A origem de “Heroes”, canção que marcou o adeus de Stranger Things

O clássico de 1977 marcou o final do último episódio da série da Netflix

Compartilhe

Masayoshi Sukita/ Reprodução

Janeiro foi o mês de processar a despedida para o universo de Hawkins. E se tem algo que deixou a ressaca do “final agridoce” um pouco menos ruim foi a música escolhida para os créditos finais. A canção “Heroes”, de David Bowie e Brian Eno, se tornou um verdadeiro “hino” de Stranger Things, encerrando a trajetória da série na Netflix em sua quinta temporada.

O uso da faixa não apenas encerrou um ciclo narrativo, mas também gerou um impacto imediato no mercado fonográfico. Após o lançamento do episódio final na véspera de Ano Novo, em 31 de dezembro de 2025, a faixa registrou um aumento de quase 500% nas reproduções digitais em plataformas de streaming logo nos primeiros dias de janeiro de 2026.

O beijo no Muro de Berlim

A composição de 1977 nasceu durante o período em que Bowie vivia na Alemanha Ocidental, fugindo do consumo excessivo de drogas em Los Angeles. Gravada no Hansa Studio 2 — localizado a poucos metros do Muro de Berlim —, a letra foi inspirada por uma cena real observada por Bowie através da janela do estúdio.

Originalmente, o cantor afirmou que a letra sobre dois amantes que se encontram sob a sombra de uma torre de vigia era baseada em um casal anônimo. Anos depois, revelou-se que os personagens eram, na verdade, seu produtor Tony Visconti e a cantora Antonia Maass. Visconti era casado na época, o que levou Bowie a omitir as identidades por décadas para protegê-lo.

A dualidade técnica e emocional

Musicalmente, a faixa é um marco do art rock. Sua estrutura nos versos baseia-se em uma progressão hipnótica de dois acordes ($D$ e $G$), mas ganha profundidade emocional ao transitar para uma seção de ponte mais complexa ($C, Am, Em$), tudo envolto em camadas densas de experimentação.

O som contínuo e “chorado” da Guitarra de Robert Fripp foi obtido através de feedback controlado, posicionando o músico em diferentes distâncias do amplificador para sustentar as notas. Além disso, foi utilizado um EMS Synthi AKS (o famoso sintetizador de maleta) para criar as texturas atmosféricas que definem o tom futurista e melancólico.

Outra peculiaridade é a performance vocal de Bowie, que gravou os vocais com três microfones posicionados em distâncias progressivas (20 centímetros, 6 metros e 15 metros). Conforme a música cresce, sua voz atinge um ponto de entrega emocional que simula o desespero e a resistência contra o muro.

O ciclo em Hawkins

Em Stranger Things, a música, caso alguns fãs não lembrem, percorreu um longo caminho antes de alcançar os créditos finais da série:

  • Temporada 1: A versão orquestral e lenta de Peter Gabriel (lançada em 2010 no álbum Scratch My Back) tocou quando o corpo (falso) de Will Byers foi retirado da pedreira.
  • Temporada 3: A mesma versão de Gabriel encerrou o ano, acompanhando a leitura da carta de Hopper para Eleven, simbolizando uma despedida dolorosa.
  • Temporada 5 (Final): A série optou por retornar à versão original de David Bowie de 1977.

De acordo com Ross Duffer, um dos criadores da série, a sugestão de utilizar a faixa original de Bowie partiu do ator Joe Keery, o responsável por dar vida a Steve Harrington.

A escolha foi considerada “correta e adequada” para o encerramento, funcionando como uma ponte entre o horror sobrenatural e a humanidade dos personagens que foram, de fato, “heróis por apenas um dia”.

Recentes
Estamos juntos, pai
Estamos juntos, pai
Colunas · 1h
Justiça torna réu sargento da PM por morte de mecânico durante blitz em Goiânia
Justiça torna réu sargento da PM por morte de mecânico durante blitz em Goiânia
Goiás · 17h
Guia do Futebol Americano: entenda o esporte da NFL
Guia do Futebol Americano: entenda o esporte da NFL
Esportes · 22h
Agenda do semana esportivo: clássicos e finais da NFL
Agenda do semana esportivo: clássicos e finais da NFL
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Instagram
Goleiro de time goiano viraliza com vídeo de bastidores
Tiago Paiva, goleiro do Anapolina, viraliza ao mostrar bastidores da rotina no futebol profissional. Vídeo soma 60 mil views. 23 jan 2026 · Esportes
Hoje é o último dia de inscrição para o Sisu
Inscrições para o Sisu 2026 terminam hoje (23) às 23h59. Única chance para concorrer a 274,8 mil vagas em universidades públicas. 23 jan 2026 · Trabalho
Processo seletivo em Alto Paraíso: salário até R$ 4,8 mil
Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás abre 48 vagas temporárias para professores e monitores. Salários chegam a R$ 4.867,77. 23 jan 2026 · Goiás
Foto: Wildes Barbosa
Cimehgo prevê temporal em 193 municípios de GO
Alerta meteorológico para Goiás: temporal atinge 193 cidades. Ventania, chuva intensa e risco de cabeça d’água. 23 jan 2026 · Goiás
Foto: Lucas Caetano
Goiânia tem rock, Folia de Reis e mais neste fim de semana
Aos fiéis, o Encontro de Folia de Reis movimenta a Praça da Matriz de Campinas com tradição e fé. 23 jan 2026 · Cultura
Foto: PortalGO
Podcast Quem Vai Ganhar traz cenários, mostra erros e aponta os desafios de Daniel, Marconi, Wilder e PT em Goiás
Podcast analisa pesquisas e comportamento do eleitor em Goiás 23 jan 2026 · Quem vai ganhar?
Foto: Divulgação /SMS
Pacientes que recebem insumos em Goiânia têm novo prazo para recadastramento
Recadastramento deve ser feito presencialmente no Atende Fácil do Paço Municipal 23 jan 2026 · Saúde
Natasha Eduarda Alves de Sá – Fotos: Reprodução redes sociais
Suspeito de matar jovem em supermercado de Iporá afirmou que faria outras vítimas
A defesa alega problemas psicológicos, mas a Justiça optou por manter a prisão preventiva do jovem 23 jan 2026 · Goiás
Fotos: Arquivo Pessoal/José Wilker
Quatro pessoas morrem após colisão envolvendo carro e caminhões em Guapó
Três pessoas morreram no local da colisão e uma quarta vítima faleceu após ser socorrida ao hospital 23 jan 2026 · Goiás
Foto: Secom – GO
Goiás registra quinta menor taxa de assassinatos do Brasil em 2025
Comparado ao ano de 2018, o estado apresenta uma queda de 62% no número de homicídios 23 jan 2026 · Segurança