Novo trajeto do Anel Viário terá 44 km e promete desafogar BR-153

Projeto do Anel Viário de Goiânia prevê 44 km de pista dupla para desviar tráfego da BR-153 e melhorar mobilidade urbana.

Compartilhe

Foto: André Costa

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, apresentou na terça-feira (24), o projeto do novo Anel Viário da capital, que promete mudar bastante a mobilidade urbana da Região Metropolitana. Com 44 quilômetros de extensão e pista dupla, a via será construída para desviar o tráfego pesado da BR-153, especialmente de caminhões, e deve beneficiar municípios como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Goianápolis e Hidrolândia.

A obra está aprovada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e deve ser licitada pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), o que permite maior agilidade na execução. A previsão é que os trabalhos tenham início no primeiro trimestre de 2026, com entrega estimada em até três anos.

Composição

A estrutura será composta por 45 obras de arte especiais, entre 10 pontes e 35 viadutos, somando 3.320 metros de extensão. Também estão previstos 11 pontos de interconexão e 26 km de ligação com outras rodovias. O Volume Médio Diário (VMD) estimado para 2035 é de 21.844 veículos. O projeto terá pavimento rígido nas vias expressas, o que reduz a necessidade de manutenção.

Segundo o prefeito Mabel, a demanda pela obra é antiga e remonta aos anos 1990. “Hoje, milhares de caminhões cruzam bairros residenciais como se fossem avenidas urbanas. O Anel Viário vai mudar essa realidade”, afirmou. O investimento atualizado, com base no Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO), é de R$ 948,4 milhões.

Execução

A execução contará com apoio do governo estadual e de representantes da bancada federal goiana. O vice-governador Daniel Vilela classificou o projeto como estratégico para o Brasil, enquanto o deputado José Nelto garantiu os recursos iniciais por meio do Orçamento da União.

A prefeitura e os municípios envolvidos devem colaborar com atualizações de licenciamentos ambientais e com as desapropriações, que, segundo Mabel, serão viabilizadas sem custos para o poder público por meio do setor da construção civil.

*Com Secom Prefeitura de Goiânia

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
3 jogos clássicos para zerar uma segunda vez nessas férias
3 jogos clássicos para zerar uma segunda vez nessas férias
Sem categoria · agora
Governo zera IPI para carros sustentáveis e lança incentivo à indústria automotiva
Governo zera IPI para carros sustentáveis e lança incentivo à indústria automotiva
Brasil · 38min
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, na Serra do RS
Segurança · 1h
Alckmin sobre taxas dos EUA “Segundo dados deles, houve bilhões em superávit”
Alckmin sobre taxas dos EUA “Segundo dados deles, houve bilhões em superávit”
Economia · 2h
Mais do PortalGO
Foto: Pedro França/Agência Senado
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Ressarcimento do INSS: como solicitar descontos ilegais. Prazo até 14/11/2025. Alerta contra golpes: órgão não solicita dados. 10 jul 2025 · Justiça
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
A tarifa de Trump não tem lógica econômica. Análise revela motivações geopolíticas e papel da oposição brasileira no conflito comercial. 10 jul 2025 · Brasil
Foto: UEFA
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Alexia Putellas e Lauren James brilham na 2ª rodada. Noruega, Espanha e Alemanha garantem vaga. Veja cenários de brigas por quartas de final. 10 jul 2025 · Esportes