaba sendo um paradoxo da era moderna: é o lugar na Terra onde a tecnologia de ponta (satélites) vai para morrer, e onde a tecnologia de transporte (aviões) teme entrar.

Quando um avião comercial cruza alto o Pacífico Sul, ele traça uma linha de segurança tangencial a este ponto. Os passageiros olham pela janela e veem apenas água, sem saber que, a milhares de quilômetros dali, no silêncio desse polo de inacessibilidade, está a história da conquista espacial, longe dos olhos de qualquer rota aérea.

Recentes
De olho no MotoGP 2026, Goiás abre mais 200 vagas em curso gratuito de inglês
De olho no MotoGP 2026, Goiás abre mais 200 vagas em curso gratuito de inglês
Educação · 1d
STF reabre discussão sobre marco temporal de terras indígenas na segunda
STF reabre discussão sobre marco temporal de terras indígenas na segunda
Justiça · 1d
Após saída do RRF, Caiado afirma que finanças de Goiás dependem de gestão responsável
Após saída do RRF, Caiado afirma que finanças de Goiás dependem de gestão responsável
Economia · 1d
Guia do Fim de Semana: Copa do Brasil, futebol europeu e Intercontinental
Guia do Fim de Semana: Copa do Brasil, futebol europeu e Intercontinental
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Congresso dos EUA divulga fotos de Trump em acervo Epstein
Novas fotos do acervo de Jeffrey Epstein foram divulgadas, mostrando Donald Trump e Steve Bannon. Investigação analisa mais de 95 mil imagens 12 dez 2025 · Mundo
Foto: Luiz Silveira/STF
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
Governo dos Estados Unidos retirou o ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa da lista da Lei Magnitsky. 12 dez 2025 · Mundo
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Sonho da formatura virou pesadelo em Goiânia, com cancelamento de última hora. A resposta: organizar a própria festa em tempo recorde 12 dez 2025 · Goiás
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Operação do Procon Goiás flagrou aumentos irregulares no etanol em 9 dos 10 postos fiscalizados. Em um caso, o preço subiu quase R$ 0,50 12 dez 2025 · Goiás
Foto: Secom
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Show gratuito de Israel & Rodolffo no domingo movimenta o Arena Multiplace 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução
Exposição reúne imagens inéditas dos últimos dias de Iris Rezende como prefeito
Mostra destaca trabalho documental do fotógrafo Jackson Rodrigues 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Redes Sociais; PCGO Divulgação
Caso Dayara: empresário recebe 17 anos de prisão por feminicídio e ocultação de cadáver
Réu não poderá recorrer em liberdade 12 dez 2025 · Segurança
Divulgação Arcanaut Studios/ Lucasfilm Games
Star Wars, Resident Evil e Tomb Raider lideram principais anúncios do TGA 2025
TGA 2025 revelou novos trailers, demos e datas de mais de 40 jogos 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Secom/UFG/divulgação
Mutirão no HC-UFG prevê mais de 2 mil atendimentos neste sábado
Avaliação gratuita de câncer de pele ocorre das 9h às 15h 12 dez 2025 · Saúde
Mário Agra/Câmara dos Deputados
Polícia Federal indicia Gustavo Gayer por suspeita de desvio de verba
PF aponta quatro crimes e envia relatório ao STF 12 dez 2025 · Política