O BAFTA revelou nesta terça-feira (27) os indicados à edição de 2026 do prêmio, considerado o principal reconhecimento do cinema britânico. A cerimônia acontece no dia 22 de fevereiro.
Produções brasileiras marcaram presença em quatro categorias. O filme “O Agente Secreto” garantiu duas indicações, nas categorias de melhor filme em língua não inglesa e melhor roteiro original. O documentário “Apocalipse nos Trópicos” entrou na disputa por melhor documentário. Já Adolpho Veloso concorre ao prêmio de melhor fotografia pelo trabalho em “Sonhos de Trem”.
O ator Wagner Moura não aparece entre os indicados a melhor ator. A exclusão já era esperada, pois o brasileiro não figurou na pré-lista divulgada no início de janeiro.
Entre os destaques da premiação, “Marty Supreme”, “Hamnet”, “Uma Batalha Após a Outra”, “Valor Sentimental” e “Pecadores” concentram indicações nas principais categorias.
A categoria de melhor filme reúne Hamnet, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra, Valor Sentimental e Pecadores.
Na atuação, nomes como Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Michael B. Jordan, Emma Stone e Jessie Buckley aparecem entre os indicados. Na direção, concorrem cineastas como Yorgos Lanthimos, Chloé Zhao, Paul Thomas Anderson e Ryan Coogler.
O BAFTA 2026 também destacou produções de grande porte nas categorias técnicas, como efeitos visuais e figurino, além de valorizar filmes britânicos e novos talentos na categoria Estrela em Ascensão.
Confira os indicados nas categorias onde aparecem brasileiros no BAFTA 2026:
Melhor roteiro original
- I Swear
- Marty Supreme
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Pecadores
Melhor filme em língua não inglesa
- Foi Apenas um Acidente
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Sirât
- The Voice of Hind Rajab
Fotografia
- Frankenstein
- Marty Supreme
- Uma Batalha Após a Outra
- Pecadores
- Sonhos de Trem
Melhor documentário
- 2000 Meters to Andriivka
- Apocalipse nos Trópicos
- Cover-Up
- Mr. Nobody Against Putin
- The Perfect Neighbor







