O que significa mesmo TCO?

Crônica bem-humorada de Elson Oliveira mostra como um conflito entre vizinhas por causa de um “pum” foi parar na justiça. Entenda o que é TCO e divirta-se com esse caso inusitado.

Compartilhe

Cidade de Goiás. Foto: Agência Cora Coralina de Notícias.

Certo dia, um dia de trabalho como tantos outros, em uma comarca do interior de Goiás… Marido e mulher iniciam conversa cautelosa. Apreensivos e curiosos com o que podia estar acontecendo com seus vizinhos.

– Juquinha, quê que significa TCO? – indagou a esposa, diante de um caso ocorrido ali na vizinhança.

– Sei lá, mulher, como é que eu posso saber se nunca deparei com um trem desses na minha frente!

– Não, Juquinha, deixa de ser bobo. Isso não é bicho que morde não. É trem chique, lá da justiça.- Então me diga: quê que é TCO? – devolveu a pergunta à sua mulher.

– Uai, se eu soubesse não tava perguntando. A vizinha aí do lado é que foi intimada pelo oficial de justiça, pra uma audiência de TCO. Fiquei curiosa pra saber o quê que é isso, mas não tive coragem de perguntar.

– Aconteceu alguma coisa com a vizinha?

– Decerto aconteceu, tão pra lá até agora. Ouvi falar que ela e a vizinha do lado de lá trançaram nos tapas por causa das bobagens que os filhos delas estavam aprontando.

– Sexo, será?

– Não, não sei direito, mas parece que sexo não é não. A Tuquinha vem chegando de lá, tinha ido bisbilhotar, ela deve saber explicar direito pra nós. Vamos perguntar pra ela.

Foi tocar no assunto e a fofoqueira da Tuquinha já veio com as informações prontinhas, na ponta da língua e com a cara muito lambida. Disse ela:

– Ah, trem mais besta!… A vizinha de cá deu parte da vizinha de lá, dizendo que ontem, ali quase escurecendo, o filho da vizinha de lá, um bodão de 16 anos de idade, soltou um “pum” bem grande na cara do seu filho, um bostinha já de uns 7 anos, mas que também não é flor que se cheire, começando aí um bate-boca entre os dois moleques. E aí as duas mães entraram no meio e a coisa engrossou: foi uma discussão dos diabos e logo travaram nos empurrões e pescoções, unhadas, mordidas, xingatórios… Grudaram nos cabelos uma da outra, rasgaram as roupas e rolaram no chão até ficarem nuas.

– Nuas, assim, peladas de verdade, do jeito que viero ao mundo? – quis saber Juquinha.

– Ah isso eu não sei, ninguém falou nada disso lá não. A discussão era sobre os “pum”.

– Ah, Juquinha, deixa de ser assanhado! – interpelou a esposa. – O caso ainda não acabou. Fica calado pra Tuquinha acabar de contar!

– Só pararam de brigar porque a polícia chegou e apartou, senão estavam rolando na poeira até hoje.

– Conta mais, conta!…

– Só sei que o caso foi parar na justiça. As duas briguentas foram levadas até a presença do juiz para responder a um tal de TCO.

– Que mais? Conta tudo que ocê sabe!…

– Lá no pé do juiz, o principal argumento das briguentas era, de um lado, que o marmanjo de 16 anos estava acostumado a soltar “pum” na cara dos meninos da Vila e ninguém tomava nenhuma providência. E que justiça tinha que ser feita, pois não é direito um mal-educado desses sair por aí fazendo essas coisas feias, isto é, “peidando” em todo mundo e ficando por isso mesmo. A outra mulher rebatia, dizendo pro juiz que o menino de 7 anos de idade não era nenhum santo, que foi ele quem peidou primeiro para insultar o seu filho.

– Que coisa mais feia, hem Tuquinha!…

– Feio foi o que o Juiz falou pra elas.

– Quê que ele falou, conta logo!…

– Ele ficou abismado diante daquela baixaria, “mais apropriada para um picadeiro de circo do que para um plenário forense”, nos dizeres da autoridade. No começo ele até que esboçava sinal de que tava achando graça, mas depois foi enfezando, enfezando… E aplicou um corretivo nas mães dos “peidadores”, esclarecendo que a justiça tem mais o que fazer e não pode perder tempo e ficar por conta dessas besteiras não. Falou também que elas deveriam procurar um meio de trabalhar e educar melhor seus filhos, pois se aparecessem ali novamente com histórias daquele tipo iriam parar no xadrez.

