Lua do Veado ilumina o céu nesta quinta

A Lua do Veado será visível em todo o Brasil nesta quinta; entenda o fenômeno e saiba como aproveitar a melhor vista.

Compartilhe

Foto: Ganapathy Kumar/ Unsplash

Nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, observadores do céu em todo o Brasil terão a oportunidade de presenciar a “Lua do Veado”. O nome, que pode soar curioso, é utilizado para designar a primeira lua cheia do mês de julho e tem origens profundas, ligadas aos ciclos da natureza no Hemisfério Norte.

O termo Lua do Veado (ou Buck Moon, em inglês) foi criado por povos nativos americanos, como os Algonquins. Eles associavam a lua cheia deste período do ano ao momento em que os chifres dos veados machos, que caem durante o inverno, começam a crescer novamente, cobertos por uma fina camada aveludada. Esse evento natural simboliza renovação e crescimento.

Apesar de o nome estar diretamente ligado à fauna do Hemisfério Norte, a designação foi popularizada globalmente e adotada por entusiastas da astronomia no Brasil. Cientificamente, a “Lua do Veado” é uma lua cheia como as outras, definida pelo momento em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, fazendo com que a face lunar visível do nosso planeta seja completamente iluminada.

Espetáculo

A lua cheia deste mês, no entanto, apresenta algumas características astronômicas singulares. Segundo informações do portal Space.com, a Lua do Veado de 2025 será a lua cheia mais distante do Sol neste ano. Além disso, ela aparecerá notavelmente baixa no céu, um efeito intensificado pelo fenômeno conhecido como Grande Paralisação Lunar (Major Lunar Standstill), um ciclo de 18,6 anos que afeta a altura da trajetória da Lua no céu.

Essa posição mais baixa no horizonte pode fazer com que a Lua pareça maior e com uma tonalidade mais alaranjada ou avermelhada ao nascer, devido à dispersão da luz pela atmosfera terrestre – um efeito conhecido como ilusão lunar.

Como e quando observar

O satélite natural vai atingir a sua fase cheia durante a tarde, mas o melhor momento para a observação será logo após o pôr do sol, quando a Lua surgir no horizonte leste. Ela permanecerá visível durante toda a noite, cruzando o céu até se pôr ao amanhecer de sexta-feira.

Para uma melhor experiência de observação, astrônomos e especialistas recomendam buscar locais com pouca poluição luminosa, afastando-se das luzes da cidade, e direcionar o olhar para o horizonte leste ao anoitecer, onde a Lua surgirá.

O fenômeno é perfeitamente visível a olho nu, não sendo necessários equipamentos, embora binóculos ou telescópios simples possam enriquecer a experiência ao revelar detalhes da superfície lunar. É claro que a visibilidade pode não ser exatamente garantida por conta de nuvens que possam surgir.

Embora o nome Lua do Veado não tenha uma conexão direta com a fauna brasileira, o evento serve como um convite para apreciar a beleza do céu noturno e se conectar com as tradições ancestrais que buscavam na Lua e nas estrelas um calendário para os ciclos da vida na Terra.

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Justiça · 2h
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Brasil · 2h
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Esportes · 3h
“Apoio a Bolsonaro” Jornais estrangeiros destacam tarifaço de Trump
“Apoio a Bolsonaro” Jornais estrangeiros destacam tarifaço de Trump
Economia · 5h