– Bem feito!… Bem feito!… Mas, Tuquinha, você que acompanhou toda a questão, me mata uma curiosidade: o que é mesmo TCO?

– Saber, saber messsssmo, eu não sei, mas posso afirmar que coisa boa não é não, pois que o juiz falou trem demais pra elas! E ninguém deu um pio, pois todo o mundo percebeu o tanto que ele tava brabo!…

Nota: Estava em início de carreira, quando fui nomeado pelo juiz para acompanhar o caso. Foi muito divertido. Coisa assim, arquivada no farto acervo das memórias forenses.

Recentes
Polícia Civil de Goiás indicia Lucas Lucco e pai por estelionato após venda de Porsche
Polícia Civil de Goiás indicia Lucas Lucco e pai por estelionato após venda de Porsche
Entretenimento · 38min
Câmara aprova “PL da Devastação” e altera regras do licenciamento ambiental
Câmara aprova “PL da Devastação” e altera regras do licenciamento ambiental
Brasil · 2h
Núcleo 4 no banco dos réus: investigados por ataques às urnas serão interrogados por Moraes
Núcleo 4 no banco dos réus: investigados por ataques às urnas serão interrogados por Moraes
Justiça · 3h
Brasil refuta ‘comércio injusto’ e alerta: tarifa de Trump prejudica ambas as economias
Brasil refuta ‘comércio injusto’ e alerta: tarifa de Trump prejudica ambas as economias
Economia · 15h
Mais do PortalGO
Divulgação: Internet
Brasileiros usam imagem de Vampeta para responder ofensas de governo Trump
Brasileiros usam foto de Vampeta nu em novo ‘vampetaço’ contra Trump. Memes lembram caso Epstein e respondem a ameaças dos EUA. 16 jul 2025 · Tecnologia
Divulgação: Internet
Fatores políticos e ambientais reduzem expectativa de saúde, segundo estudo
Envelhecimento vai além da genética: ambiente político frágil e má qualidade do ar reduzem expectativa de saúde, segundo estudo internacional. 16 jul 2025 · Variedades
Fotos: Lívia Villas Boas/CBF
Brasil busca 2ª vitória na Copa América Feminina às 18h
Arthur Elias comanda Brasil contra Bolívia às 18h. Com 8 títulos, seleção mira vaga nas Olimpíadas-2028. Jogo define liderança do grupo. 16 jul 2025 · Esportes
Divulgação: Internet
O que acontece com as sentenças da juíza demitida no RS
Produtividade ‘impossível’: juíza emitia 4 sentenças/dia com textos repetidos. Decisões não serão anuladas, apenas revisadas por recurso. 16 jul 2025 · Justiça
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Lula lamenta morte de estudantes da UFPA: “Perda irreparável de vidas”
Presidente lamentou a morte de estudantes da UFPA em acidente na BR-153 e prestou solidariedade às famílias. 16 jul 2025 · Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Janones é suspenso por 3 meses na Câmara por conduta homofóbica, segundo relator
As ofensas, consideradas homofóbicas, foram proferidas contra o deputado Nikolas Ferreira. 16 jul 2025 · Política
Foto: Reprodução
Sócio da RedeTV! é detonado após tweet: “você foi racista”
Marcelo de Carvalho é acusado de racismo após fala sobre imigrantes africanos e recebe críticas de Giovanna Ewbank e Paulo Vieira. 16 jul 2025 · Brasil
Imagem: PRF
Acidente com comboio de estudantes deixa cinco mortos na BR-153 em Porangatu
Cinco pessoas morreram em grave acidente com comboio de estudantes da UFPA na BR-153, em Porangatu (GO). 16 jul 2025 · Segurança
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
EUA enxergam o Pix como “ameaça à competitividade”
Estados Unidos investigam práticas comerciais do Brasil e citam Pix e 25 de Março; tarifa de 50% sobre produtos brasileiros começa em agosto. 16 jul 2025 · Mundo
Foto: Pedro França/Agência Senado
3,8 milhões podem ser ressarcidos: acordo do INSS para descontos de entidades associativas
Aderiu ao acordo do INSS? Pagamentos começam em 24/07. Quem não aderiu tem até 21/07 pelo app ou Correios. Descontos indevidos de 2020-2025. 16 jul 2025 · Economia